Start/Stop Laguna II

Romao

New member
Não, não fiquei apeado [:D] mas valeu o susto [;)]

Então hoje entre duas viagens aconteceu uma cena que me deixou parvo que foi o simples facto do sistema start/stop passou-se.

Antigamente era colocar o cartão na ranhura, carregar uma vez no botão e o carro ligava a ignição automaticamente...

Agora o que acontece é que tenho que ficar a carregar no botao durante 1 segundo para que o carro ligue a ignição, quando dantes bastava um toque...

A bateria está boa, foi trocada ha uns 5 meses, e não é da pilha pois o carro abre e fecha as portar normalmente..a menos que de alguma maneira se utilize pilha para o carro se ligar...so sei que isto agora deixou-me à nora... :confused:

Ah e dantes bastava colocar um pouco do cartao para o radio se ligar e agora tem que se inserir totalmente...

Tenho que procurar a outra chave a ver se faz o mesmo...

Electronicas powa... [:blush:]

Não, não fiquei apeado [:D] mas valeu o susto [;)]

Então hoje entre duas viagens aconteceu uma cena que me deixou parvo que foi o simples facto do sistema start/stop passou-se.

Antigamente era colocar o cartão na ranhura, carregar uma vez no botão e o carro ligava a ignição automaticamente...

Agora o que acontece é que tenho que ficar a carregar no botao durante 1 segundo para que o carro ligue a ignição, quando dantes bastava um toque...

A bateria está boa, foi trocada ha uns 5 meses, e não é da pilha pois o carro abre e fecha as portar normalmente..a menos que de alguma maneira se utilize pilha para o carro se ligar...so sei que isto agora deixou-me à nora... :confused:

Ah e dantes bastava colocar um pouco do cartao para o radio se ligar e agora tem que se inserir totalmente...

Tenho que procurar a outra chave a ver se faz o mesmo...

Electronicas powa... [:blush:]

tá a ficar exigente, tens que o meter(o cartão) todo lá dentro[:)]

Romão acho que isso é um sintoma de avaria disso, parece-me que no Renault Club Portugal, vi alguem a falar disso nos LAG II. É uma avaria do modulo do cartão.

Ui, acontece exactamente a mm coisa no meu laguna, mas ja ha uns bons meses, ele vai á revisao dia para a semana... Tenho q tratar disso, este carro da montes de problemas electricos.

Esta é uma situação que dá para manter assim ou um dia destes o carro não vai pegar e ponto final? :sh)

Alguem sabe se o arranjo é muito caro? :(

[INCENDIÁRIO MODE]As avarias que vocês "inventam" no Laguna II... [:D][/INCENDIÁRIO MODE]

A sério, nada disso se passa por aqui! [;)]

Passei na Ranhô Abrunheira e o senhor da Recepção disse que dificilmente o carro deixa de pegar, mas ressalva sempre que a nivel electronica,tudo pode acontecer...

Vou experimentar com a outra chave e ainda vou la ligar à maquina a ver o que ela indica [:cool:]

o laguna II da minha irmã também passou a ligar da maneira que dizes - carregar no botão até ligar. mas acho que nem tudo é mau: penso que ainda vai no turbo original (e é de 2001) [:D]

Não te preocupes, o carro vai pegar sempre.
O que passa é que existem duas patilhas dentro do leitor do cartão, uma para o após contacto e outra para a total inserção do cartão.
A patilha do após contacto(que liga a placa de serviços) partiu(pratica corrente) e não faz a leitura.
Como existe a segunda patilha(total inserção do cartão) esta permite o arranque.
Solução: Novo leitor de cartão.
Podes pedir isso na renault e vai custar uma pasta, segunda opção vais a uma sucata e compras um (essa peça não é codificada).
Atenção
Se o teu carro dispõe de mãos livres tens de comprar o leitor exactamente igual, a ficha de encaixe tem uma cor especifica.
Se não tiver o sistema qualquer leitor te serve, tanto o de mãos livres como o sem.
Não te esqueças de o exprimentar se fores adquiri-lo a uma sucata, porque pode vir com o mesmo problema.

Alguma duvida apita.

A extração dessa peça é bastante simples, basta com uma chave de fendas fina, puxar os cantos( tem umas molas de pressão). depois do conjunto extraido, basta separar o embelezador frontal do leitor.
A extração faz-se com o cinzeiro retirado.

Não te preocupes, o carro vai pegar sempre.
O que passa é que existem duas patilhas dentro do leitor do cartão, uma para o após contacto e outra para a total inserção do cartão.
A patilha do após contacto(que liga a placa de serviços) partiu(pratica corrente) e não faz a leitura.
Como existe a segunda patilha(total inserção do cartão) esta permite o arranque.
Solução: Novo leitor de cartão.
Podes pedir isso na renault e vai custar uma pasta, segunda opção vais a uma sucata e compras um (essa peça não é codificada).
Atenção
Se o teu carro dispõe de mãos livres tens de comprar o leitor exactamente igual, a ficha de encaixe tem uma cor especifica.
Se não tiver o sistema qualquer leitor te serve, tanto o de mãos livres como o sem.
Não te esqueças de o exprimentar se fores adquiri-lo a uma sucata, porque pode vir com o mesmo problema.

Alguma duvida apita.

Epah, se ele pegar sempre para mim já é um alivio... [:cool:]

Tens ideia de quanto poderá custar o leitor de cartões sem ser o mãos-livres? Era so mesmo para ter uma noção...

O facto dessa peça não ser codificada já facilita...

A extração dessa peça é bastante simples, basta com uma chave de fendas fina, puxar os cantos( tem umas molas de pressão). depois do conjunto extraido, basta separar o embelezador frontal do leitor.

Muito obrigado pela explicação!!! apr:)apr:)apr:)apr:)

Porreiro! Assim já facilita! [;)]

[:D][:D][:D]

Não tenho bem a certeza, mas creio que anda pelos 200/300€
Por isso é que referi as sucatas sendo que os preços oscilam nos 50€(mas sem garantia)

Não tenho bem a certeza, mas creio que anda pelos 200/300€
Por isso é que referi as sucatas sendo que os preços oscilam nos 50€(mas sem garantia)

Julgo que ande em torno dos 350€.

Ficam aqui as instruções, em francês, para a reparação do problema. Se entranto alguém quiser traduzir ou arranjar em PT que avise que eu troco.

( POUR CETTE SOLUTION IL FAUT QUE TU EST UNE LANGUETTE QUI EST CASSE SINON SA VIENDRAI DU CIRCUIT IMPRIME OU AUTRE )

1- tu sort le lecteur de carte de la console
2- Tu enleve le plastic de facade .
3- tu ouvre le lecteur pour y avoir acces .
4- Observe sur le circuit imprime l endroit ou qu il y a les deux switch ( bouton )
5- ensuite regarde sur le chassis en plastic qui se trouve au dessus de ses bouton ( qui disant en passant ses de la crotte pour le prix qu il vaux lol ) tu doit avoir la patte qui est juste a l entree du lecteur ( au niveau de la trappe qui s ouvre ) moi s etait celle la qui etai casse est qui me posait de leger desagrement , par chance ma patte casse etait reste dans le bloc j ai pu la recoller sinon brebricole en une avec un collier en plastique par exemple .
6- Colle la avec de la glue extra forte ou simplement de la colle a plastique .
7- fait quelque essaie apres avoir bien laisse secher la colle ;
8- Normalement si tout se passe bien tu vient d economiser 355€

Fonte: http://www.auto-evasion.com/forums/viewtopic_51441.html

Última edição:
Voltar
Superior