Sushi

Olha aqui [;)]

Varia de restaurante para restaurante, e as proporções são MUITO diferentes entre restaurantes...

Mas com Vinagre de Arroz Japonês, açúcar e sal já fazes isso[;)] Podes colocar alga Kombu, e há quem ponha mais coisas...

Já usei cerca de 80% de Açúcar e uns 17% de Sal em relação aos 100% de Vinagre num restaurante, mas a maioria usa menos açúcar.

É só aquecer o vinagre para dissolver o sal e o açúcar, e deixar arrefecer. O Sushi Su coloca-se frio (ambiente) sobre o arroz quente acabado de cozer. E depois espalha-se na pedra mármore da cozinha ou tabuleiro GRANDE, e vai-se voltando com uma colher grande (de pau/plastico) sem esmagar, para que todo o arroz fique temperado, e para o arrefecer também.

Eu já testei algumas receitas que vi na net ... mas nenhuma me agradou ... Por isso é perguntei se havia algum truque que os restaurantes usem ... alga nunca usei por acaso.

A alga dá um toque, mas não é isso que te falta...

Podes estar a colocar demasiado tempero, ou a menos....

Pois o racio de quantidade tambem é mais ou menos a olho ...

Comprei um arroz de sushi no Jumbo que vem dentro de um saquinhos ... aquilo depois mete-se dentro de agua a cozer dentro do plastico perfurado ... É preciso algum tempero na cozedura do arroz ?

A mim não me dá nojo pensar em comer aquilo cru. Odeio é o sabor, mesmo. E já fui a uns 3 restaurantes com nome na praça e o resultado é sempre uma dor na carteira. [:D]

Eu não odeio, mas simplesmente não acho nada de especial. Como porque tenho boca de pobre, mas faço sempre força para escolher outras alternativas quando se começa a combinar um jantar fora...

Mas o que noto é que como aqui no forum. Os meus amigos quando eu digo que não acho piada, primeiro dizem que tenho de ir ao sitio X ou Y. Já fui a 3 ou 4 dos melhores de LX e a minha opinião não mudou. Agora olham para mim como se fosse maluco, ou tivesse algum distúrbio.

As 2 primeiras vezes que fui a restaurantes japoneses, detestei . Quando veio a conta para pagar, fiquei a detestar ainda mais. Daí que quando me convidaram para ir ao Ichiban ( no Porto) pensei tou FODi... vou passar fome, e deixar lá couro e cabelo. Felizmente , adorei . Não teve nada a ver com as 2 primeiras experiências . Que outros conhecem também bons na região do Porto, Póvoa, Vila do Conde , etc?

Eu acho perfeitamente natural que haja pessoas que nao gostem ... afinal de contas tem uma particularidade pouco comum a nossa cozinha normal que é o peixe cru ! Se já tenho amigos que nem um bife comem mal passado ... imagino Sushi !

Já no meu caso ... o meu bife ainda vem a mugir ! [:D]

Eu acho perfeitamente natural que haja pessoas que nao gostem ... afinal de contas tem uma particularidade pouco comum a nossa cozinha normal que é o peixe cru ! Se já tenho amigos que nem um bife comem mal passado ... imagino Sushi !

Eu com o bife é o mesmo! E não faz confusão nenhuma comer peixe cru. Quando fazia caça submarina algumas vezes comi uns lombos de linguado logo ali na praia.
No Origami gostei bastante de outras coisas que la comi.

Há duas coisas que tem que marchar todas as semanas, é sushi e uma francesinha.
Bem... há outras mas não são para aqui chamadas. [:D]

Eu não odeio, mas simplesmente não acho nada de especial. Como porque tenho boca de pobre, mas faço sempre força para escolher outras alternativas quando se começa a combinar um jantar fora...

Mas o que noto é que como aqui no forum. Os meus amigos quando eu digo que não acho piada, primeiro dizem que tenho de ir ao sitio X ou Y. Já fui a 3 ou 4 dos melhores de LX e a minha opinião não mudou. Agora olham para mim como se fosse maluco, ou tivesse algum distúrbio.

Pois...

o sushi tem tantos sabores...[br:)]

foste aos sitios errados [:cool:]

[:D] Não... simplesmente não gosto. Posso? [:D]

Carne mal passada não obrigada. Além de não gostar o meu estômago não a suporta. O peixe cru não me faria confusão, desde que gostasse do sabor. Mas não gosto!

Podes revelar o tempero usado para o Arroz ?

É a unica parte que ainda nao acerto ...

Ora bem, segundo me foi vendido... 300 ml de tempero para 1,2 kg de arroz.

O molho tem as seguintes quantidades:
Por cada 1L de vinagre colocas 600g de açúcar e 150g de sal. Poderás ainda colocar a tal alga referida pelo Tiagoleal. segundo percebi, em vez do sal podes colocar 12 colheres de ajinomoto. Mas esta ultima parte é sujeita a confirmação de mais entendidos [;)].

Atenção que se for do arroz de sushi vendido nos hipers deverás colocar um pouco mais de água porque segundo o sushiman "é mais duro que o usado em restaurantes".

Nao sei como se chama, mas aquela loja de produtos naturais/dietéticos dos Shoppings costuma ter... O melhor é lojas chinesas/Japonesas (caras). No Porto e Lisboa há, no resto do país desconheço...Lá é tudo muito mais barato mesmo...

Em relaçao ao Glutamato Monosódico....hummmm, acho que com sal ficas bem servido[;)]

Nao sei como se chama, mas aquela loja de produtos naturais/dietéticos dos Shoppings costuma ter... O melhor é lojas chinesas/Japonesas (caras). No Porto e Lisboa há, no resto do país desconheço...Lá é tudo muito mais barato mesmo...

Em relaçao ao Glutamato Monosódico....hummmm, acho que com sal ficas bem servido[;)]

Celeiro.

Se forem como eu vão ter uma bela reacção ao glutamato! [:D]

Aos entendidos destas coisas cruas "Suchi" por aqui na zona do Porto, quais os locais mais recomendados? Tenho umas visitas que são doidas por suchi e querem ir comer a um, mas como não percebo nada disto peço a vossa ajuda.

Antes de ir, vou ter que forrar as paredes do estomago com alguma coisinha, pois para nim vai ser a "primeira vez".

Obrigado

Voltar
Superior