[Sociedade] Sonhos vs Realidade

E algo que tenho feito, mas tive de desistir da faculdade. Tenho tudo o que eu quero, quando quero algo mais caro arranjo um trabalhinho ate ter o dnheiro necessario.

Mas ja percebi que neste país por mais que trabalhe, por mais que estude nunca vou conseguir ter a vida que quero e fazer o que eu quero.

Como eu ha milhares de pessoas, desistiram da faculdade e agora andam em casa sem fazer nada a tentar emigrar.

Alguns colegas meus tambem desistiram da faculdade e emigraram porque o que iam receber ca com um diploma e muito inferior ao que recebem fora sem diploma.

Nao havendo necessidade monetária urgente, acho que é preferível acabar o curso em Portugal, nem que sejam só os 3 anos da licenciatura. Mas cada um sabe de si.

Alguns colegas meus tambem desistiram da faculdade e emigraram porque o que iam receber ca com um diploma e muito inferior ao que recebem fora sem diploma.

Esses meninos que desistem da faculdade por X motivos, sabes o que lhes acontece mais tarde ou mais cedo? Queres mesmo saber?

Não vou dizer[:p] Vou deixar que o tempo se encarregue de dar a resposta.
Já passei a fase de tentar dar a volta à "sabedoria juvenil"[:)]

Isso de se acabar/fazer a faculdade tem muito que se lhe diga...

Das minhas amizades mais próximas sou o único que tem um curso, sou o que menos ganha...

Das minhas amizades mais próximas sou o único que tem um curso, sou o que menos ganha...

Cada um tem o que merece.[:D]

A minha crítica tem mais a ver com realização pessoal e arrependimentos futuros. A maioria dos que não acabam, passam por várias fases ao longo da vida sendo que a última é quase sempre o "arrependimento" ou "pena de não ter acabado". Por uma questão de satisfação pessoal e não tanto pelo dinheiro ou prestígio.

A minha crítica tem mais a ver com realização pessoal e arrependimentos futuros. A maioria dos que não acabam, passam por várias fases ao longo da vida sendo que a última é quase sempre o "arrependimento" ou "pena de não ter acabado". Por uma questão de satisfação pessoal e não tanto pelo dinheiro ou prestígio.
Tens toda a razão, já o constatei por diversas vezes e, como dizes, não necessariamente por questões financeiras ou de prestigio.

Esses meninos que desistem da faculdade por X motivos, sabes o que lhes acontece mais tarde ou mais cedo? Queres mesmo saber?

Não vou dizer[:p] Vou deixar que o tempo se encarregue de dar a resposta.
Já passei a fase de tentar dar a volta à "sabedoria juvenil"[:)]

Se nao tinham dinheiro para acabar o curso iam fazer o que ? Prostituir-se para ter um papel a dizer que sabem copiar o que estava no manual ?

Mas isso não é nada que não possam fazer no futuro.

Do ponto de vista material, sabendo que sei, teria apostado num curso profissional.

Se nao tinham dinheiro para acabar o curso iam fazer o que ? Prostituir-se para ter um papel a dizer que sabem copiar o que estava no manual ?

Há muitos casos de pessoas que não conseguem estudar por questões financeiras mas essas pessoas não "arranjam" normalmente desculpas como as tuas. Tu dizes que não vale a pena estudar ou que se ganha mais lá fora, etc, n desculpas...

As pessoas que desistem por questões financeiras ficam com um sentimento diferente diria que de tristeza e desejo de retornar a estudar.

Trabalhar e estudar seria uma boa opção (mas não é fácil).
mas de qualquer maneira quando dizes que Tirar um curso é ter um papel a dizer que sabem copiar, acho que nem vale a pena perder o tempo com este dilema...

Mas isso não é nada que não possam fazer no futuro.
Poder podem mas quando se para é muito difícil voltar a estudar. É a idade, é a profissão, é a família, etc... Há um sem número de razões para não se voltar à faculdade.

edit:
Trabalhar e estudar seria uma boa opção (mas não é fácil).
mas de qualquer maneira quando dizes que Tirar um curso é ter um papel a dizer que sabem copiar, acho que nem vale a pena perder o tempo com este dilema...
Também me parece.

Última edição:

Claro... mas podes fazer o mesmo que os outros, e ganhar o mesmo... ou não? Mas no fundo queres dar continuidade a uma coisa pela qual lutaste!

O que é que queres que eu te faça? Problema q de quem decidiu mal.

Vê ao menos se escolhes um boa mulher[:)]

Se eu soubesse o que sei hoje não é!? [:D]

Há uma certa poetização/sobrevalorização das licenciaturas pela sociedade, que por outro lado são completamente desvalorizadas por quem contrata.

Só as tenho como bem vindas quando há conhecimentos directos no mercado de trabalho que exijam a mesma. (Familiares/amigos/factor C, etc).

De resto e como infelizmente comprovado pelos 'números', é papel a apanhar pó.

Foi o meu sonho, acabar o curso e ingressar no mercado de trabalho já num nível superior.

basta fazer uma escolha ligeiramente ao lado para mudar o rumo da vida 360º , quando tinha 20 anos namorava com uma gaja que era super divertida , mas era uma pessoa um pouco seca e fria , servia perfeitamente para " mudar o oleo " de vez em quando [;)] mas não me imaginava fazer vida com ela , nessa mesma altura e em simultaneo conheçi outra rapariga um pouco mais seria , mas é uma mulher de casa , embora não esteja tão jeitosa como a primeira , conclusão fiquei com a ultima , no entanto ainda nos dias de hoje me pergunto como seria a minha vida se ficasse com a primeira ?? mudam os amigos, o ritmo de vida e ate a forma de ver as coisas.

Há muitos casos de pessoas que não conseguem estudar por questões financeiras mas essas pessoas não "arranjam" normalmente desculpas como as tuas. Tu dizes que não vale a pena estudar ou que se ganha mais lá fora, etc, n desculpas...

As pessoas que desistem por questões financeiras ficam com um sentimento diferente diria que de tristeza e desejo de retornar a estudar.

Nao, eu disse que alguns tinham desistido por questoes financeiras, outros porque perderam vontade.

E é mentira que se ganhe mais la fora ? Ha gente sem curso la fora que ganha 3x mais que uma pessoa ca com mestrado.

Por coisas dessas alguns colegas meus desistiram dos seus cursos e foram para fora trabalhar.

basta fazer uma escolha ligeiramente ao lado para mudar o rumo da vida 360º , quando tinha 20 anos namorava com uma gaja que era super divertida , mas era uma pessoa um pouco seca e fria , servia perfeitamente para " mudar o oleo " de vez em quando [;)] mas não me imaginava fazer vida com ela , nessa mesma altura e em simultaneo conheçi outra rapariga um pouco mais seria , mas é uma mulher de casa , embora não esteja tão jeitosa como a primeira , conclusão fiquei com a ultima , no entanto ainda nos dias de hoje me pergunto como seria a minha vida se ficasse com a primeira ?? mudam os amigos, o ritmo de vida e ate a forma de ver as coisas.

Eu tenho pensamentos desses mas é quando vejo alguns perfis do Facebook, só penso: "ela há 10 anos era tao jeitosa, do que eu me livrei!". [:D]

Nao, eu disse que alguns tinham desistido por questoes financeiras, outros porque perderam vontade.

E é mentira que se ganhe mais la fora ? Ha gente sem curso la fora que ganha 3x mais que uma pessoa ca com mestrado.

Por coisas dessas alguns colegas meus desistiram dos seus cursos e foram para fora trabalhar.

E por essa ordem de ideias, lá fora com mestrado ganhas 3x mais do que alguém lá fora com 12o. [:D]

Voltar
Superior