Stand problema

zizo11

New member
Viva!

Adquiri um veículo há menos de 30 dias num stand e na altura de compra não notei problemas e não foi acordado nada em termos de garantia (aplica-se os 2 anos de garantia pela lei).

Contudo daí a uns dias com o andar do veículo e com uma revisão feita por um mecânico amigo, vim a descobrir que algumas das peças no veículo não se encontram nas melhores condições pois influem no andamento do carro (perda de força, peças defeituosas, etc). Para além disso foi-me indicado que o carro tem mais quilómetros que o que marca e está chipado (tem mais cavalos que o que está na guia de circulação e provavelmente no documento único do qual aguardo chegada da financeira). Por conseguinte ele está parado na oficina em stand-by até resolver esta situação com o stand.

Quais os direitos que me assistem neste caso e sugestões de actuação?
Se sou apanhado pela polícia e suspeitarem que o veículo tem mais força que aquela que está no documento único posso ser multado sem ter culpa e sem saber que o carro estava chipado... Já que me venderam algo supostamente com uma cavalagem e depois tendo outra na realidade o stand é obrigado a pôr o veículo numa oficina e a entregar-mo nas devidas condições que vêm na documentação bem como a arranjar as peças defeituosas correcto?
Já liguei para lá várias vezes mas fazem ouvidos moucos.

Indicaram-me na Deco que devo fazer um pedido por escrito para o stand antes de avançar para um advogado. Não estou para meter dinheiro do meu bolso no arranjo de algo que devia ter sido revisto pelo stand antes de o pôr à venda....

Última edição:
Boa noite caro colega,

No meu ver e pelo que relata, não restam grandes dúvidas de que o stand que lhe vendeu o carro agiu de má fé (pois custa-me a crer que não tenham conhecimento de como o carro está), e realizaram um negócio claramente danoso para si.

- para começar, acerca do "chip" de potência, muita malta nova nem se iria importar muito pois é isso mesmo que querem, mas é óbvio que isso põem em causa a longevidade do motor;
- no entanto o colega também menciona que, algumas peças do motor estão defeituosas e impedem o bom funcionamento deste;
- quanto ao carro ter mais quilómetros, que aqueles que marca, isto parece-me por si só o suficiente para meter esse stand em tribunal.

No caso de eles alegarem que desconheciam os quilómetros reais do veículo (aquela conversa de já terem recebido o carro nessas condições), informe-os que, de qualquer das formas você está a ser lesado e eles são responsáveis por saber em que condições estão os carros que vendem.

Peça-lhes uma indeminização pelos custos que tiver para reparar o carro no seu mecânico, (pois com stands destes não convém permitir que sejam eles a fazer reparações - já dá para ver como "arranjam" as coisas).

Na eventualidade de recusarem qualquer tipo de compensação, diga-lhes que vai participar o caso á DECO, tribunais e canais de televisão.
Boa sorte na resolução do problema.

Esqueci-me de dizer acima, há a possibilidade de consoante o aconselhamento do seu mecânico, se não sentir confiança nesse carro e não quiser estar com mais preocupações com ele, poder exigir a devolução seu dinheiro mediante entrega do carro.
(Embora seja provavelmente difícil convencer o stand a fazê-lo sem meter tudo no tribunal).

Cumprimentos

Quem disse? O julgado de Paz não se confunde com tribunal arbitral...

Sim é verdade. Mas neste caso presumo que o valor do carro excede o valor da alçada da 1ª instância, logo também são incompetentes em razão do valor.

Com esses defeitos todos em pedia a devolução do dinheiro e não o arranjo do carro.

Sim é verdade. Mas neste caso presumo que o valor do carro excede o valor da alçada da 1ª instância, logo também são incompetentes em razão do valor.

Com esses defeitos todos em pedia a devolução do dinheiro e não o arranjo do carro.

O valor do carro pode nem sequer ser atendível para a determinação do valor da causa. Basta que no caso o autor peça indemnização até 5.000 euros, ficando com o carro.

eu sou um gajo pacato que nao gosta de chatisses nem de grandes confusoes.
ia falar com eles, e conforme o que me fosse dito,logo decidia se regava ou nao o stand com cocktails molotov a meio da noite

O valor do carro pode nem sequer ser atendível para a determinação do valor da causa. Basta que no caso o autor peça indemnização até 5.000 euros, ficando com o carro.

Um carro já todo minado?

Com reprogramação e tudo?

Indo para tribunal aproveitava e pedia a devolução do valor pago.

Maraki: que queres que te diga? Tu diz que eu faço-te a vontade. Só mencionei os Julgados de Paz para emendar o teu lapso.

Maraki: que queres que te diga? Tu diz que eu faço-te a vontade. Só mencionei os Julgados de Paz para emendar o teu lapso.

Nada. [:p] Tu corrigiste-me e bem. Mas quero afastar a competência dos julgados de paz. Não me "deixaste" de uma maneira, tive que ir por outra. [:D]

Relaxa meu amigo! [;)]

Caro amigo....
Desculpe lá estar a meter-me mas existe algumas coisas que tem de fazer...

1º Mandar carta registada para o STAND a informar a situação e que quer o problema resolvido... Após entrega da carta pelos CTT tem de aguardar 15 dias pela resposta, após esta situação tem que apresentar queixa em tribunal e recomendo que apresente essa situação na ASAE, deve pegar no caro e levar o mesmo à marca. pede um check-Up total ao carro a onde diz como esta o carro e vai aparecer os km verdadeiros do mesmo, vai servir como prova da situação.

Isto vai ter muito valor em tribunal, por experiência posso aconselhar a fazer o tal check-up antes de ir a ASAE pois se levar isso consigo e uma foto dos KM que apresenta no carro é uma boa prova para os "colegas" lá fazerem uma check up a todos os carros que estão no stand e vai dar "porrada" da feia!!!

Ele ate pode dizer que não sabia, o que perante a lei não serve de nada. Imaginemos que ele vende um carro com um defeito e passado uns KM explode e o sr sofre ferimentos graves!!! Ele é culpado na mesma... Mas por norma quem faz isso num, faz isso em vários!!! ( Estou a falar da reprogramação dos KM!!! )

Caso não queira gastar dinheiro, apresente a situação com as provas todas na defesa do consumidor e eles tenta resolver isso em 1ª Instância!!! Boa sorte amigo...

P.S.: Eu não recomendo a Deco, tive situações que iam na clareza contra a Lei e não fizeram nada, mas isso comigo!!!

Voltar
Superior