SUV´s e portagens

LuisNeves

New member
Procurei, procurei e não encontrei. No IMTT só têm uma listagem relativa a monovolumes.

Qual é a classe de portagens para o Volvo XC60, BMW X3, Audi Q5, Renault Koleos, Nissan Quashqai?

É sempre a mesma classe independentemente de serem FWD ou AWD?

X3 FWD!?

Sei pouco sobre o assunto, mas creio que isso tem a ver com a maneira como são homologados... AWD não dá de certeza... é um dos critérios de exclusão para classe mais barata...

Procurei, procurei e não encontrei. No IMTT só têm uma listagem relativa a monovolumes.

Qual é a classe de portagens para o Volvo XC60, BMW X3, Audi Q5, Renault Koleos, Nissan Quashqai?

Penso que tanto o X3 como o Audi A5 ou o Koleos apenas tem disponivel tracçao as 4 rodas...

Para a definição das classes apenas conta a altura do carro ao eixo da frente e o número de eixos (reboques incluídos).

Não é sempre a mesma classe, o facto de serem classe 1 ou classe 2 depende de uma medição qualquer que penso que vai desde o chão ao topo do eixo da frente, qualquer coisa deste género!

O quashqai e o X3 tenho quase a certeza que são classe 1, o koleos é classe 2 os outros não sei.

Penso que tanto o X3 como o Audi A5 ou o Koleos apenas tem disponivel tracçao as 4 rodas...

O koleos existe só com FWD, o A5 penso que vai existir FWD e o X3 é só AWD

X3 FWD!?

Sei pouco sobre o assunto, mas creio que isso tem a ver com a maneira como são homologados... AWD não dá de certeza... é um dos critérios de exclusão para classe mais barata...

Não é critério de exclusão serem AWD, não tem nada a ver, depende da medição de uma altura qualquer à frente. Opel antara com suspensão desportiva, Rav4, etc, são classe 1 e são AWD.

Pessoal, obrigado pelas dicas mas penso que ainda não está claro para alguns dos modelos se são classe 1 ou 2.

Do que vocês dizem, o facto de ser FWD ou AWD não tem nada a ver, é apenas um problema da altura do eixo do veículo.

Pelo que dizem, o Koleos será classe 2, e o X3 e o Quashqai classe 1.

E quanto ao XC60 e ao Q5?

A Distinção de classes é como se disse aqui feita através da altura do eixo da frente...por muito estupido que seja...1,10m, e sim ha carros iguais que tem classes diferentes, basta terem uma suspenção mais baixa e homologados como tal.
Esses 2 claramente classe 2, sem duvidas,tenho um discovery que é classe 2 e não é mais alto que esses 2 no eixo da frente.Os Jipes praticamente todos são classe 2, a excepção daqueles mais pequenos(vitara e Jimny) e mesmo alguns...

Não esquecer o caso do Santa Fe e do Captiva que a versão 4x4 paga classe 2 mas a versão 4X2 com 7 lugares apenas paga classe 1 (devido a homologação como carrinha)...

A Distinção de classes é como se disse aqui feita através da altura do eixo da frente...por muito estupido que seja...1,10m, e sim ha carros iguais que tem classes diferentes, basta terem uma suspenção mais baixa e homologados como tal.
Esses 2 claramente classe 2, sem duvidas,tenho um discovery que é classe 2 e não é mais alto que esses 2 no eixo da frente.Os Jipes praticamente todos são classe 2, a excepção daqueles mais pequenos(vitara e Jimny) e mesmo alguns...

De Jipes, também há pajeros que não têm a entrada de ar no capot que são classe 1 e os pajeros que têm entrada são classe 2. Os nissan´s terranos 1, também são classe 1.

Realmente é ridiculo classificarem as classes por altura do 1º eixo (1.10) e não pelo peso do veiculo, que é realmente o desgaste na via utilizada.

Lembro-me dum monovolume, peugeot 8007 ??, que taxava á classe 2, só porque no eixo da frente ultrapassava os tais 1.10m com a escova do limpa-brisas.

Olha que não é bem assim, hà alguns jipes classe 1, não são quase todos classe 2.

O audi Q5 vi agora é classe 1, o volvo XC60 também é classe 1, o Bmw X3 classe 1, o Ford Kuga também é classe 1, pajero sem entrada de ar, antara, ...
E depois há sempre alterações que se podem fazer de origem à suspensão que modifica para classe 1, o touareg pode ser classe 1 [:)]

Portanto, se bem entendo de entre os SUV´s apenas o Qashqai e o X3 são classe 1.

Percebo o primeiro, que é apenas um SUV arraçado, mas já o X3 é estranho ser diferente de um XC60 ou um Q5...

Deduzo então que o Ford Kuga seja tambem classe 2, certo?

Olha que não é bem assim, hà alguns jipes classe 1, não são quase todos classe 2.

O audi Q5 vi agora é classe 1, o volvo XC60 também é classe 1, o Bmw X3 classe 1, o Ford Kuga também é classe 1, pajero sem entrada de ar, antara, ...
E depois há sempre alterações que se podem fazer de origem à suspensão que modifica para classe 1, o touareg pode ser classe 1 [:)]

Mandámos posts quase em simultâneo. Agora é que me baralhaste, então afinal só o Koleos é que é classe 2? Estranho, não me parece mais alto que um Q5...

Mandámos posts quase em simultâneo. Agora é que me baralhaste, então afinal só o Koleos é que é classe 2? Estranho, não me parece mais alto que um Q5...

Não é só o Koleos, hà muitos outros com classe 2, os SUV "grandes" Range Rover, Discovery, X5, X6, ML, etc são classe 2.

E o não parecer alto, lá está é a questão do 1.10m e é coisa que não dá para avaliar a olho, basta ter 1.11m que já paga classe 2, pelos vistos o Koleos tem um capot mais elevado.

Depois existe também a "discussão" das suspensões pneumáticas, o touareg com suspensão pneumatica por exemplo sei que pode pagar classe 1, acho que li quaquer coisa cá no fórum que o cayenne também pode ser classe 1:sh), mas não sei como isso se processa.

Vamos lá a ver então se nos entendemos.

Classe 1: Q5, XC60, X3, Kuga, Qashqai.
Classe 2: Koleos, Range Rover, Discovery, Q7, X5, X6, ML.

Está certo assim?

Voltar
Superior