temperatura alta ??

offpring

Banido
boas !! tenho andado num carro com motor da PSA 2.0 HDI, no entanto estou a notar que a temperatura ( em filas de transito ) chega quase ao 100º quando dispara a ventoinha, as minhas questão são:
- é normal disparar a ventoinha com quase 100º ?
- o que posso fazer para não aumentar tanto a temperatura ou para que a ventoinha dispare mais " cedo" ?
- no circuito de refrigeração só há agua, será que mudando a agua para liquido de refrigeração mude alguma coisa ? o que ?
obrigado.

Mete um bom glicol. Vais a marca e compras o glicol concentrado. Deitas o conteúdo todo no vaso de expansão e depois acrescentas água destilada.

Mas antes tens que tirar essa água toda como é óbvio.

Não é da mesma marca, mas dou outro exemplo.

A Astra H Caravan 1.7 CDTI da minha mãe dispara a ventoinha aos 98º, portanto nesse caso também poderá ser normal.

Tenho ideia que é um comportamento habitual dos motores Peugeot/PSA.

Eu, nos primeiros tempos em que andei com o 307 lá de casa, assustava-me bastante, pois aquilo bastava tar uns 3 minutos parado que o manometro da temperatura passava e bem dos 90º... Depois lá disparava a ventoinha e a coisa baixava.
O mesmo acontece no 206 GTI.

Dá a entender que os ponteiros/sensores da temperatura da água nos PSA são bastante sensíveis, em viagens à noite pela AE com bastante frio vejo o ponteiro a oscilar entre os 85º 95º. O mesmo para o 206 GTI.

Já os VAG's quer esteja parado no transito ou em andamento o ponteiro pouco ou nada varia, está sempre fixo no mesmo sitio...

O amigo é que sabe , mas agua no circuito de refrigeraçao é (crime) quanto á tempertura acho um pouco exagerado, o termostato pode estar a abrir um pouco mais tarde ou a ventoionha estar a arrancar tb um pouco mais tarde, ou o Termometro esta a dar uma leitura um nadinha acima da realidade. Amigo tire dai a agua rápidamente , e coloque anti congelante que seja compativel com o material da cabeça e bloco, mas pode-lhe sair caro o facto de andar com agua , porque depois o anti congelante vai limpar a ferrugem que existir e por ex. furar uma rela , por isso quem colocou agua é responsavel pelo estado que se encontrar o motor.

Troca a água quanto antes e troque por um liquido de refrigeração adequado a esse motor, embora qualquer um mesmo o de supermercado será melhor que água. A água só irá danificar a cabeça do motor e o bloco, além de bomba de água, termostato, radiador e radiador da sofagem...basicamente quase tudo no circuito de refrigeração.:sh)

sim, já tinha pensado em mudar esta semana , casualmente ví uma promoção na feuvert troca de liquido refrigerante por 30€ o que acham ? queria fazer eu próprio mas nunca mudei, acho que há que sangrar o circuito, se não corre o risco de o circuito ficar com ar e sobreaquecer.

sim, já tinha pensado em mudar esta semana , casualmente ví uma promoção na feuvert troca de liquido refrigerante por 30€ o que acham ? queria fazer eu próprio mas nunca mudei, acho que há que sangrar o circuito, se não corre o risco de o circuito ficar com ar e sobreaquecer.

Se não tens muita experiência é melhor que seja feito por profissionais não vá ficar ar no circuito e estragar o motor, o preço não parece mau.

Tenho ideia que é um comportamento habitual dos motores Peugeot/PSA.

Eu, nos primeiros tempos em que andei com o 307 lá de casa, assustava-me bastante, pois aquilo bastava tar uns 3 minutos parado que o manometro da temperatura passava e bem dos 90º... Depois lá disparava a ventoinha e a coisa baixava.
O mesmo acontece no 206 GTI.

Dá a entender que os ponteiros/sensores da temperatura da água nos PSA são bastante sensíveis, em viagens à noite pela AE com bastante frio vejo o ponteiro a oscilar entre os 85º 95º. O mesmo para o 206 GTI.

Já os VAG's quer esteja parado no transito ou em andamento o ponteiro pouco ou nada varia, está sempre fixo no mesmo sitio...

Verdade, no meu Ibiza acontece exactamente o mesmo. Deve ser a calibração do sensor, mais sensível nuns que noutros.

tive a ver com mais detalhe o catalogo da feuvert, e na publicidade diz anticongelante ate -13º , não deveria ser refrigerante ? ou é a mesma coisa ?

ao parecer a feuvert não tira nenhuma mangueira ou parafuso o sistema deles é similar a isto. O que acham ?

Última edição:
tive a ver com mais detalhe o catalogo da feuvert, e na publicidade diz anticongelante ate -13º , não deveria ser refrigerante ? ou é a mesma coisa ?

ao parecer a feuvert não tira nenhuma mangueira ou parafuso o sistema deles é similar a isto. O que acham ?

O nome esta correcto, anticongelante vem do antifreeze. Agora -13º acho fraquinho...

O nome esta correcto, anticongelante vem do antifreeze. Agora -13º acho fraquinho...

Se o user for do litoral e desloca-se pouco, talvez a única zona do País aonde se atinjam menos que -13 será na torre da serra da estrela num dia mau...Mas talvez seja melhor mais protecção o antcongelante standard da maioria das marcas julgo que proteja até -35 a não ser para aplicações para países tipo Russia e afins...

Última edição:
Voltar
Superior