Termostato egr?

Para quem não sabe, existem automóveis em que os gases antes de entrar na válvula EGR (3) são refrigerados por um micro radiador (1) radiador este que é refrigerado pelo circuito de refrigeração do motor e que é controlado por um termostato (2) acoplado nesse micro radiador.

attachment.php

Os BMW a gasóleo desde do ano 1998, tem este sistema que quando o termostato da EGR avaria a temperatura do motor não estabiliza.

BMWEGRThermostat.jpg

a64860680fff40f385d3645c84725164.jpg

Os BMW a gasóleo mais recentes já não tem termostato no micro radiador, mas sim um actuador electrónico.

attachment.php

???
Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, estamos sempre a aprender...

Qualquer das formas acho que esse termostato EGR estando avariado não vai fazer alterações na temperatura do motor, apenas vai interferir na temperatura dos gazes de escape que entram na admissão.

Se existem alterações de temperatura do motor deve ser do termostato (normal) do circuito de refrigeração.

Última edição:
mas não existe alguma forma de ver qual dos dois pode ser o problema?
Aumentar os consumos?
Por acaso meti gasóleo do melhor e baixou logo as médias (no cb)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

A maneira de ver é abrir o circuito e ver se o termostato está bloqueado no modo aberto.

Ainda bem que registas uma diminuição de consumos com gasóleo mais caro. És dos poucos felizardos no mundo a quem isso acontece.

A maneira de ver é abrir o circuito e ver se o termostato está bloqueado no modo aberto.

Ainda bem que registas uma diminuição de consumos com gasóleo mais caro. És dos poucos felizardos no mundo a quem isso acontece.

Abrir o circuito? Desculpa mas não percebo nada disto, consegues-me explicar por outras palavras sff?

A sério? Sempre pensei que isso a a acontecesse a toda a gente que metesse gasóleo do mais caro, aliás é mais caro por alguma razão pelo menos é assim que eu penso

Abrir o circuito? Desculpa mas não percebo nada disto, consegues-me explicar por outras palavras sff?

A sério? Sempre pensei que isso a a acontecesse a toda a gente que metesse gasóleo do mais caro, aliás é mais caro por alguma razão pelo menos é assim que eu penso

Vai a um mecânico e pede-lhe para ele te ver se o termostato está preso em aberto.

Sim, a sério. É assim que tu pensas mas estás errado...o gasóleo é mais caro mas não é por fazer consumir menos, é sim porque tem um índice de pureza maior, mais detergentes para lavar o motor, etc. Faz bem à fiabilidade? Sim. Faz bem aos consumos? Não.

Convém ser substituído, pois o motor tem uma temperatura "de serviço" para funcionar corretamente. Só a essa temperatura, está assegurada uma combustão perfeita, bem como a correta dilatação de todos os componentes.

Vai a um mecânico e pede-lhe para ele te ver se o termostato está preso em aberto.

Sim, a sério. É assim que tu pensas mas estás errado...o gasóleo é mais caro mas não é por fazer consumir menos, é sim porque tem um índice de pureza maior, mais detergentes para lavar o motor, etc. Faz bem à fiabilidade? Sim. Faz bem aos consumos? Não.
Eu não seria tão extremista. Diria que, se há diminuição de consumos (e até pode haver), é muito baixa, na ordem de alguma décimas, pelo que é dificil assumir que essa diferença seja por causa do combustivel.

Convém ser substituído, pois o motor tem uma temperatura "de serviço" para funcionar corretamente. Só a essa temperatura, está assegurada uma combustão perfeita, bem como a correta dilatação de todos os componentes.

Por acaso ninguém conhece um bom mecânico em coimbra ou perto do Porto que me possa ver isto?

Voltar
Superior