Termóstato ou Sensor da Temperatura

VMPM

Well-known member
Olá,

Já tinha anteriormente colocado um tópico sobre isto, mas como descobri uma coisa nova decidi abrir um novo.

Bem, tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV. Acontece que acho que o carro demora demasiado tempo a aquecer, e por vezes está a 60 graus como passa para os 50 graus de um momento para o outro.

Fiz um teste e apartir daqui gostaria que me ajudassem, meti o carro a trabalhar ao Relantim para ver quanto tempo demorava a atingir os 90 graus (fiz isto com o carro frio, e não liguei nem AC, nem máximos para aquecer mais depressa), e o tempo que o carro demorou a chegar aos 90 graus foi de 28 Min.
Acho isto demasiado tempo, a seguir arranquei e a temperatura baixou uns 15 graus.

Acham que à algum problema, ou provavelmente tenho mesmo ou o Termóstato ou o Sensor de Temperatura avariados?

Tens a certeza em relação ao sensor se fores analisar pela centralina. Mas tudo indica que será mesmo o termóstato.

Eu para testar o sensor leio a resistência com o multímetro e vejo logo se está bom ou não. Tens é de ter os valores de referência para saberes interpretar o que lês no multímetro. Quanto mais temperatura mede o sensor menor é a resistência. Já me aconteceu ler um e os valores não pararem de mudar, tinha picos enormes de diferença, estava todo marado.

Chegaste a trocar o termostato na altura em que tiveste problemas com o FAP?
Não, porque o vendedor do carro na altura em que ainda estava em garantia, disse que ia arranjar um Termóstato novo, mas nunca mais arranjou e depois falou-me que podia ser o Sensor da Temperatura.

Como indicado, deverá ser o termostato...

Tanto mais, que nesse motor, já é uma peça que volta e meia faz das suas. [s)]

Não, porque o vendedor do carro na altura em que ainda estava em garantia, disse que ia arranjar um Termóstato novo, mas nunca mais arranjou e depois falou-me que podia ser o Sensor da Temperatura.
Acho que depois da questão do FAP não fazia sentido algum não teres resolvido a situação. Fosse o sensor da temperatura ou o termostato (acho que nem são muito caros e trocava-se logo os 2), já devia ter sido resolvido, nem que fosse às tuas custas. Andas com aumento de consumo, variações de temperatura no motor, maior desgaste do mesmo, podes entrar em despesas com o FAP, etc...desculpa a crítica, mas não entendo como ainda andas com isso assim.

"Estás com sorte", nesse motor o termostato trás o sensor lá metido, seja de um ou do outro vêm ambos novos e fica resolvido...[:D]

Sensor:
termostato.png

Última edição:
Acho que depois da questão do FAP não fazia sentido algum não teres resolvido a situação. Fosse o sensor da temperatura ou o termostato (acho que nem são muito caros e trocava-se logo os 2), já devia ter sido resolvido, nem que fosse às tuas custas. Andas com aumento de consumo, variações de temperatura no motor, maior desgaste do mesmo, podes entrar em despesas com o FAP, etc...desculpa a crítica, mas não entendo como ainda andas com isso assim.
Tens toda a razão, mas o vendedor anda me sempre a dizer que arranja e nunca mais arranja, agora não arranja mesmo e vou ter de ser eu a pagá-lo e a pagar também a MO.

Aproveito o tópico

VW Bora TDI 115, que faz 130 km's em AE a 140/150 e practicamente não chega aos 80 graus (apenas naquela Serra da A1 a segui a Santarém chegou perto dos 90).
Termóstato?

Aproveito o tópico

VW Bora TDI 115, que faz 130 km's em AE a 140/150 e practicamente não chega aos 80 graus (apenas naquela Serra da A1 a segui a Santarém chegou perto dos 90).
Termóstato?
Termóstato nas couves. 15€ tens um de qualidade. Atestar com G12 depois.

Voltar
Superior