Termostato egr?

Loghonox

New member
Bom dia a todos ;-)
Na última viagem que fiz o carro demorava aquecer e depois de aquecer se não puxasse muito por ele a temperatura diminuía, pelo que li parece ser mesmo o termostato egr. A minha dúvida é mesmo se posso fazer ainda uns bons km como ele assim ou é recomendado mudar logo.
Já agora todas as manhãs o sinal de pressão de óleo demora sempre 3/4 segundos a desaparecer é normal?
Desde já muito obrigado a todos pela vossa disponibilidade

Termostato EGR???? Não é só termostato? Isso é tão simples e barato de resolver que trocava já, mas não vem grande mal ao mundo se andares com ele assim.

Já viste como está o nivel do óleo?

Termostato EGR???? Não é só termostato? Isso é tão simples e barato de resolver que trocava já, mas não vem grande mal ao mundo se andares com ele assim.

Já viste como está o nivel do óleo?

Pelo que li é mesmo termostato egr http://www.youtube.com/watch?v=ZhtfKliAkiU
acho que o único mal é consumir mais combustível, visto diminuir a temperatura transmite ao motor que está frio então consome mais..

Em relação ao óleo, esta no nível médio como deveria estar, mecânico disse-me que é normal devido à espessura do óleo, mas não em acontecia isto só começou acontecer à pouco tempo

Já troquei um termostato EGR no meu antigo 320d e46.

Os sintomas era que o motor não aquecia a temperatura normal.

Em relação ao óleo...
O óleo que tens colocado é o indicado?
O filtro do óleo foi mudado na última mudança de óleo?
Talvez o sensor de pressão do óleo esteja com problemas, ou a bomba do óleo com problemas.

Última edição:
Já troquei um termostato EGR no meu antigo 320d e46.

Os sintomas era que o motor não aquecia a temperatura normal.

Em relação ao óleo...
O óleo que tens colocado é o indicado?
O filtro do óleo foi mudado na última mudança de óleo?
Talvez o sensor de pressão do óleo esteja com problemas, ou a bomba do óleo com problemas.

O meu aquece só que por vezes arrefece
ao mudares mudaste a frio ou a quente?
Sim, o filtro do óleo foi mudado por um da marca mesmo, o óleo que o mecânico colocou, ele disse-me que foi o que tinha levado nas revisões anteriores (comprei o carro a pouco e fiz logo a revisão)
Relativamente ao sensor ou à bomba como posso descobrir o problema?

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Pelo que li é mesmo termostato egr BMW 530d,320d,520d, EGR thermostat swap in three minutes - YouTube
acho que o único mal é consumir mais combustível, visto diminuir a temperatura transmite ao motor que está frio então consome mais..

Em relação ao óleo, esta no nível médio como deveria estar, mecânico disse-me que é normal devido à espessura do óleo, mas não em acontecia isto só começou acontecer à pouco tempo

A minha pergunta vinha mesmo por nunca ter ouvido essa designação...eu sei como funciona, daí te ter dito para o trocares, no sentido de teres sempre o motor à temperatura de funcionamento, sem oscilações.

Quanto ao óleo, não te sei ajudar. Nem sei que carro é, nem que tipo de óleo deve levar...se fores ao tópico dos óleos, pergunta ao Draper que ele ajuda-te.

Bom dia a todos ;-)
Na última viagem que fiz o carro demorava aquecer e depois de aquecer se não puxasse muito por ele a temperatura diminuía, pelo que li parece ser mesmo o termostato egr. A minha dúvida é mesmo se posso fazer ainda uns bons km como ele assim ou é recomendado mudar logo.
Já agora todas as manhãs o sinal de pressão de óleo demora sempre 3/4 segundos a desaparecer é normal?
Desde já muito obrigado a todos pela vossa disponibilidade

Qual é o motor a que te referes? Sem dizeres isto não serve de muito estarmos a mandar bitaites.

Existem EGRs que têm termostatos, principalmente nos BMs...mas normalmente o que causa esse sintoma de que falas é o termostato do circuito de refrigeração que não tem mesmo nada a ver.

Vamos por ordem nisto, termostato é uma coisa EGR é outra!

O termostato está localizado no sistema de refrigeração e serve para impedir que a agua do radiador circule para o motor enquanto este está frio (abrindo depois por ex aos 87º).

A EGR está localizada entre o sistema de escape e o colector de admissão (semelhante à borboleta de admissão) e serve para gerir a entra de gazes de escape novamente no motor.

O sintoma também pode ser causado pelo termostato,da válvula egr, avariado,aonde também passa o liquido de refrigeração!
mudei no meu carro há cerca de 1 mês,custou-me 24€!

Já mudei os 2,o do motor e o da válvula EGR,aliás o do motor já me partiu 2 vezes!

Última edição:
Isso é o termostato do circuito de refrigeração. A EGR, como já referiram, é outra coisa.

Não convém andar muito tempo com a temperatura de funcionamento do motor abaixo do normal por 3 motivos: o óleo não atinge os 90/100ºC, pelo que o motor sofre mais desgaste. O consumo de combustível aumenta. A sofagem não aquece tanto o habitáculo.

O meu aquece só que por vezes arrefece
ao mudares mudaste a frio ou a quente?
Sim, o filtro do óleo foi mudado por um da marca mesmo, o óleo que o mecânico colocou, ele disse-me que foi o que tinha levado nas revisões anteriores (comprei o carro a pouco e fiz logo a revisão)
Relativamente ao sensor ou à bomba como posso descobrir o problema?

Mudei a frio obviamente e foi um processo que não demorou mais que 30 minutos no meu caso.

Diz qual é o carro e que óleo o teu mecânico colocou.

Qual é o motor a que te referes? Sem dizeres isto não serve de muito estarmos a mandar bitaites.

Existem EGRs que têm termostatos, principalmente nos BMs...mas normalmente o que causa esse sintoma de que falas é o termostato do circuito de refrigeração que não tem mesmo nada a ver.

Estou a falar de um bmw e46 320d acho que dá problemas no termostato egr daí eu pensar que o problema deva ser sai

Vamos por ordem nisto, termostato é uma coisa EGR é outra!

O termostato está localizado no sistema de refrigeração e serve para impedir que a agua do radiador circule para o motor enquanto este está frio (abrindo depois por ex aos 87º).

A EGR está localizada entre o sistema de escape e o colector de admissão (semelhante à borboleta de admissão) e serve para gerir a entra de gazes de escape novamente no motor.

Pois não sabia, porque quando eu pesquiso pela peça na net tenho mesmo de escrever termostato egr

Para quem não sabe, existem automóveis em que os gases antes de entrar na válvula EGR (3) são refrigerados por um micro radiador (1) radiador este que é refrigerado pelo circuito de refrigeração do motor e que é controlado por um termostato (2) acoplado nesse micro radiador.

attachment.php

Os BMW a gasóleo desde do ano 1998, tem este sistema que quando o termostato da EGR avaria a temperatura do motor não estabiliza.

BMWEGRThermostat.jpg

a64860680fff40f385d3645c84725164.jpg

Os BMW a gasóleo mais recentes já não tem termostato no micro radiador, mas sim um actuador electrónico.

attachment.php

Última edição:
Isso é o termostato do circuito de refrigeração. A EGR, como já referiram, é outra coisa.

Não convém andar muito tempo com a temperatura de funcionamento do motor abaixo do normal por 3 motivos: o óleo não atinge os 90/100ºC, pelo que o motor sofre mais desgaste. O consumo de combustível aumenta. A sofagem não aquece tanto o habitáculo.

Então o que devo mudar mesmo é termostato do circuito?
Eu não ando com o carro a frio ele aquece só que a auto estrada numa descida se largar o pé ele desce para 70 se novamente acelerar vai para os 90

Para quem não sabe, existem automóveis em que os gases antes de entrar na válvula EGR (3) são refrigerados por um micro radiador (1) radiador este que é refrigerado pelo circuito de refrigeração do motor e que é controlado por um termostato (2) acoplado nesse micro radiador.

attachment.php

Os BMW a gasóleo desde do ano 1998, tem este sistema que quando o termostato da EGR avaria a temperatura do motor não estabiliza.

BMWEGRThermostat.jpg

a64860680fff40f385d3645c84725164.jpg

Os BMW a gasóleo mais recentes já não tem termostato no micro radiador, mas sim um actuador electrónico.

attachment.php

É isso mesmo, acho que tens toda a razão.
Já agora eu tenho que fazer amanhã +-300km há algum problema de ir com o carro assim ou convém procurar um mecânico que me possa alterar o termostato egr?

Já agora eu tenho que fazer amanhã +-300km há algum problema de ir com o carro assim ou convém procurar um mecânico que me possa alterar o termostato egr?

Não é aconselhável, mas também não é o fim do mundo.

No meu ainda andei muitos quilómetros até resolver o problema.

Primeiro mudou se o termostato do circuito de refrigeração, não resolveu.
Só depois mais tarde é que mudei o termostato da EGR.

Mas no teu caso até pode ser mesmo o termostato do bloco.

Devido aos teus sintomas eu apostava mais no termostato do circuito e não no do EGR.

Em princípio não fará mal andar assim, apenas aumenta os consumos.

Devido aos teus sintomas eu apostava mais no termostato do circuito e não no do EGR.

mas não existe alguma forma de ver qual dos dois pode ser o problema?
Aumentar os consumos?
Por acaso meti gasóleo do melhor e baixou logo as médias (no cb)

Voltar
Superior