Suborno. E agora?

quando tirei a carta (em 2002) o meu instrutor avisou-me logo que não se metia em esquemas, se eu quisesse pagar ao examinador tinha de ser eu a tratar disso.

já á irmã de um colega, o examinador já dentro do carro perguntou se havia novidades, como não havia, lá se arranjou maneira de a rapariga chumbar[s)]

A gravação dessas conversas no telemóvel ou em chamada em tempo real, seria prova admissível em tribunal?

Se ligares para um banco, ou outra entidade oficial, é comum que te perguntem "autoriza que se grave a chamada?"

Isto porque, para servir de prova, todos os intervenientes na chamada têm que ter conhecimento de que estão a ser gravados. Caso contrário, eles simplesmente gravavam e não perdiam tempo a pedir-te permissão para nada. Por isso, sim, é admíssivel em tribunal se houver um aviso claro que ambas as partes estão cientes da gravação.

Mas lá está, quem sabe que está a ser gravado, também tem mais cuidado com o que diz.

Se não me falha a memória, o famoso caso "apito dourado" sofreu por causa disso. As chamadas existiram, mas nem todos os que estavam a ser gravados sabiam das escutas, por isso, a "prova" foi dada como inadmissível.

Talvez não utilizem para agravar penas mas pelo menos, digo eu, que serve para os juízes na medida do que a lei lhes permite, aplicar o máximo de pena.
E serve também para " caso duvidas houvesse "

Bem visto, se servirem para aplicar a pena máxima, não precisam de as utilizar para agravar penas ...

Percebeste o que disseste? [;)]

É por essas e por outras que os exames (e aulas) deveriam ser registados em vídeo para posterior análise de entidades competentes, acabariam muitos destes problemas com a nota.

Estou a falar de escolas reais, não de escolas fake [:D]

Já agora, estas situações não abonam muito a favor da escola de condução, e deixar avaliação negativa pode influenciar o sucesso da mesma.
A menos que a malta vá logo para a escola na mesma rua onde habita, normalmente faz-se o trabalho de casa para perceber a qualidade da escola para fazer uma boa escolha, porque não são todas iguais.

Uma pergunta: no dia que o instrutor pediu o suborno, porque não queixa na escola (livro de reclamações), polícia e mudança de escola de condução?

Obrigado pelas vossas respostas, realmente bastantes pontos de vista e muitas coisas para considerar. Valeu bem a pena fazer a conta e perguntar!

As gravações de audio infelizmente não são admissíveis como prova, e segundo a PJ, são até ilícitas, talvez criando uma situação pior que a do instrutor corrupto (eu perguntei se poderia recolher provas desta maneira, e esta foi a resposta que me deram).

Não me queixei na escola sendo esta muito pequena, e segundo familiares é bem possível que todos lá estejam envolvidos no esquema. Sim, estou a pensar em mudar de escola para repetir o exame, penso que seria essa a escolha certa pois não quero que isto aconteça outra vez.

A PJ foi muito acolhedora, e ajudaram com o processo. Não escolhi o departamento, entrei e perguntei para falar com um investigador. Ao que parece, isto é considerado pelo Ministério Público como um crime público, e a investigação vai decorrer com certeza. Mas a minha dúvida ainda se mantém, como vai proceder agora? A minha preocupação é mesmo ter de ser a minha palavra contra a dele. Mas acho que não me iriam pôr nessa situação, isso seria uma decisão muito pouco inteligente.

Vi que alguém disse que poderia ser constituída como assistente para a investigação, uma coisa que já tinha pensado, mas que me deixa um pouco nervosa. Mas a questão aqui não é de nervos, dinheiro, tempo, etc, como alguém também mencionou. É uma questão de se fazer as coisas como tem de ser, sem medos de fraudes quando estou a aprender a conduzir, nem ter de contar com dinheiro extra para pessoas corruptas.

Não és constituída assistente... poderás és tu, te constituíres assistente (isto respeitando os prazos legais).

Quanto às gravações já foi referido o que as "mesmas valem".... e a valoração que poderá ou não ser dada... etc etc..

Com a "notícia do crime", iniciou-se a fase de inquérito, em que serão tomadas diligências para apurar se há matéria para deduzir ou não acusação...

Mas poderás ser arrolada como testemunha por parte do MP... se isso avançar.

Obrigado pelas vossas respostas, realmente bastantes pontos de vista e muitas coisas para considerar. Valeu bem a pena fazer a conta e perguntar!

As gravações de audio infelizmente não são admissíveis como prova, e segundo a PJ, são até ilícitas, talvez criando uma situação pior que a do instrutor corrupto (eu perguntei se poderia recolher provas desta maneira, e esta foi a resposta que me deram).

Não me queixei na escola sendo esta muito pequena, e segundo familiares é bem possível que todos lá estejam envolvidos no esquema. Sim, estou a pensar em mudar de escola para repetir o exame, penso que seria essa a escolha certa pois não quero que isto aconteça outra vez.

A PJ foi muito acolhedora, e ajudaram com o processo. Não escolhi o departamento, entrei e perguntei para falar com um investigador. Ao que parece, isto é considerado pelo Ministério Público como um crime público, e a investigação vai decorrer com certeza. Mas a minha dúvida ainda se mantém, como vai proceder agora? A minha preocupação é mesmo ter de ser a minha palavra contra a dele. Mas acho que não me iriam pôr nessa situação, isso seria uma decisão muito pouco inteligente.

Vi que alguém disse que poderia ser constituída como assistente para a investigação, uma coisa que já tinha pensado, mas que me deixa um pouco nervosa. Mas a questão aqui não é de nervos, dinheiro, tempo, etc, como alguém também mencionou. É uma questão de se fazer as coisas como tem de ser, sem medos de fraudes quando estou a aprender a conduzir, nem ter de contar com dinheiro extra para pessoas corruptas.

Queixa no livro, e enviavas cópia para o IMT... ainda vais a tempo [;)]

A prova vai ser muito difícil. Pode ser que existam outras denúncias contra o mesmo sujeito ou a mesma escola de condução. Mas estranho que se tenha de subornar o instrutor. Não seria melhor subornar o examinador?

A prova vai ser muito difícil. Pode ser que existam outras denúncias contra o mesmo sujeito ou a mesma escola de condução. Mas estranho que se tenha de subornar o instrutor. Não seria melhor subornar o examinador?

Não é subornar o instrutor. O suborno é para o examinador, mas o instrutor leva a sua parte (é o angariador)....

Respondendo à questão... tu não sabes conduzir! Nem estás em condição de ir a exame!

Portanto vais ter que te aprimorar se quiseres um dia vir a fazer-nos companhia na estrada.

O resto não interessa! Tu não sabes conduzir nem estás em condições para o fazer nos próximos meses. Precisas de mais treino, mais prática!

Esse é o fulcro da questão!

Tás a falar de mim?
Yep, tenho exame para a semana e parece que ela não vai conseguir, isto e uma teia de várias escolas (e parece que há acordos dos preços entre escolas/centros de exame e tudo lol).
Infelizmente eu, como já precisava da carta para ontem (para não andar a chatear mais os papas ao ter de ir a algum lado, infelizmente os transportes públicos não chegam a todo o lado né?), vou dar e fds (a minha irmã não deu e o engenheiro quase que a reprovava porque "era muito confiante a conduzir").
Sinto que conduzo bem, mas sempre me disseram que se aprende as manhas fora da escola de condução.
A escola de condução só serve para saberes o básico, pelo lixo que há aí na estrada (rotundas mal feitas são o pão nosso de cada dia lol)...

Sinto que conduzo bem, mas sempre me disseram que se aprende as manhas fora da escola de condução.
A escola de condução só serve para saberes o básico, pelo lixo que há aí na estrada (rotundas mal feitas são o pão nosso de cada dia lol)...

esse teu discurso e teoria só revela o porquê de andar tanto lixo pela estrada[;)]
se todos conduzirem na tal forma básica como o fazem nas aulas ou exame de condução te garanto que deixava de haver lixo

A queixa na pj, é realizada no piquete, que está aberto 24 horas para tal...

Devias ter era logo feito queixa, assim que te falaram em pagar para passares no exame, a queixa era registada como inquérito, sendo assim mais fácil a recolha de prova, com o processo de suborno a decorrer...

Findo o mesmo, é investigar uma tentativa de uma coisa que não chegou a acontecer no teu caso.

Mas obviamente que fizeste sempre bem em apresentar queixa, pois esse instrutor vai ser investigado, por outros crimes do mesmo género que poderá cometer...

Cumps

Voltar
Superior