substituir óleo do motor

Boas
Tenho uma carrinha Renault Clio de 2 lugares 1.9D de 1991, e precisava de ajuda para mudar o óleo. Como não tenho grande experiência em mecânica, precisava de umas dicas, nomeadamente:

Devo iniciar o trabalho por desapertar o bujão, retirar o óleo, voltar a apertar o bujão e encher pelo bucal na parte superior do motor? Qual é a quantidade de óleo que devo utilizar ou será melhor conferir pela agulheta quando estiver a meio entre o máximo e o minimo. Se houver mais alguma dica agradecia.

Grato pela atenção, peço desculpa pela falta de jeito. Obrigado

carrinha CLIO ????é mais um comercial...nao ??

se nao sabes fazer porque é que nao o levas a uma oficina ??? por 15€ hoje em dia ja se muda o oleo num carro...

Convém substituires a anilha do parafuso do bujão ou corres o risco de haver fugas por aí.

E no fim, o que vais fazer ao óleo que tiras do carro?

Antes de mais benvindo ao fórum.

Quanto a mudares o óleo o ideal era ires a uma oficina, mas como eu também o mudo em casa....

Tiras o bujão, deixas escorrer bem;
Tiras o filtro;
Metes um filtro novo
Metes uma anilha nova
Apertas o bujão
Metes o óleo pela tampa no cimo do motor (a quantidade não sei ao certo mas deve andar pelos 4,5l)
Por último e igualmente importante: metes o óleo num garrafão e entregas numa oficina ou num centro de reciclagem.

Se mesmo assim achas que tens duvidas, pega no carro e leva-o a uma oficina.

existem empresas que dão o tratamento aos oleos usados, como por exemplo a BIOLOGICAL...

mas o mais indicado é entregar numa oficina de automoveis... eles são obrigados por lei a ter um acordo com alguma entidade (depende da zona do país) para fazer regularmente a recolha de oleos!

cumps ;)

existem empresas que dão o tratamento aos oleos usados, como por exemplo a BIOLOGICAL...

mas o mais indicado é entregar numa oficina de automoveis... eles são obrigados por lei a ter um acordo com alguma entidade (depende da zona do país) para fazer regularmente a recolha de oleos!

cumps ;)

Plenamente de acordo!

Apenas procurei sensibilizar o nosso amigo para esse problema, não fosse ele esquecer e enfiá-lo pelo esgoto abaixo!

Como referência, um simples litro de óleo pode destruir por alguns anos um lençol de água de muitos milhares de metros cúbicos!

Voltar
Superior