Suspensões

MadMaxPT

New member
Boas!
Sempre gostei de saber sobre suspensões ( quando comprei bicicleta esse foi o ponto mais importante ), mas sobre suspensões de automóveis sou ignorante o google não foi meu amigo, estanto a sua informação fraca. Se i que a maioria dos automóveis utiliza um tal tipo MacPherson à frente, por isso suponho que é o mais eficar em termos de conforto e dinâmica do veiculo, portanto, porque não têm os automóveis suspensão MacPherson igualmente atrás? Porque eixo de torção e multilink? Não faço mesmo a mínima e não o que são as duas ultimas ( só conheço o MacPherson, foi a única em que o google foi útil ). Eu pergunto isto porque o meu novo carro ( mais propriamente dito do meu pai ) é o toyota corolla sedan e tem MacPherson à frente e eixo de torção atrás, mas o antigo, que vai para remota, é igualmente um corolla de 97 e tem MacPherson à frente mas também atrás... Seria possivel um carro da mesma gama, mas 11 anos mais moderno ter piorado na suspensão traseira?

Qualquer resposta ou informação será agradecida.

Cumprimentos.

o sistema mcpherson é util porque consegue ser muito eficaz em pouco espaço! Logo ha bastante espaço para o motor.

mcpherson.gif

No entanto, o sistema mais eficaz é o multi-link, e cada vez mais as marcas ditas premium usam sistemas multi-link, mesmo na suspensão frontal.

multilink.jpg

A idade n tem uma relação directa c o sistema de suspensão.
Por ex o merc 190(w201), tinha uma suspensão traseira mais evoluida q o classe C (w203), c qse 20 anos de diferença.

o sistema mcpherson é util porque consegue ser muito eficaz em pouco espaço! Logo ha bastante espaço para o motor.

mcpherson.gif

No entanto, o sistema mais eficaz é o multi-link, e cada vez mais as marcas ditas premium usam sistemas multi-link, mesmo na suspensão frontal.

multilink.jpg

Esse exemplo para o sistema multi link foi bastante esclarecedor. Penso que o yares da minha mãe utiliza esse sistema atrás... Pelo tem a mola e a barra vertical...
Não podes arranjar uma imagem do eixo de torção o do doublebone? Se não for pedir demais...

Cumprimentos.

o W201 foi pioneiro neste sistema.

ainda hoje é usado na marca, mas com algumas alterações.

foi em 1982 que surgiu no mercado.

10 anos depois foi a BMW que comecou a usar sistema semelhante.

um abraço.

Para mim, o esquema de suspensão adoptado por determinado modelo automóvel é argumento por si so suficiente para eu decidir Não comprar..

recuso-me a comprar qualquer carro que tenha eixo rígido ou seus derivados.
E o que não falta na nossa praça são veículos com estes esquemas de suspensão, e pasme-se em modelos considerados por muitos, tecnologicamente avançados....

TOYOTAS(yaris, corollas até ao ano passado), NISSAN( sunny e inferiores, OPEL( corsa)....

Para quem não sabe o eixo rígido é o sistema de carroça/jipe e consiste num braço de metal único a unir ambas as rodas traseiras...

... o comportamento deste tipo de suspensão, faz o carro, saltitante, desconfortável, inseguro, e causa problemas de aderência e controlo em mau piso... a sua única vantagem??? BARATO!!!

È na minha opinião criminoso qualquer marca de automóveis adoptar este esquema nos seus carros. è um item de segurança activa importantíssimo e ajuda a que se possa evitar o confirmar das estrelas EURONCAP...

Para verem o que supostas marcas de status ou de renome ( não) fazem em prol da segurança dos seus clientes....

até o KIA SHUMA de 1998 já tinha suspensão independente ás 4, mcpherson á frente e multilink atrás bem como barra estabilizadora em AMBOS os eixos, e reparem bem é a KIA um marca supostamente fabricante de carros baratos, pouco tecnológicos, e "fracos"...

Nessa altura nem golf, nem meganes, nem corolla, nem nem outro so segmento tinha este esquema... alguns ainda usavam eixo rigido!!!

O eixo de torção é menos mau, mas não se substitui ao sistema independente...

Mas enquanto os clientes só virem estrelas EURONCAP( de notar que são úteis), e o belo equipamento e cavalos, estão-se pouco marimbando para um dos principais responsáveis pela segurança, controlabilidade, aderência, conforto e comportamento global de um carro...

Para mim, o esquema de suspensão adoptado por determinado modelo automóvel é argumento por si so suficiente para eu decidir Não comprar..

recuso-me a comprar qualquer carro que tenha eixo rígido ou seus derivados.
E o que não falta na nossa praça são veículos com estes esquemas de suspensão, e pasme-se em modelos considerados por muitos, tecnologicamente avançados....

TOYOTAS(yaris, corollas até ao ano passado), NISSAN( sunny e inferiores, OPEL( corsa)....

Para quem não sabe o eixo rígido é o sistema de carroça/jipe e consiste num braço de metal único a unir ambas as rodas traseiras...

... o comportamento deste tipo de suspensão, faz o carro, saltitante, desconfortável, inseguro, e causa problemas de aderência e controlo em mau piso... a sua única vantagem??? BARATO!!!

È na minha opinião criminoso qualquer marca de automóveis adoptar este esquema nos seus carros. è um item de segurança activa importantíssimo e ajuda a que se possa evitar o confirmar das estrelas EURONCAP...

Para verem o que supostas marcas de status ou de renome ( não) fazem em prol da segurança dos seus clientes....

até o KIA SHUMA de 1998 já tinha suspensão independente ás 4, mcpherson á frente e multilink atrás bem como barra estabilizadora em AMBOS os eixos, e reparem bem é a KIA um marca supostamente fabricante de carros baratos, pouco tecnológicos, e "fracos"...

Nessa altura nem golf, nem meganes, nem corolla, nem nem outro so segmento tinha este esquema... alguns ainda usavam eixo rigido!!!

O eixo de torção é menos mau, mas não se substitui ao sistema independente...

Mas enquanto os clientes só virem estrelas EURONCAP( de notar que são úteis), e o belo equipamento e cavalos, estão-se pouco marimbando para um dos principais responsáveis pela segurança, controlabilidade, aderência, conforto e comportamento global de um carro...

Bem, se é assim não sei, mas pelo menos um dos pontos fortes que dizem sobre o corolla é exactamente o seu conforto, segurança e estabilidade... Mas não sei...

Já agora, alguém sabe porque deixaram de utilizar MacPherson atrás? O meu corolla de 97 tinha o carro em lombas, buracos, quaisquer obstáculos é super confortável, absorve mesmo muito impacto e o pouco que se sente é extremamente suave.

Bem, se é assim não sei, mas pelo menos um dos pontos fortes que dizem sobre o corolla é exactamente o seu conforto, segurança e estabilidade... Mas não sei...

Já agora, alguém sabe porque deixaram de utilizar MacPherson atrás? O meu corolla de 97 tinha o carro em lombas, buracos, quaisquer obstáculos é super confortável, absorve mesmo muito impacto e o pouco que se sente é extremamente suave.

A dinâmica nunca foi o ponto forte do Corolla que está abaixo dos principais concorrentes nessa matéria.

Obrigado por indicares este site, foi muitíssimo esclarecedor, afinal a suspensão do yaris é eixo de torção... Diga-se de passagem é pouquissimo confortável atrás, já à frente é MacPherson e é satisfatoriamente confortável...

Em termos de durabilidade, qual é o mais rosbusto e durador? MacPherson?

Realmente os automóveis são um tema fascinante...

Desculpem o off.topic do meu próprio topico, mas alguém sabe porque é que os discos são melhores do que os tambores, isto nos travões?

Obrigado.

Cumprimentos.

So para acrescentar que em 98 o FOcus I ja trazia suspensao multilink atras.

O facto de amortecer bem as pancadas de buracos,no exemplo do corola,nao é digamos causa-efeito. O focus I na versao trend(mais desportiva) absorvia muito pior os buracos do que o focus na versao ghia(versao mais virada para o conforto).Alem da suspensao existem os amortecedores.

Bem o meu é mcpherso á frente e independente com braços longitudinais e transversais e barra estabilizadora atrás, isso é bom ou assim assim?

So para acrescentar que em 98 o FOcus I ja trazia suspensao multilink atras.

O facto de amortecer bem as pancadas de buracos,no exemplo do corola,nao é digamos causa-efeito. O focus I na versao trend(mais desportiva) absorvia muito pior os buracos do que o focus na versao ghia(versao mais virada para o conforto).Alem da suspensao existem os amortecedores.

Pensava que eram sinónimos...
Podes explicar melhor a diferença?

Cumprimentos.

Voltar
Superior