Sushi

Cá fica então o feedback muito positivo do workshop que fiz no Origami este fim de semana.

Aprendemos a:
- Fazer o arroz;
- Cortar o peixe;
- Fazer Sashimi;
- Temaki;
- Hossomaki;
- Nigiri;
- Uramaki.

Referiram-nos ainda os locais para comprar o material para fazermos em casa.

No final comemos todas as peças (>100), ao lanche, feitas pelo grupo.

Cá fica então o feedback muito positivo do workshop que fiz no Origami este fim de semana.

Aprendemos a:
- Fazer o arroz;
- Cortar o peixe;
- Fazer Sashimi;
- Temaki;
- Hossomaki;
- Nigiri;
- Uramaki.

Referiram-nos ainda os locais para comprar o material para fazermos em casa.

No final comemos todas as peças (>100), ao lanche, feitas pelo grupo.

preço? Ando a ver de uns...

O problema é o material de facas não? Qual será o preço de um bom kit?

Aprendem a cortar o peixe desde inteiro? ou só mesmo as postas?

preço? Ando a ver de uns...

O problema é o material de facas não? Qual será o preço de um bom kit?

Aprendem a cortar o peixe desde inteiro? ou só mesmo as postas?

39€ através do voucher odisseias

Não faço a mínima, mas as facas utilizadas eram da ICEL (No stain), no entanto ele referiu que aquelas facas não eram as ideias, de qualquer modo não senti qualquer dificuldade com elas. O sushiman também chegou a cortar com elas e a diferença de corte era quase irrelevante.

Aprendemos a cortar o peixe desde inteiro até colocar na peça.

Pois, o que eu suspeitava. Mas deverão haver alternativas mais baratas não? Sem elas, a coisa corre mal. Já com as minhas mãos tem tudo para correr mal lol.

Basta comprares umas facas boas. A Icel é nacional e tem boas ofertas a bom preço. Depois é só manter com cuidado. NUNCA meter as facas na máquina, cortar só em cima de tábuas próprias etc etc

Se há coisa que não dispenso na cozinha são facas boas. E afiadas.

Nem todos podem gostar da mesma coisa ... Sushi é daquelas coisas que ou se odeia ou se adora ... nao há meio termo.

Pessoalmente ADORO ... 2 ou 3x's por mes vou comer fora sushi ... 1 ou 2x por semana vou buscar ao take away que tenho um pertinho de casa bem porreiro.

Nao se esquecam desta pergunta
Podes revelar o tempero usado para o Arroz ?

É a unica parte que ainda nao acerto ...

Nem todos podem gostar da mesma coisa ... Sushi é daquelas coisas que ou se odeia ou se adora ... nao há meio termo.

Pessoalmente ADORO ... 2 ou 3x's por mes vou comer fora sushi ... 1 ou 2x por semana vou buscar ao take away que tenho um pertinho de casa bem porreiro.

Nao se esquecam desta pergunta

eu odiava, dava-me nojo só de pensar em comer aquilo cru.

Hoje Adoro, é o meu "prato" preferido. É o que eu mais gosto de comer e mais prazer me dá.

Por isso é que insisto em dizer às pessoas para experimentarem mais do que uma vez em sítios bons.. Eu comecei a gostar de sushi comendo sashimi nos sitios bons.
O fundamental é nao ir a restaurantes fracos ao inicio, porque se algo corre mal, nunca mais queremos ver sushi à frente.

Última edição:
Podes revelar o tempero usado para o Arroz ?

É a unica parte que ainda nao acerto ...

Olha aqui [;)]

Varia de restaurante para restaurante, e as proporções são MUITO diferentes entre restaurantes...

Mas com Vinagre de Arroz Japonês, açúcar e sal já fazes isso[;)] Podes colocar alga Kombu, e há quem ponha mais coisas...

Já usei cerca de 80% de Açúcar e uns 17% de Sal em relação aos 100% de Vinagre num restaurante, mas a maioria usa menos açúcar.

É só aquecer o vinagre o suficiente, sem ferver, para dissolver o sal e o açúcar, e deixar arrefecer. O Sushi Su coloca-se frio (ambiente) sobre o arroz quente acabado de cozer. E depois espalha-se na pedra mármore da cozinha ou tabuleiro GRANDE, e vai-se voltando com uma colher grande (de pau/plastico) sem esmagar, para que todo o arroz fique temperado, e para o arrefecer também.

edit:

Não sei se sabes (muita gente não sabe), mas o arroz coze-se sem nada...nem sal sequer...

Numa panela normal (antiaderente é melhor):

-Colocar o arroz previamente lavado (até a água ficar incolor) e escorrido 20/30 minutos.

-Colocar agua fria (ambiente). Quase todos os pacotes dizem a quantidade, mas varia de marca para marca ( e tipo), e se a colheita é recente ou antiga(mais seco). Á segunda já vez se tem água a mais ou a menos[:D] Mas 1.3/1.5 vezes o volume de arroz será ok para os mais comuns...

Ligar o fogão no máximo até a água ferver, colocar no mínimo para que a água ferva, mas lentamente. Contar 10 minutos, ao fim dos 10 minutos colocar no máximo 20 a 30 segundos , desligar, retirar do fogão e deixar repousar 10 minutos.

O tacho está SEMPRE tapado, durante a cozedura e após. Sempre que o abres sai vapor e como a água é medida não convém[;)]

Assim que retirares o arroz temperas com o Sushi Su frio (ambiente) O sushi su pode ser feito em quantidade, e armazenado MUITO tempo numa garrafa/tupperware. Com um PH daqueles não há "bicho" que lhe pegue[:D]

Última edição:
eu odiava, dava-me nojo só de pensar em comer aquilo cru.

Hoje Adoro, é o meu "prato" preferido. É o que eu mais gosto de comer e mais prazer me dá.

Por isso é que insisto em dizer às pessoas para experimentarem mais do que uma vez em sítios bons.. Eu comecei a gostar de sushi comendo sashimi nos sitios bons.
O fundamental é nao ir a restaurantes fracos ao inicio, porque se algo corre mal, nunca mais queremos ver sushi à frente.

A mim não me dá nojo pensar em comer aquilo cru. Odeio é o sabor, mesmo. E já fui a uns 3 restaurantes com nome na praça e o resultado é sempre uma dor na carteira. [:D]

Voltar
Superior