SUV´s e portagens

Mas um Touareg ou Q7 não (corrijam-me se estiver errado). Faz todo o sentido! [8b]

pagam classe 2[;)]
para terem isenção não poderiam ter tração ás quatro rodas (permanente ou inserível)
eu tenho um carro que pagaria classe 2 mas por só ter tração frontal passou a classe 1, mas só o fazem se usar o identificador.

Os critérios utilizados para a classificação de veículos, para efeitos de pagamento de taxas de portagem, são aqueles fixados na Base XIV, do DL 294/97, de 24 de Outubro. De acordo com o referido Decreto-Lei, existem dois critérios para definição desta classificação:
  1. Altura do veículo (corresponde à medida vertical do primeiro eixo)
  2. Número total de eixos do veículo.
Nota: O Decreto-Lei n.o 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático

pagam classe 2[;)]
para terem isenção não poderiam ter tração ás quatro rodas (permanente ou inserível)
eu tenho um carro que pagaria classe 2 mas por só ter tração frontal passou a classe 1, mas só o fazem se usar o identificador.
Eu julgava que esses modelos equipados com suspensão adaptável tornava-os classe 1.

Eu acho piada ao critério do peso bruto. Um kadjar com um peso bruto superior a 2300kg, portanto tem a capacidade de causar mais dano no piso, é classe 1, mas um "original" com preso bruto menor, paga classe 2.

Que?

+ de 2ton = Classe 2

Qual é a duvida?
Ligeiros com peso bruto superior a 2300kg (e respeitando mais uns pormenores) são classe 1. Por este motivo a Renault mudou o eixo traseiro do Kadjar, aumentado o peso bruto. Ora maior peso bruto vai permitir ao carro maior carga, que por sua vez irá causar mais desgaste nas estradas, maior poluição etc. Não será contraproducente?

É uma estupidez completa, será que o pajero considerado classe 2 danifica mais o asfalto que o pajero classe 1 sem intercooler???? Não deixa de ser um critério estupido.. Fazia mais que as diferentes classes "veículos ligeiros" fossem segmentados pelo a sua Tara/Peso Bruto.

Bem-vindo a PORTUGAL....

Relativamente ao veículos em duvida:

Renault Koleos - 2WD/4WD - Classe 2
Nissan Qashqai - 2WD/4WD - Classe 1
Ford Kuga - 2WD/4WD - Classe 1
Audi Q5 - 4WD - Classe 1
Volvo XC60 - 2WD/4WD - Classe 1
Bmw X3 - 4WD - Classe 1

Abraço

Mercedes GLC Classe 1 ou 2 ??

Epah, o google é vosso amigo. Não é preciso tantas suposições que isto não é astrofísica:

Um veículo é classe 1 se se enquadrar em uma de duas situações
- A - tiver menos de 1,10m medidos à vertical do eixo da frente e tiver apenas 2 eixos. Ou seja é a medida ao eixo da frente que conta e aí depende de suspensões, alturas do capot, etc.
- B - veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático. Ou seja, se estiverem entre 1,1 e 1,3 metros de altura no eixo ainda podem ser classe 1 desde que não tenham tração às 4 e utilizem via verde

Fonte:
https://www.viaverde.pt/Ferramentas/classe-veiculos

Epah, o google é vosso amigo. Não é preciso tantas suposições que isto não é astrofísica:

Um veículo é classe 1 se se enquadrar em uma de duas situações
- A - tiver menos de 1,10m medidos à vertical do eixo da frente e tiver apenas 2 eixos. Ou seja é a medida ao eixo da frente que conta e aí depende de suspensões, alturas do capot, etc.
- B - veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático. Ou seja, se estiverem entre 1,1 e 1,3 metros de altura no eixo ainda podem ser classe 1 desde que não tenham tração às 4 e utilizem via verde

Fonte:
https://www.viaverde.pt/Ferramentas/classe-veiculos

post nº 42 [:p]

Voltar
Superior