Nos primeiros motores 1.5 que sairam com a tecnologia de desativação de cilindros, unidades iniciais ficavam descontroladas quando o sistema entrava em funcionamento...mas isso foi resolvido na pré-serie penso eu.
Quase 3.000km feitos e pouco ou nada se nota a desactivação/activação do modo ACT. Só quem estiver muito atento (como eu :sh)) é que nota, e é uma coisa quase imperceptível. Está lá, mas em nada diminui a experiência de condução.
Aliás, vindo de um 1.9 TDI 150 da velha guarda, a única coisa que até agora me queixo/sinto falta é da descarga de binário ali por volta das 2.000rpm, que agora tenho de compensar com rpm's. Este motor é muito mais linear e suave, e na condução de EN que faço no dia a dia é muito raro utilizar mais de 2.500rpm (fora ultrapassagens mais rápidas). Tem um bom binário em baixas e com isso quase que parece um diesel na condução (na pede muita rotação). Com isso, os consumos andam na casa do 6,3l/100km no acumulado desde a compra, e mesmo em viagens de AE a 120/130 km/h em distâncias de mais de 100km (zona de Coimbra/Sta Maria da Feira, quer na ida quer na volta) fiz 6.2l/100km.
Mas já vamos longe do objectivo do tópico...