[Política] Taxa Municipal

EscapeLivre

Well-known member
Ora, então agora parece que anda a alastrar essa coisa da taxa municipal quando vamos a hotéis por ex.

Chego ao Porto e pimba.

Bom, é certo que isto está uma cidade exemplar, autocarros modernos, ruas limpas e em bom estado, etc.

Mas faz isto sentido?

Vim cá em trabalho, em turismo, não me cativa pagar por visitar uma coisa na qual já vou contribuir para a economia local.

Estou a dar o porto como exemplo porque estou cá agora , sinceramente nem sei se lisboa tambem já tem esta taxa ( ? ) e já começa a ser comum noutras capitais.

O que acham disto?

A taxa por noite no Porto, Lisboa, Aveiro, e mesmo em certos concelhos do Algarve já se paga 1€ por noite e em alguns casos ja ouvi falar em 2€ noite, é mais uma taxa p/ alimentar as câmaras e tachos etc,

melhor é procurar quem alugue por fora e ir de férias

Ora, então agora parece que anda a alastrar essa coisa da taxa municipal quando vamos a hotéis por ex.

Chego ao Porto e pimba.

Bom, é certo que isto está uma cidade exemplar, autocarros modernos, ruas limpas e em bom estado, etc.

Mas faz isto sentido?

Vim cá em trabalho, em turismo, não me cativa pagar por visitar uma coisa na qual já vou contribuir para a economia local.

Estou a dar o porto como exemplo porque estou cá agora , sinceramente nem sei se lisboa tambem já tem esta taxa ( ? ) e já começa a ser comum noutras capitais.

O que acham disto?

O que acho disto é que este país não está ser feito para portugueses viverem, eu gostava de saber de todos pagam ou são sempre os do costume a pagar, este imposto com o nome de taxa minicipal

A taxa por noite no Porto, Lisboa, Aveiro, e mesmo em certos concelhos do Algarve já se paga 1€ por noite e em alguns casos ja ouvi falar em 2€ noite, é mais uma taxa p/ alimentar as câmaras e tachos etc,

melhor é procurar quem alugue por fora e ir de férias
Aqui são € 2 / noite....

Turistas a mais é o que é.

Se já não sou adepto de grandes cidades, agora ainda menos.

Já existe em alguns países há alguns anos.

A ideia é que os turistas usam os servicos e infraestroturas da cidade mas nao contribuem directamente para as mesmas, logo pagam essa taxa para pagar/ajudar.

Sinceramente como diz o Karma, nao é 1 ou 2Euros que me vai fazer deixar de ir a algum lado.

Eu acho que 1-3€/noite até um máximo de uma semana... toda a gente paga sem bufar!

É para ajudar os municípios a fazer o que não têm feito até agora...

Ou para meter mais uns milhões de euros no saco que dá para pagar outras despesas que até possam nem ter nada a ver com o turismo, nem que indirectamente. Mas sempre tem algo que ver com o turismo... a recuperação de aldeias de xisto vai ter a ver com o futuro turismo...

O saneamento básico mais ainda! Ninguém gosta de ter colectores de esgotos a céu aberto como se passa em Oeiras ou Algés! É um cheiro a merdum nalguns dias que afasta qualquer potencial turista ou eventual comprador de um T2 com vista de mar por 1,5 milhões...

Ali em frente à Quinta das Giestas... aí nem fazem T2... é de T3 para cima... quando largarem os mais de 2 milhões pelo T3 e depois tiverem que viver lá com o cheiro do merdum e as inundações no Inverno... mais o barulho dos combóios velhos a cada 5 minutos... [:blush:]

em turismo para o estrangeiro paguei quase sempre, seja à chegada, saída do aeroporto ou no hotel.
agora no próprio país onde já sou cidadão residente e pagador de impostos??!

A ideia é que os turistas usam os servicos e infraestroturas da cidade mas nao contribuem directamente para as mesmas, logo pagam essa taxa para pagar/ajudar.

Sinceramente como diz o Karma, nao é 1 ou 2Euros que me vai fazer deixar de ir a algum lado.
Não contribuem ?
Então vêm cá gastar o dinheiro, onde já pagam o IVA e tudo o que for necessário e mesmo assim taxa extra ? tábem, tudo bem.

Qualquer dia até para visitar o Fundão preciso de pagar taxa turistica [:D]

Pagam IVA e gastam €€ em serviços turisticos e comércio, mas nenhum desse dinheiro vai diretamente para a autarquia, ainda que algum acabe por lá chegar.

Esta taxa é uma forma de garantir uma contribuição directa para a autarquia que pode canalizar para os serviços que sofrem mais com a carga turistica, como a limpeza urbana, ou investir em infraestruturas para os cidadãos.

O problema é que raramente se consegue perceber se realmente o valor é aplicado nessas áreas, e quem vive nas cidades pouco ou nada ganha a nível de qualidade de vida.

Claro que é chato para quem vive em Portugal estar a pagar 2€ por noite e pessoa, mas a pessoa contribui para o desgaste tanto como um estrangeiro...

Pois tudo bem, aplicam essa taxa nem que seja porque é mais uma desculpa.
Ok, é o que eu digo, turistas a mais.
Se tivessem falta de gente como o interior, já não faziam isso, tudo OK.

Em PT inventa-se sempre taxas e taxinhas e a verdade é que anda sempre tudo caladinho, lol, mesmo para quem já paga os habituais impostos.

Bom, ao menos o Porto está limpinho e moderno, e mesmo sendo uma cidade escura e " sombria " está muito apelativa, no limite, chora-se menos pela taxinha lol.

E mesmo a pagar este imposto ainda ficamos muito atras de muitos outros países. Saí do México e larguei 65 euros de taxa de saída. Saí da Jamaica e larguei 85 euros... O Costa é que ainda não sabes destes impostos, senão cá em Portugal já estavam a bombar... [:D]

Pois tudo bem, aplicam essa taxa nem que seja porque é mais uma desculpa.
Ok, é o que eu digo, turistas a mais.
Se tivessem falta de gente como o interior, já não faziam isso, tudo OK.

Em PT inventa-se sempre taxas e taxinhas e a verdade é que anda sempre tudo caladinho, lol, mesmo para quem já paga os habituais impostos.

Bom, ao menos o Porto está limpinho e moderno, e mesmo sendo uma cidade escura e " sombria " está muito apelativa, no limite, chora-se menos pela taxinha lol.

É discutível.

Nos tempos pré-pandemia, quando estava particularmente lotado, os serviços de limpeza não davam resposta.

Os caixotes do lixo limpos 1x/dia e que antes da hora do almoço já estavam sobrelotados, o lixo das esplanadas espalhado por todo o lado, etc.

E fora das zonas turísticas como a preocupação é menor, há um maior desleixo no corte de vegetação, varredura e iluminação de ruas, e por aí fora.

Mas o hotel já não paga imi, e todas as taxas referentes a água, saneamento e lixo?

Para nem falar, que paga água mais cara do que habitação normal por ser um serviço?

Afinal o que é que os turistas usam que o hotel não tenha já pago?

Chego ao Porto e pimba.

Mas faz isto sentido?

O que acham disto?

Na Europa não sei se já fui a alguma cidade com um "mínimo" de dimensão que não a tenha. Acabam por ser valores simbólicos, na ordem de 1 ou 2€ por dia, que não fazem mossa no valor total da estadia (hotel, transportes, refeições...).

É discutível.

Nos tempos pré-pandemia, quando estava particularmente lotado, os serviços de limpeza não davam resposta.

Os caixotes do lixo limpos 1x/dia e que antes da hora do almoço já estavam sobrelotados, o lixo das esplanadas espalhado por todo o lado, etc.

E fora das zonas turísticas como a preocupação é menor, há um maior desleixo no corte de vegetação, varredura e iluminação de ruas, e por aí fora.
É discutivel sim, mas impressionou-me pela positiva, mais não seja porque não sou apreciador desta cidade haha.

Agora, a minha questão é: fonix, já não se paga tantos impostos para que tudo ande arranjado? A UE já não nos financia tanta coisa ?
Precisamos de continuar a xular tudo e todos para conseguir manter uma capital em pé?

É que se for assim, inventa-se sempre tudo para sacar mais uns cobres.

Na Europa não sei se já fui a alguma cidade com um "mínimo" de dimensão que não a tenha. Acabam por ser valores simbólicos, na ordem de 1 ou 2€ por dia, que não fazem mossa no valor total da estadia (hotel, transportes, refeições...).
Pois, é como a gasolina.
Aumenta 2 cent, tambem é tranquilo.

Uma empresa precisa de deslocar internamente um trabalhador.
Vários até.
Durante 2 semanas imagina.

Ao fim do ano são milhares de euros em taxas municipais.
As empresas até ja pagam poucos impostos...

A menos que possam deduzir isso.
Podem?

Voltar
Superior