Sushi

É. eu ia perguntar se as bactérias depois de congeladas não voltariam à vida. Porque afinal elas são bem resistentes.
Por último, não gosto de peixe congelado...cozido,frito grelhado, assado...mas às vezes como-o pois então.

É novidade na medida que não é feito por razões que foram enumeradas ... mas sim pela maturação do peixe , quebra de proteinas , desenvolvimento de sabor.

O que eu também te quis dizer é que um peixe que tenha sido congelado não significa que não seja fresco. Para mim, um peixe que ainda não esteja morto ou que tenha acabado de ter sido e é logo ultracongelado a -70ºC como esses restaurantes top fazem, mesmo que passem meses, está mais do que fresco...

Para mim, um peixe que ainda não esteja morto ou que tenha acabado de ter sido e é logo ultracongelado a -70ºC como esses restaurantes top fazem, mesmo que passem meses, está mais do que fresco...

Olhe que não...olhe que não. Há sempre diferenças em texturas e gosto. Talvez os peixes com mais gordura não se note tanto. Mas depois de congelado é sempre um congelado.

Olhe que não...olhe que não. Há sempre diferenças em texturas e gosto. Talvez os peixes com mais gordura não se note tanto. Mas depois de congelado é sempre um congelado.

Um congelado é sempre um congelado, se me permites... Na tua terra! (e na minha porque eu também cá vivo)

As pessoas ainda não fazem ideia da diferença entre uma congelação e ultracongelação, diria que 98% das pessoas nem sequer tem em casa frigoríficos que atinjam temperaturas a -21ºC (as 3 estrelinhas de congelação). Imagina então um peixe a -70ºC como muitos restaurantes topo fazem.

Depois as pessoas admiram-se que têm um frango congelado há 3 meses mas que tem um sabor esquisito. Se está congelado, nos frigoríficos de m**** que têm em casa, deveria estar impecável, certo? Errado.

PS: E muitos frigoríficos dizem que têm as 3 estrelinhas de congelação mas não atingem essas temperaturas. São estrelinhas para Inglês ver...

PS2: Eu já provei Salmão fresco sem ter sido congelado, confesso que a nível de sabor não senti diferença porque também comi pouco mas a nível de mastigação se torna mais difícil e menos tragável (e isso no fundo engloba grande parte do gosto/sabor de uma comida).

Última edição:
Confirmo o que a nãointeressa está a dizer.

E depois de ser ultracongelado ainda em mar, em autenticas fabricas flutuantes, o peixe tem de ser mantido a temperatura constante. (frigoríficos/congeladores que se passa a vida a abrir as portas, esqueçam)

Obvio que o Nãiinteressa tem razão . A ultracongelação nada tem a ver com a congelação domestica.

Alias nos restaurantes de Sushi usam umas arcas de grau médico para o efeito.

E depois há que ter em conta que viste um documentário possivelmente Americano e que para eles qualquer coisa lhes faz confusão se não tiver um pedaço de carne circular entre duas fatias de pão, especialmente porque acredito que grande parte dos clientes que lá vão são o típico freguês de calhau com dois olhos, aquelas mesmas pessoas que eu vou conhecendo que não entendem nada sobre muita coisa e que acham que um peixe ultracongelado poderá não estar fresco. Só um povo bastante pouco exigente é que prefere comer peixe cru sem ter sido ultracongelado...

Confesso que a última vez que fui ao Musashi o peixe branco ainda vinha muito frio (pseudo-congelado) na parte interior do peixe, para mim é uma vitória de qualidade.

PS: Até mesmo a própria descongelação de peixe ultracongelado é um processo que envolve algum conhecimento. Não se põe o peixe a descongelar ao ar livre ou na prateleira do peixe no friz.

Última edição:
Eh pá eu de sushi nã percebo NADA. Aliás comecei a comer no sushic.
Agora que noto diferenças entre um grelhado de peixe congelado ou fresco, definitivamente isso noto! E venha de lá o mais pintado. É quando me apresentam nos restaurante borrego assado por cabrito [8b] se detesto!

A principal diferença entre a congelação doméstica e a a sério é a velocidade com que se processa.

Na verdade nos congeladores domésticos não se devia congelar nada, apenas manter coisas préviamente congeladas em rampa.

Pensem um bocadinho que seria impossível servirem por exemplo atum "fresco", o atum, tem der ser sempre congelado em alto mar, transportado, cortado e só depois chega ao restaurante. O segredo está na manutenção da cadeia de frio no processo!

Agora não me venham dizer que comeram atum "fresco" (por fresco eu assumo que foi pescado há poucas horas tipo as sardinhas) em lado nenhum, porque a não ser que estejam no meio do oceano, isso simplesmente não é possível.

Por lei, na maior parte dos países, o peixe tem de estar congelado em X número de horas após pesca (creio que o atum está excluído da lista mas não sei o motivo)!

Por lei, na maior parte dos países, o peixe tem de estar congelado em X número de horas após pesca (creio que o atum está excluído da lista mas não sei o motivo)!

O Atum é um peixe muito grande, pode chegar ao peso de uma vaca e normalmente é conservado em gelo, mas não própriamente congelado, mesmo quando é sujeito a transporte aéreo, vai numa cx envolvido em gelo.

Eh pá eu de sushi nã percebo NADA. Aliás comecei a comer no sushic.
Agora que noto diferenças entre um grelhado de peixe congelado ou fresco, definitivamente isso noto! E venha de lá o mais pintado. É quando me apresentam nos restaurante borrego assado por cabrito [8b] se detesto!

Ainda ha pouco tempo me deram um robalo da costa com 3 kg que foi congelado com escama e barriga, embrulhado e papel prateado, e depois de descongelado no frigorífico e grelhado aqui pelo "mestre", duvido que notasses que era congelado.

Pensem um bocadinho que seria impossível servirem por exemplo atum "fresco", o atum, tem der ser sempre congelado em alto mar, transportado, cortado e só depois chega ao restaurante. O segredo está na manutenção da cadeia de frio no processo!

Agora não me venham dizer que comeram atum "fresco" (por fresco eu assumo que foi pescado há poucas horas tipo as sardinhas) em lado nenhum, porque a não ser que estejam no meio do oceano, isso simplesmente não é possível.

Até no Algarve já comi atum fresco. Em são Tomé então era os que tivesse vontade.

São Tomé é normalíssimo, no Algarve eu não confiava. Basta olhar para o mapa de pesca do atum. Fresco não significa melhor, pelo contrário!

Voltar
Superior