Sushi

Quanto ao consumo de atum fresco, também depende muito se estamos a falar de Albacore, Bluefin, Yellowfin etc (não sei os nomes deles em Português).

Alguma informação sobre o consumo de peixe "fresco" vs ultra congelado:

The answer that everybody got wrong (Frozen fish for sushi is a legal requirement)

The Myth of Sushi-Grade | Fresh Tastes Blog | PBS Food

• I was told long ago that although sushi fish has not been cooked, instead it’s taken to an extreme "Below Zero" temperature to kill any harmful organisms. I cannot find anything to verify that. Any thoughts? – Susan G.hide answerThat is correct. It is a United States (if that is where you live) legal requirement that all fish except tuna be ‘flash frozen’ to extremely low temperatures within hours of being caught. This not only helps preserve the fish during the fishing boat’s remaining time at sea, but also serves to kill parasites that would otherwise be harmful when the fish is ingested. So this practice is especially important with fish that will be eaten raw. N.B. For detailedinformation about the freezing requirements of sushi grade fish, please visit our What is Sushi Grade Fish page.

Hoje tive a experiência gastronômica mais sui generis de todos os tempos. Nem nunca imaginei que pudesse haver um sítio assim. Levaram-me a almoçar a um pseudo restaurante japonês daqueles de tapete rolante. Depois de engolir quatro ou cinco peças de sushi ia-me cuspindo toda quando comecei a ver no tapete rolante pratinhos com batatas fritas e Ketchup.
Uátafaq???? Mas estes sítios existem? Para não irem ao engano o restaurante é no spazio shopping nos olivais.

São Tomé é normalíssimo, no Algarve eu não confiava. Basta olhar para o mapa de pesca do atum. Fresco não significa melhor, pelo contrário!

Boas.

Na costa algarvia é possível capturar o atum nas armações da tunipex e, por um preço, consumi-lo fresco. No mercado de Ayamonte também arranjo atum capturado poucas horas antes. Felizmente as rotas de migração destes belos peixes voltam, aos poucos, a aprixarem-se da costa. O nosso atum é do mais saboroso e apreciado no Japão.

Quanto à ultra congelação não é surpresa nenhuma. De referir que certas postas são conservadas em vácuo. Nos peixes de carne branca como dourada, robalo e perca nos nossos sushis terá que ser fresco mais pela textura da carne ;)

Provem sashimi de cavala e sardinha. O peixe azul gordo é maravilhoso com uma fatia de lima :)

Não sou adepto de fusão e posso recomendar no sotavento algarvio os melhores restaurante s de sushi ;)

Cumps

Hoje tive a experiência gastronômica mais sui generis de todos os tempos. Nem nunca imaginei que pudesse haver um sítio assim. Levaram-me a almoçar a um pseudo restaurante japonês daqueles de tapete rolante. Depois de engolir quatro ou cinco peças de sushi ia-me cuspindo toda quando comecei a ver no tapete rolante pratinhos com batatas fritas e Ketchup.
Uátafaq???? Mas estes sítios existem? Para não irem ao engano o restaurante é no spazio shopping nos olivais.

Foste ao Nagoya. Já fui batida no Nagoya dos Olivais.

Fiz coisas mirabolantes em tempos, quando o meu namorado ainda não trabalhava. Bom, basicamente eu enchia o prato assim de uma forma anedótica, o céu era o limite. Acho de um mau gosto extremo, mas aquele prato tinha de dar para os dois. [:D] (shame on us)

No fim ainda levávamos uns camarões fritos para o lanche. Os Chinocas odiavam-me mas nunca me disseram nada. Nem tinham de dizer. Eu sempre quis ser melhor em tudo que o meu namorado (porque ele no fundo é mais espertinho que eu e irrita-me) e isto é uma das coisas que me alegra imenso: Ganho-lhe sempre no enchimento do prato no Chinês! Acho até que ninguém o faz como eu... Espírito de leoa para criar as crias, sou uma caçadora de sushi exímia.

Acho que agora as casas que fazem esta modalidade até já colocam o prato na balança quando vai muita comida e pagas o extra (pelo menos é assim no do Cascais Shopping).

Seja como for o Nagoya não é nem nunca fui um sushi de referência por isso não é de admirar as chips. O nagoya é bom para comer um chinesito e levar atrás uns sushis.

Tens o Musashi Danone, vais amar!

Última edição:
Rasec estas a precisar de vir visitar a pátria. Beber uma mines sagres com uma muxama de atum, comer um bom peixe fresco a ver o mar e quem sabe uma ou outra bunda gostosa. :)

Someone is living under a rock!!! lolol

Ainda me lembro quando abriu o 1º japones-chines desse genero!! Foi no Odivelas Shopping, actualmente o Strada Outlet, prai em 2003 ou 2004...
Na altura, foi a loucura... Não havia nada naquela gama de preços. A qualidade não era má de todo, considerando a fome (meio-novidade) por sushi q naquela altura tinha e tudo o resto era preços puxaditos, como ainda os restaurantes de qualidade são, mas n havia nada com valores intermedios ou tipo all u can eat (até havia, mas...) ... Eu e mais uns amigos passamos a ir la varias vezes...
Ainda me lembro, tentava-se encontrar o melhor lugar pra sentar, pq por vezes as melhores peças de sushi voavam num apice, principalmente os california que nao punham muitas vezes comparando com as outras peças...
É claro, que depois de um certo tempo, a coisa fartou... e o mesmo para todos os outros tipos de restaurantes japones-chines... a qualidade regra geral é sofrivel... hoje em dia prefiro ir menos vezes a um japones a serio mas com muito mais qualidade.

E qual é o limite em Kgs para não pagares o extra?

Não faço a mais pequena ideia. O que te posso dizer é que se o Chinoca não gostar do amontoado, põe-te numa balança e cobra-te uns euros. O valor por peso extra não faço a mínima.

Ando a levar este tópico demasiadamente a sério ao ponto de hoje ter sonhado que estava num japonês e comi batatas fritas (entre tantos outros sonhos, hoje foi um fartote)... mas estavam muito boas!!! [:)]

Na comida japonesa é especialmente importante ir a sítios credíveis.

Essas mixórdias são um bocadinho arriscadas.

Não são arriscadas a nível de saúde. Só se o teu estômago como uma flor de estufa é que podes acabar depois de uma mistela gigante por te desfazeres em m....!

Ainda assim a comida deles é muito ligeira. Em Portugal come-se coisas muito mais agressivas...

Agradeço que o faças !!!

Boas.

Os que conheço bem aqui ao pé de casa:

Em Almancil o sushi Yama, uma das mais antigas no Algarve. Já foi melhor mas a variedade e qualidade do peixe não desiludem. As tempuras de pargo são muito boas.

Em Faro, destaco o Sushi Pearl (antigo chefe do estado liquido), Omakase e o Diamond Sushi. São casas que trabalham com peixe variado, podendo, por vezes, haverem surpresas com o pescado arranjado no dia, tipo sashimi de lavagante ou lagosta, vieiras, ovas de ouriço do mar... isto para fugir do clássico trio de peixes do costume. Nas fusões vai depender do gosto de cada um mas as peças costumam ter boa nota artística (para mim os olhos dão a primeira dentada).

Ainda em Faro, o Omakase, tem um chefe com muitos anos de experiência e o céviche deles é de longe o meu preferido (a sério, depois de acabar aquela bela salganhada de peixe e ovas dá vontade de beber o suco que fica no copo). Penso que estão para abrir uma casa agora em Tavira...

O Sushi Ya em Faro foi o primeiro que surgiu na cidade há 14 anos. Casa tradicional mas penso que perdeu a pedalada com o boom de restaurante nos últimos anos.

Em Olhão, terra da maior variedade de peixe comercializada (basta ir ao mercado e ver), curiosamente só existe uma casa "all you can heat" nada de especial mas não deve faltar muito para abrirem por lá um bom restaurante de sushi [:cool:]

Os preços andam pela bitola do que vejo por aqui nos relatos do pessoal em Lisboa e Porto. Talvez um bocadinho menos num caso ou outro mas já se sabe, se formos para os vinhos é o que é... ( e quem não prefere um bom verde em vez de chá verde?) :)

cumps

Última edição:
Durante este mês tive a oportunidade de ir ao famoso Sushic localizado no Hotel Almada. Optei por não escolher da carta e pedi que fossem trazendo as peças que achavam mais adequadas dentro do meu gosto. Foi uma boa experiência apesar de ser diferente do sushi mais convencional (trata-se de Sushi de Fusão). O valor era o esperado (cerca de 55-60€ por pessoa). Valeu a pena, atendimento 5 estrelas, espaço engraçado mas mesmo assim não ficou como o meu restaurante preferido de Sushi.

O meu top 3 seria:

Sushi Farol @ Troia Design Hotel
Sushic
Sushi Design

[;)]

Voltar
Superior