[Sociedade] Sonhos vs Realidade

warmthboy

New member
Por mil e uma razões, por vezes nem sempre a vida é a que idealizamos.

Como encaram a vossa vida actualmente?

O que idealizavam na vossa juventude concretizou-se? Não? Porquê?

Souberam desde sempre qual a vossa vocação? Ou foi algo que foi trabalhado ou surgiu por acaso?

Agora para pessoal mais velho. Sentem de alguma forma, que se fossem 10/15/20 anos mais novos olhavam para a vossa vida de outra forma? Teriam escolhido outro ramo?

Sentem de alguma forma que actualmente gostariam de fazer X mas para isso teriam que ter tomado essa decisão há uns anos atrás?

Pergunto isto porque não é a primeira pessoa com quem falo que me fala deste tipo de situações!

Ou queixam-se que a vida não permitiu ir para o Ramo Y. Ou por razões de pressão familiar foram para Z mas o que queriam mesmo era ter ido para Y.

Quando andava na primária queria ser cientista, a minha professora gozava comigo que eu não sabia fazer contas de dividir e ia era ser pescador...

Aos 17 anos queria ser Químico (uma espécie de cientista dos tempos modernos)... aos 23 sonhava com uma carreira na industria Cervejeira, passados 10 anos... já só sonho em ser pescador! [:D]

Pessoalmente, acho que já fiz mais do que alguma vez sonhei fazer quando tinha 17/18 anos (pré universidade) ou mesmo 23 (pós Universidade).

Mas sim, olhando para trás, em vez de Química devia ter ido logo para Gestão ou para Marketing, na altura não fazia ideia do que tinha vocação para fazer e acabei por escolher a ciência com a qual tinha mais afinidade. Mas se o tivesse feito, a minha vida seria naturalmente diferente, conheceria outras pessoas, e não tinha feito o que fiz até hoje (podia ser melhor, ou pior, nunca saberei).

A minha vida está muito longe de ser a que idealizei , mesmo muito longe, mas suponho que uma grande distância separa os sonhos da realidade.Pelo menos da minha realidade.

A minha geração particularmente (e a de muitos que aqui escreverão em seguida), acredito que, na sua grande maioria, o seu dia-a-dia esteja a ser bem diferente do que idealizou há 5 ou 10 anos. Uma crise como esta numa altura de saída de faculdade à espera de oportunidades de trabalho é fatal.

Foi também a crise que me fez arredar por um percurso profissional até agora ligeiramente ao lado do que idealizava, mas nem por isso muito diferente do que seria numa situação normal da nossa economia, mas ainda assim tenho o privilégio de dizer que fui sempre dono e senhor das minhas escolhas até hoje e pude sempre optar entre boas alternativas.

Cenário bonito ou negro, a minha vida tem sido aquilo que espero dela.

Ainda antes do meu último aniversário pensei nisso.

Achava que com (quase) 30 anos ia ser uma pessoa diferente, ou pelo menos ia conseguir coisas que ainda não consegui.
Mas o meu percurso profissional foi aquilo que eu fui construindo, a minha familia não foi planeada mas aconteceu e faz-me feliz (tem dias... [:D]).
E agora encetei o novo passo para não me esquecer de mim e das minhas capacidades, para ser melhor, para procurar mais, com mais trunfos na manga...

Cada vez percebo mais que a vida pode não ser o que sonhámos mas nem por isso tem que ser sinónimo de "pior". Depende de nós encarar o dia-a-dia da melhor perspectiva, porque o dia-a-dia é que conta, no final é do quotidiano que nos lembramos.

(respondi à questão?)

A minha vida aos 50 tem pouco que ver com o que idealizava quando tinha 15.

Não pensava casar e casei, não pensava ter filhos e tenho, queria ser piloto e não sou. etc...

No entanto consegui outras coisas com que sonhava.

A minha vida é melhor do que aquela que idealizei.

Dei algumas cabeçadas e trambolhões, é certo, mas levantei-me e ainda por cá ando. Nem tudo correu como eu queria, é verdade, mas não me posso queixar. No fim de contas considero-me um gajo com sorte.

Como encaram a vossa vida actualmente?
Bem.

O que idealizavam na vossa juventude concretizou-se?
Praticamente tudo.

Souberam desde sempre qual a vossa vocação?
Sim.

Sentem de alguma forma, que se fossem 10/15/20 anos mais novos olhavam para a vossa vida de outra forma?
Nao.

Teriam escolhido outro ramo?
Nao.

Sentem de alguma forma que actualmente gostariam de fazer X mas para isso teriam que ter tomado essa decisão há uns anos atrás?
Nao.

Bem eu tive que desistir da faculdade e vou tentar emigrar para o meu país de sonho e da minha namorada daqui a 1 ano.

A vida nem sempre corre como eu quero mas ainda sou novo.

Sei que sem um curso universitario provavelmente não vou ter as mordomias que sonhava mas ainda posso ganhar o euromilhoes.

Bem eu tive que desistir da faculdade e vou tentar emigrar para o meu país de sonho e da minha namorada daqui a 1 ano.

A vida nem sempre corre como eu quero mas ainda sou novo.

Sei que sem um curso universitario provavelmente não vou ter as mordomias que sonhava mas ainda posso ganhar o euromilhoes.

o problema é que estamos sempre à espera... E o dia a dia vai passando e continuamos à espera... perdemos pequenas coisas porque continuamos à espera das grandes. E isso para mim não dá. Tem que ser no dia a dia, de manhã ao acordar e à noite quando ponho a cara na almofada, que encontro o que me faz feliz. Hoje em dia isso é sinónimo de estar bem comigo mesma, o meu filho estar bem, estarmos alimentados e quentinhos, os sorrisos, o poder levá-lo ao parque quando saio do trabalho (um luxo de tempo), o abraço, os mimos...

o problema é que estamos sempre à espera... E o dia a dia vai passando e continuamos à espera... perdemos pequenas coisas porque continuamos à espera das grandes. E isso para mim não dá. Tem que ser no dia a dia, de manhã ao acordar e à noite quando ponho a cara na almofada, que encontro o que me faz feliz. Hoje em dia isso é sinónimo de estar bem comigo mesma, o meu filho estar bem, estarmos alimentados e quentinhos, os sorrisos, o poder levá-lo ao parque quando saio do trabalho (um luxo de tempo), o abraço, os mimos...
Gozar o momento como bem fazem os sacanas dos gatos.

Tenhas dinheiro ou não, sejas bonito ou feio, filho de boa gente ou de bêbados, nunca a tua vida será aquilo que idealizaste (a falar na 2ª pessoa estilo Jorge Jesus, sorry [:D])

É este o pensamento que tenho desde sempre. Tenho 21 anos, tenho os meus sonhos mas tenho a certeza que a vida nunca será aquilo que eu esperei dela. Penso apenas que se me esforçar, se der o máximo, e respeitar sempre toda a gente coisas boas podem acontecer, não necessariamente o que eu idealizei, mas aquilo que eu consegui alcançar à custa de muito trabalho, para mim isso é suficiente... :)

Já agora, fica aqui um relato triste duma pessoa que não conseguiu alcançar os seus sonhos [:D] crédito para Plastic Brick Automaton comics.
107.jpg

Tenhas dinheiro ou não, sejas bonito ou feio, filho de boa gente ou de bêbados, nunca a tua vida será aquilo que idealizaste (a falar na 2ª pessoa estilo Jorge Jesus, sorry [:D])

É este o pensamento que tenho desde sempre. Tenho 21 anos, tenho os meus sonhos mas tenho a certeza que a vida nunca será aquilo que eu esperei dela. Penso apenas que se me esforçar, se der o máximo, e respeitar sempre toda a gente coisas boas podem acontecer, não necessariamente o que eu idealizei, mas aquilo que eu consegui alcançar à custa de muito trabalho, para mim isso é suficiente... :)

E algo que tenho feito, mas tive de desistir da faculdade. Tenho tudo o que eu quero, quando quero algo mais caro arranjo um trabalhinho ate ter o dnheiro necessario.

Mas ja percebi que neste país por mais que trabalhe, por mais que estude nunca vou conseguir ter a vida que quero e fazer o que eu quero.

Como eu ha milhares de pessoas, desistiram da faculdade e agora andam em casa sem fazer nada a tentar emigrar.

Alguns colegas meus tambem desistiram da faculdade e emigraram porque o que iam receber ca com um diploma e muito inferior ao que recebem fora sem diploma.

Acho que só depois dos 60 é que posso responder se os sonhos se tornaram realidade.. [:p]

De qualquer forma estou a fazer para isso, apesar de ter consciência que haverão muitos a ir por água abaixo.

Voltar
Superior