Termostato- Dúvida

Maraki

Banido
Tenho um amigo que tem um toyota corolla XL 1.8D, e ele disse que o carro nunca aquece, só em dias de maior calor é que o ponteiro da temperatura se mexe. Normalmente fica sempre em baixo. Ora isto não é normal, será feitio deste modelo? (é que já vi uns que é igual, não aquecem).

A mim parece-me que o termostato colou aberto. Alguém sabe a localização dele? Aqui fica uma foto do motor para que me possam indicar:

corolla18d5hr2.jpg

E o preço de um, deve ser dos "universais" que andam por volta dos 10€...

Nunca é o nosso? Então se de facto é um carro de um amigo que me pediu para tentar saber onde é a localização e o preço, vou dizer que é meu?
Aliás a foto até é tirada da net.

A minha preocupação/problema não é nenhum, se o motor se for desgastando prematuramente nem é problema meu, mas não gostas de ajudar os amigos?

BOAS
Lamentável o teu amigo não saber que o termostao está (cansado) ou seja avariado, portanto ao substituir o termostato,melhora o consumo, poupas a bateria e adicionais; tens a sorte do termostato ter avariado na posição semi-aberto porque se o termostato tivesse fechado completamente, jamais te esquecias de rever o sistema de refrigeração.Não te eskeças de limpar o sistema,testar tampão do radiador e como é evidente aplicar anticongelante inicado pela marca do carro.

Última edição:
BOAS
Lamentável o teu amigo não saber que o termostao está (cansado) ou seja avariado, portanto ao substituir o termostato,melhora o consumo, poupas a bateria e adicionais; tens a sorte do termostato ter avariado na posição semi-aberto porque se o termostato tivesse fechado completamente, jamais te esquecias de rever o sistema de refrigeração.[:D]

Isso foi exactamente o que lhe disse. Que o termostato colou aberto e por isso o motor nunca atinge a temperatura ideal. Desconfio que aquilo deve estar cheio de ferrugem também, porque como ele não percebe nada de mecânica e poucos mecânicos se preocupam com isso, nunca devem ter mexido no sistema de refrigeração. De qualquer forma, ainda ninguém me esclareceu nenhuma da dúvidas principais, que são a localização e o preço.

Nos meus carros, conheço-os bem, e já efectuei a troca do termostato em muitos deles e foi relativamente fácil. Portanto tenho alguma experiência nisso, só preciso realmente de saber a localização do dito neste caso.

de certeza que é o termostato,e nos toyotas mais antigos é relativamente frequente colar aberto,o meu do celica colou aos 150000kms e continua colado agora que têm 240000kms.
os unicos sinais que dá são o ponteiro da temperatura em estrada sempre baixo(só em cidade sobe) e a climatização dar apenas ar morno mesmo que esteja no maximo

de certeza que é o termostato,e nos toyotas mais antigos é relativamente frequente colar aberto,o meu do celica colou aos 150000kms e continua colado agora que têm 240000kms.
os unicos sinais que dá são o ponteiro da temperatura em estrada sempre baixo(só em cidade sobe) e a climatização dar apenas ar morno mesmo que esteja no maximo

Ele só me disse que o ponteiro anda sempre em baixo, que só sobe um bocadinho em dias de muito calor. Mas como os motores toyota são quase indestrutíveis, às tantas andar assim faz na mesma 500 ou 600 mil km. [:D]
O problema deve ser mesmo a ferrugem no sistema (se a tiver, isto é especulação).
Vou esperar mais opiniões, depois digo-lhe, é que ele ficou um bocado preocupado com o que lhe disse. [:D]

Isso foi exactamente o que lhe disse. Que o termostato colou aberto e por isso o motor nunca atinge a temperatura ideal. Desconfio que aquilo deve estar cheio de ferrugem também, porque como ele não percebe nada de mecânica e poucos mecânicos se preocupam com isso, nunca devem ter mexido no sistema de refrigeração. De qualquer forma, ainda ninguém me esclareceu nenhuma da dúvidas principais, que são a localização e o preço.

Nos meus carros, conheço-os bem, e já efectuei a troca do termostato em muitos deles e foi relativamente fácil. Portanto tenho alguma experiência nisso, só preciso realmente de saber a localização do dito neste caso.
Amigo Maraki
Infelizmente existem alguns mecanicos que não sabem como funciona um termostato,nem sabem o quanto é importante um termostato a funcionar coretamente no motor.Serve simplesmente para o motor aquecer o mais rapido possivel e manter a tempertura certa e constante, as vantagens são indespensaveis ao bom funcionamento do motor.

Última edição:
diag_AusXzM.png

o termostato é a peça nº 16331A no canto superior esquerdo da imagem e este é o esquema para o motor 1.8d

Última edição:
Amigo Maraki
Infelizmente existem muitos mecanicos que não sabem como funciona um termostato até ainda existe quem retire os termostatos talvez porque andam a pesar no motor.

Exacto. Andam aí milhares de carros com problemas no circuito de refrigeração e que até são simples de resolver, e que podem acarretar reparações muito onerosas. Isto por causa da falta de formação de muitos mecânicos.

H penso que o termostato se situa aqui,ou seja no tubo que se vê olhando para a foto do lado esquerdo,no esquema é que não está tão explicito

Mas aí no vídeo localiza-se onde está a sair a água?
Por acaso costumam estar assim dentro de uma falange. Mas no esquema parece indicar do lado direito, no video é do lado esquerdo.

o esquema está um pouco confuso,mas penso que seja onde está a sair agua no video(do lado esquerdo)

Pois, faz sentido estar dentro daquela falange. Quando estiver com ele vou-lhe dizer a ver se tratamos disso. Não custa nada ensinar quem não sabe. Muito obrigado pela excelente ajuda prestada!

Voltar
Superior