Suícidio. Porquê?

Teve coragem porque se suicidou para salvarguardar a família depois de ter feito as dívidas?!

Não concordo. Coragem não é isso no meu dicionário.

Desespero, fuga, depressão, esperança que a morte traga algo bom para os outros, talvez.
Coragem? nem por isso.

Coragem é lutar não é arrumar as luvas para deixar o outro ganhar.

É isto. Alguém que se mata é alguém que desiste e por isso não teve a coragem de lutar.

Não tem forças para lutar mas tem forças para se matar?

Cobardia por aplicar essa força na direcção mais fácil.
e desde quando é que acabar com a propria vida é uma coisa facil de se fazer? vida só temos uma, portanto para eles tomarem uma atitude dessas é porque não estão nada bem psicologicamente......ah e nos temos uma coisa que se chama instinto de sobrevivência e isso é uma arma bastante poderosa...nós quando estamos em perigo de vida fazemos coisas que nao nos passam pela cabeça.... mas até a depressão, desespero, etc seja o que for consegue ser mais forte que isso
até parece que acabarmos com a nossa propria vida é uma coisa banal do género "vou-me só atirar ali para a linha de comboio porque estou cansada de viver"
covardes são aqueles que acabam com a vida dos outros

e desde quando é que acabar com a propria vida é uma coisa facil de se fazer? vida só temos uma, portanto para eles tomarem uma atitude dessas é porque não estão nada bem psicologicamente......ah e nos temos uma coisa que se chama instinto de sobrevivência e isso é uma arma bastante poderosa...nós quando estamos em perigo de vida fazemos coisas que nao nos passam pela cabeça.... mas até a depressão, desespero, etc seja o que for consegue ser mais forte que isso
até parece que acabarmos com a nossa propria vida é uma coisa banal do género "vou-me só atirar ali para a linha de comboio porque estou cansada de viver"
covardes são aqueles que acabam com a vida dos outros

Exacto. Cobardes são aqueles que só pensam neles próprios, matam-me e acabam com a vida dos outros à sua volta.

Exacto. Cobardes são aqueles que só pensam neles próprios, matam-me e acabam com a vida dos outros à sua volta.
Se eles querem acabar com a sua própria vida vão pensar na dos outros? Isso não tem lógica
Bem mas eu desisto..fica lá com a tua ideia de que quem se mata são uns covardes insensíveis que só pensam neles e não nos que estão à sua volta

Se eles querem acabar com a sua própria vida vão pensar na dos outros? Isso não tem lógica
Bem mas eu desisto..fica lá com a tua ideia de que quem se mata são uns covardes insensíveis que só pensam neles e não nos que estão à sua volta
Estou de acordo com Obtuso ,Se suicidar è ser cobarde ,jà passei uma fase dificel na Vida e pensei nisso no Suicido mas pour Sorte penso Eu vejo uma emiçao na TV e falavam de suicido e diziam as Pessoas que fazem sao Egoitas pois nao pensam o Mal que fazem aos Familiares e hoje vou melhor ,foi um Desabafo ,lool.
Cumps!

Claro que não pensam nos outros. Por isso é que são cobardes e egoístas.

Estou de acordo com Obtuso ,Se suicidar è ser cobarde ,jà passei uma fase dificel na Vida e pensei nisso no Suicido mas pour Sorte penso Eu vejo uma emiçao na TV e falavam de suicido e diziam as Pessoas que fazem sao Egoitas pois nao pensam o Mal que fazem aos Familiares e hoje vou melhor ,foi um Desabafo ,lool.
Cumps!
Força nisso. Continua com essa coragem.

Um abraço solidário e não te penalizes...
O teu amigo «só» escolheu o seu caminho...e muito provavelmente tinha direito a fazê-lo.....

Obrigado.

Sim, todas as pessoas têm o direito de por fim à vida. Isso para mim é indiscutível.

Infelizmente, as consequências também são por norma indiscutíveis na maior parte dos casos.

Um grande abraço.

este topico virou num topico onde maioria que comenta nao tem nada a acrescentar
Imagino varios aqui de ego grande aqui de vidas organizadas e q vivem em aldeias e terrioalas interiores a se apaixonar por uma venezuelana ou uma brazileira 20 anos mais nova. Os q dizem q nunca aconteceria tal coisa sao os primeiros. Que é de um momento para o outro a mulher da sua vida. LArgam mulher e filhos. E quando dao por ela ja nem dinheiro teem ,ja nem familia e o grande amor fugiu de novo para o seu PAís rica com um gajo bem mais novo. E depois metem um tiro na cabeça. É um classico de muito gajo dev 45 a 60 anos bem na vida com negocios de loja aberta com sucesso. O ego é tao grande q nem percebem q sao o alvo perfeito por achar q so acontece aos outros . É o classico. Conheço n assim

O q estou aqui a tentar dizer é q voces aqui estao a meter muita conversa q no fundo é palha. É como eu ir encher um topico de comentarios sobre culinaria. Eu nunca passei pela experiencia de estar proximo a cometer algo do genero etc. Mas ja vivi a dinamica da depressao depois de erros de opçoes e vejo q maioria aqui mete palha e ate acho q conhecem mal a dinamica humana.

Apenas acho de importante salientar q de facto alguem matar-se tendo familia e pessoas q gostam dele como algo q considero egoismo. Sim acho q é. Mas tambem sei q é como uma doenca mental. A pessoa quando se sente assim deve informar familiares proximos e procurar ajuda medica. NAo tem mal nenhum e vergonha nenhuma perceber q se esta mal. E nao demonstra fraqueza mas sim força em perceber q algo vai mal na cabeça. Mas nao se esqueçam q ate cultural é o suicidio. O importante é salientar "se estas mal procura ajuda medica e informa famiiares q estas com maus pensamentos". Pq entre os pensamentos e fazer vai sempre ainda uma grande distancia clinicamente falando. E vai a tempo de ser tratada. Por vezes basta começar a tomar medicamentos e tudo logo muda. E levar o plano correctamente. Ou seja demonstra claramente q certos casos sao mesmo de saude mental momentaneamente. Uma subrrotina temporaria. É lixado quando estao mal fechar os olhos e só ver "porcaria". Quando isso acontecer avisar logo alguem e contactar ajuda medica. Ja me aconteceu isso e nem sequer queria matar-me. Mas via-me a fazer "*****". É dificil explicar algo asism. Queres dormir e para alem de estares depressivo só vias "*****" em vez de sonhares com coisaas boas à noite. E vai piorando pq nao dormes direito e andas sempre cansado. O que eu fiz como truque ate ter ajuda (pq pedi) é algo ridiculo mas vou vos contar. Masturbar-me com frequencia... Sim. Em vez de ter maus pensamentos enauqndo o fazia e via gajas boas na minha cabeça e tinha a libertacao de boas hormonas durante o orgasmo dava-mme uns minutos a horas de limpeza mental fora da depressao. Eu fiz tudo q pude para sobreviver. Mas o que me fizeram nao se faz a ninguem .Mas la esta é como se os pensaments nem fossem teus. Mas vives esses pensmentos e nao os queres...Fiz tudo para fugir dessa subrotina mental. Como vivia num local onde nao conhecia ninguem ate pedia para estar sempre em casa de uns vizinhos. Quem quer viver como eu queria faz tudo q pode para fugir à ***** dos maus sonhos. MAs o q eu vivi... Ainda me eide vingar

Última edição:
Claro que não pensam nos outros. Por isso é que são cobardes e egoístas.
Se calhar até é por pensarem nos outros que se matam, eu sei bem o que a minha família tem passado comigo, e hoje tenho a perfeita noção que quando se eu fosse generoso e corajoso naquela altura teria garantido eficácia.

Não percebi.

Não tem capacidade de pensar mas se for suicídio já dá para pensar e programar tudo?
O suicídio para se matar raramente é programado, há uma fase aguda rápida e se não morreu salvou-se...
A reflecção não acontece muito, mas quando acontece, acontece mais no suicídio que não é para morrer, é que há pessoas em que o suicídio pode ser uma maneira doentia de pedir alguma coisa, por exemplo.

Cada asneira que se lê de quem fala das situações sem saber o que é estar nelas.

1. Não digo que não se digam asneiras por aqui

2. Mas não é preciso estar nas situações para ter uma opinião

3. Se sabes mais, partilha, e não te limites a dizer "só quem passou é que sabe" e falam sem saber e deixas a malta na "ignorância"

4. Passar de perto por uma situação destas, não torna automaticamente num perito da questão.

Voltar
Superior