Subsídio de Desemprego

AJ2005

New member
Boa tarde a todos.

Infelizmente e pela primeira vez na vida tive que requerer o subsídio de desemprego.
Alguém tem conhecimento de quanto tempo demora até se começar a receber, após a entrega dos documentos?

Obrigada

AJ

Subsídio de Desemprego

Infelizmente o meu levou 3 meses a aparecer depois que meti os meus inúmeros papelinhos que atestaram 16 anos de descontos de uma só empresa e acrescidos de inúmeros descontos realizados ao longo de mais de 22 anos. :sh)

Regra geral há que esperar alguns dias, mas dependendo do actual sistema e de uma carga de novas alterações, novas leis, novas contradições, várias formúlas de cálculo, etc e tal lá haverá de vir a resposta definitiva e aqui desejo boa sorte aos que - por uma infelicidade de percurso das suas vidas - se viram remetidos a esta situação incómoda que atinge milhares de pessoas.

No entanto eu deixo aqui uma revelação para quem faz descontos e não sabe que poderá vir a ser espectador e senão mesmo vítima de uma cena digna de uma série de Hercule Poirot.

É que eu ao fim de 6 meses recebi uma carta (notificação) a dizer que me tinham sido cortados todos os subsídios porque "... por actualização de descontos... " fui considerado empregado da empresa que afinal tinha metido papéis de insolvência. ou seja, através de processos judiciais a empresa faliu e na reposição de descontos que não fez na época devida a que estava obrigada e os quais somente foi colocar muito depois e comigo já no desemprego, eu fui acusado - injustamente - de estar a trabalhar apesar de possuir claramente registo de desempregado e estar já a frequentar um curso intensivo através do IEFP.

Os vossos actuais descontos não significam que tenham lá esses meses que aparecem nos ditos papelinhos todos em conta bem certinha porque pode dar-se a situação de haver uma combinação diferente e daqui resultar que as empresas falidas ainda estejam a depositar o que devem ao estado e vocês acabam por se verem prejudicados por mais uma data de tempos sem verem mépias do subsídio de desemprego já que durante a actualização da base de descontos são dados automaticamente como empregados activos e, portanto, sem direito a subsídios.

É caso para se dizer que algo vai mal neste mundo onde tudo se governa por sistemas informáticos com tanto poder de investigar, de calcular, de saber da vida do comum cidadão de cima para baixo, de tantas espécies de comunicações e que afinal se revelam mais um problema a acrescentar a um problema que por si só era preto no branco.

Assim vivem muitas pessoas da nossa praça através destes famosos problemas rocambolescos que se arrastam por mais uns tempos e cujos episódios se seguirão ao longo de mais uma temporada de aventuras.

"Quanto mais se vive mais se aprernde e nem toda a vida que se vive no mundo chega para nos dar totais conhecimentos sobre tudo aquilo que deviamos possuir como uma definitiva sabedoria. Por isso mesmo, nascemos e morremos ignorantes"

Eu tambem fui em fins de julho para o fundo de desemprego, e no dia 11 de agosto ja la tinha o dinheiro, 5 ou seis dias de julho e o mes de agosto.
Atenção que essa demora pode ser um erro na seguança social, porque eles dizem que no maximo demora tres semanas.
Dou-te de conselho ir ha segurança social e perguntares.

3 meses sem receber o subsidio de desemprego, isso era á 10 anos atrás, hoje demora entre 5 dias a um mês.
aconselho a quem esta á 3 meses sem o receber se dirigir a Seg. Social, pois alguma coisa não esta bem.

Estou desempregado uma vez que o contrato cessou no mês passado, vou meter os papeis para o desemprego na semana que vem.

Alguém sabe a data a partir da qual tenho direito ao subsídio? Será a data a partir da qual o contrato cessou??

Estou desempregado uma vez que o contrato cessou no mês passado, vou meter os papeis para o desemprego na semana que vem.

Alguém sabe a data a partir da qual tenho direito ao subsídio? Será a data a partir da qual o contrato cessou??

Não, a data é a que entras com o pedido no centro de emprego.

É a partir da data em que são entregues os documentos no Centro de Emprego. Boa sorte, que isto não está fácil.

Obrigado pelo esclarecimento da dúvida.

Segundo apreendi do Mod. RP5000-DGSS , necessário para requerer o subsídio, a declaração de IRS é apenas necessária nos casos em que o benefíciário está a requerer o subísidio social de desemprego.

Estarei a ler bem???

http://www.anileda.pt/downloads/Requer_Prestacoes_Desemprego_RP5000_2000.pdf

Vou receber 65% do ordenado base do anterior contrato ou o cálculo é sobre o vencimento líquido?

Última edição:
Obrigado pelo esclarecimento da dúvida.

Segundo apreendi do Mod. RP5000-DGSS , necessário para requerer o subsídio, a declaração de IRS é apenas necessária nos casos em que o benefíciário está a requerer o subísidio social de desemprego.

Estarei a ler bem???

http://www.anileda.pt/downloads/Requer_Prestacoes_Desemprego_RP5000_2000.pdf

Vou receber 65% do ordenado base do anterior contrato ou o cálculo é sobre o vencimento líquido?

No guia prático do subsidio de desemprego está lá a fórmula de cálculo. Procura-o no site da segurança social.
Quanto à declaração de irs, não é precisa.

Hoje a minha Maria (desempregada desde dia 2 Setembro) recebeu uma carta da segurança social a solicitar a devolução de X € recebidos indevidamente no subsidio de desemprego do mês de Setembro, ao abrigo da lei 51/2013 de 24 de Julho deste ano, que diz que serão retirados 6% do subsidio de desemprego e 5% do subsidio de doença, para efeitos de contribuição, com efeitos retroactivos desde o dia 25 de Julho.

Nem vou qualificar esta lei, nem o encapotamento (contribuição e não corte), mas gostaria de perceber para o que é que a minha Maria (e mais uns quantos) andam a contribuir. Alguém sabe?

se receber essa carta... vai haver noticias na tv sobre mim!!!

[8b][8b][8b][8b][8b]

que FDP!!!!

não basta um gajo não ter trabalho agora ainda roubam da esmola que nos dão?!?!?!

Voltar
Superior