Substantivo ou adjectivo?

Porco

Banido
Surgiu-me a seguinte dúvida:

- Quando eu digo, por exemplo,

"Uma loira entrou pela porta da frente"
"Um americano ganhou o primeiro prémio"
etc..

"loira" e "americano" são adjectivos, mas neste caso o substantivo está implícito na frase, ou seja, "mulher loira", "cidadão americano".

A questão é: neste contexto, "loira" e "americano" continuam a ser adjectivos ou podem fazer de substantivo? Há alguma denominação especial para este tipo de adjectivo? Obrigado.

Última edição:

etc..

"loira" e "americano" são adjectivos, mas neste caso o substantivo está implícito na frase, ou seja, "mulher loira", "cidadão americano".

A questão é: neste contexto, "loira" e "americano" continuam a ser adjectivos ou podem fazer de substantivo? Há alguma denominação especial para este tipo de adjectivo? Obrigado.

Salvo erro tanto "loira" como "americano" são adjectivos e substantivos. A forma que tomam depende de como são usados.

"Uma loira" - substantivo
"Ela é loira" - adjectivo
"O velho" - substantivo
"Ele é velho" - adjectivo
etc...

Salvo erro tanto "loira" como "americano" são adjectivos e substantivos. A forma que tomam depende de como são usados.

"O velho" - substantivo
etc...

Ah . parece-me uma boa explicação. Mais alguém confirma? Obrigado.

É a mesma coisa que dizer: o porco abriu um tópico no Fórum Autohoje.

o porco é substantivo ou adjectivo?? diz lá como queres ser tratado [:D][;)]

É a mesma coisa que dizer: o porco abriu um tópico no Fórum Autohoje.

o porco é substantivo ou adjectivo?? diz lá como queres ser tratado [:D][;)]

depende do contexto. Se for um tópico a falar de norueguesas nuas de 1.80 e olhos azuis a fazer sexo selvagem, é adjectivo. Se for um tópico com este, é substantivo.

etc..

Não serão antes Predicativos do Complemento Directo ?

Cumps[;)]

"O velho" - substantivo
etc...

Acho que é isto [;)].

depende do contexto. Se for um tópico a falar de norueguesas nuas de 1.80 e olhos azuis a fazer sexo selvagem, é adjectivo. Se for um tópico com este, é substantivo.

[:)][:)]

Não serão antes Predicativos do Complemento Directo ?

Cumps[;)]

Podem ser Predicativos do Complemento Directo, se dissermos: "Ele considerou-a loira" (pronto, esta frase está um bocado estranha, mas percebe-se a ideia) ou do Sujeito, se dissermos: "Ela é loira."

Acho que é isto [;)].

[:)][:)]

Podem ser Predicativos do Complemento Directo, se dissermos: "Ele considerou-a loira" (pronto, esta frase está um bocado estranha, mas percebe-se a ideia) ou do Sujeito, se dissermos: "Ela é loira."

Correcto apr:)!
Outro exemplo o "juiz considerou o réu inocente", adivinhem qual é o predicativo do complemento directo?

[:)][:)][:)][:)]

tas a dar lhe forte para ganhares a taça do user do ano 2010!! apr:) apr:) [:D] [:D]

Abraço

Voltar
Superior