[Sociedade] Somos animais numa quinta

BillieJean

New member
Patentes do Facebook revelam planos assustadores para recolher mais dados

O Facebook ao longo dos anos revelou-se numa “maquiavélica máquina” de recolha de dados e hábitos privados dos utilizadores, com comportamentos condenáveis atendendo que a empresa alegadamente assumiu a “responsabilidade de proteger as informações do utilizador”.

Desde 2008 que se tem verificado que, afinal, os dados recolhidos dos utilizadores não estão salvaguardados dos olhares comerciais (e não só) de terceiros… e os escândalos têm sido prova disso. Mas há informações que pode ser pior!

Patentes do Facebook revelam planos assustadores para recolher mais dados

A gigante das redes sociais prometeu “fazer melhor”, mas uma revisão das patentes do Facebook revela como a empresa quer acompanhar todos os aspetos das nossas vidas: a nossa identidade, de quem somos próximos, o estado da nossa relação amorosa, as nossas opiniões políticas, religiosas, desportivas e muito mais.

De acordo com o New York Times, o Facebook pediu patentes para usar as câmaras frontais para ler as expressões dos utilizadores e determinar se gostamos do conteúdo exibido no nosso feed. A empresa também quer monitorizar o nosso estado socioeconómico, quantas horas de sono dormimos e até tentou prever quando os seus amigos irão morrer!

Mesmo que o Facebook diga que os seus pedidos de patente não exibem necessariamente os seus planos de produtos futuros, expõem, contudo, a fome incessante da empresa na recolha de informações pessoais dos utilizadores para, com essa informação, monetizar, vender e manipular comercialmente esses dados.

Patentes arrepiantes do Facebook
Apesar das promessas feitas por Mark Zuckerberg, esses sete pedidos de patentes do Facebook revelam os planos da empresa de acumular e explorar as suas informações pessoais:

1. Criar um perfil do estado do relacionamento amoroso do utilizador
Patente 14/295,543 analisa dados referentes ao número de vezes que o utilizador visita o perfil de outro utilizador ou o número de pessoas na sua foto de perfil para prever se esse utilizador está envolvido num relacionamento amoroso.

2. Categorizar com base na personalidade da pessoa
Esta patente sugere o uso de mensagens pessoais e posts para analisar traços de personalidade. Ao determinar a extensão da extroversão, a estabilidade emocional e o processo de pensamento do utilizador, com base nos segmentos de notícias ou anúncios preferidos e visitados.

3. Prever o futuro do utilizador
Este pedido de patente propõe o uso das mensagens do dono do perfil e dos seus posts, juntamente com transações de cartão de crédito e localização, prevendo ocorrências de grandes eventos da vida, como o nascimento, morte ou formatura.

4. Identificação da câmara do utilizador
Outra patente sugere a análise de fotografias para estabelecer uma “assinatura” exclusiva da câmara baseada em píxeis defeituosos ou arranhões na lente. Essa assinatura pode ser usada para descobrir quem enviou as fotos clicadas pelo dispositivo que as tirou.

Sabia que o Facebook também recolhe todas as suas localizações?

5. Espiar o utilizador
Esta patente, que também foi solicitada, tem como objetivo usar o microfone do telefone para ouvir e identificar quais os programas de TV que o utilizador prefere e vê, que anúncios ignora e quais gosta de ver.

6. Acompanhar a rotina diária
Esta patente é realmente assustadora e perigosa, já que sugere monitorizar a rotina de cada um de nós e notificar outros utilizadores em caso de qualquer desvio da rotina – para perceber se a pessoa poderá estar a ser perseguida, por exemplo. Além disso, propõe usar a localização do telefone à meia-noite para monitorizar o local exato onde mora cada utilizador.

7. Usar o serviço de localização para estabelecer um padrão
Esta patente descreve a utilização da localização do seu telefone de cada utilizador, bem como o telefone dos amigos, para determinar com quem está mais próximo e onde se encontra. Além disso, sugere que verifique o telefone para saber quantas horas de sono o utilizador tem diariamente.

Assustador pelo que sabemos, mas muito mais pelo que desconhecemos
É um facto conhecido que as empresas guardam patentes para vencer os seus concorrentes em tecnologias, mesmo que elas nunca vejam a luz do dia. O mesmo poderia ser aplicado a algumas das patentes do Facebook, já que a publicidade é crucial para o modelo de negócios da empresa.

No entanto, devemos ter cuidado com essas coleções de dados desenfreadas, pois agora sabemos que elas podem ser usadas para mais do que publicidade direcionada, como manipular também os resultados das eleições e as emoções dos utilizadores.

https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/patentes-do-facebook-recolher-dados/

[:D]

Já cheira demasiado a teoria da conspiração..

No meu entender, quem tem esses receios todos relativamente ao FB, que o elimine. Hoje em dia já há redes sociais alternativas quase ao mesmo nível, como o Instagram por exemplo. O FB está a ficar ultrapassado.

Sem stress!
Muitas pessoas te vão responder que não têm nada a esconder e não acham assim tão mal.

Por isso e não só, é que nunca tive facebook embora muitas pessoas achem estranho!

No meu entender, quem tem esses receios todos relativamente ao FB, que o elimine. Hoje em dia já há redes sociais alternativas quase ao mesmo nível, como o Instagram por exemplo. O FB está a ficar ultrapassado.

O Zuckerberg admitiu que através de IPs, acesso a email e a vários sites que enviam dados pro Facebook (sem fazeres login), o Facebook anda a adquirir dados de milhões de pessoas que nem conta no Facebook possuem. Ele disse isto penso que na audiência no estado norte-americano.

Não é conspiração nenhuma.

O Zuckerberg admitiu que através de IPs, acesso a email e a vários sites que enviam dados pro Facebook (sem fazeres login), o Facebook anda a adquirir dados de milhões de pessoas que nem conta no Facebook possuem. Ele disse isto penso que na audiência no estado norte-americano.

Não é conspiração nenhuma.

Tal como é dito abaixo:

E a google faz algo semelhante, principalmente aos utilizadores de android.

Na vida, nada vem gratuito. Princípio básico da Economia: Não há almoços grátis. O serviço prestado pelo Facebook ou pela Google é aparentemente gratuito.. Só que não...

A Internet sempre foi algo agri-doce.. O que tinha de bom a nível de potencial, tinha exatamente o equivalente de mau. A única forma de garantires a preservação da tua privacidade a 100%, neste caso, é absteres-te de aceder à mesma.

E não se esgota nas questões publicitárias como agora ainda vimos com a Cambridge Analytica.

Por acaso em tanta coisa nesse processo e tanta preocupação com a recolha de dados do facebook (o que acho muito bem), ninguém falou sobre quem foi o tal cliente da Cambridge Analytica que solicitou a operação!?

o instagram também pertence ao facebook. apesar de terem equipas diferentes, duvido muito que não haja partilha de informação em nome da "melhoria de experiência para o utilizador"

andam a recolher dados para me venderem coisas?
então estão a fazer um péssimo trabalho que a publicidade que me aparece não tem o menor interesse para mim

não tenho livro de trombas, mas o google faz o mesmo, diz-se

andam a recolher dados para me venderem coisas?
então estão a fazer um péssimo trabalho que a publicidade que me aparece não tem o menor interesse para mim

não tenho livro de trombas, mas o google faz o mesmo, diz-se

Se fosse só publicidade não era mau!!

Mas será que ninguém se lembra do que se passou há pouco tempo com o facebook!? Anda tudo anestesiado!?!??

que se passou?
ah! já sei... isto:

A eleição de Obama nas redes sociais

não é novidade
fake news?
também não é novidade, nem é novidade a imprensa tradicional ser muito tendenciosa
que chatice, os media tradicionais perderam o monopolio da manipulação, da demagogia e da mentira

já vi manipulações piores em jornais de referencia que as que vi na campanha do trump

um exemplo de uma grotesca tentativa de manipulação e deturpação por um jornal de pseudoreferencia, o impudico publico:

A empresa do "caso Nicol" no Porto faz segurança à Casa Pia e EDP

Empresa de segurança 2045 continuava sem esclarecer nesta sexta-feira se o fiscal que se vê num vídeo com os joelhos em cima de uma jovem ainda está ao serviço. Com 3000 funcionários, tem uma carteira vasta de clientes, segundo se lê no seu site.
...
Racismo. A empresa do "caso Nicol" no Porto faz segurança à Casa Pia e EDP
...
Nicol Quinayas, colombiana de 21 anos que vive em Portugal desde os cinco, acusou o fiscal da 2045 de a agredir brutalmente e de ter proferido insultos racistas na noite de São João, como “Tu aqui não entras, preta de *****!" Várias testemunhas confirmam-no.
...

o caso ainda está nubuloso, não está julgado, mas o publico já fez o julgamento publico, arrolou as testemunhas convenientes, condenou o segurança, já sabe que a motivação é o racismo (curiosamente aqui não há alegados agressores, porque o julgamento publico já foi feito pelo publico) e pressiona inclusive a empresa que o emprega a despedi-lo e deixa a dica para empresas que contratam essa empresa para pressionarem a 2045 a despedir o segurança racista
enfim, um vomito bem pior que o das redes sociais, mas algo habitual no publico

Última edição:
ouvi dizer que isto é do melhor para quem tem medo do facebook ou da google

tin3.jpg

já eu troco privacidade por comodidade a 1000%. Mostrem-me publicidade a produtos em que eu realmente estou interessado. Sugiram-me apenas coisas que eu tenha algum interesse. Es****nguem todos os meus likes e façam-me um perfil daquilo que eu realmente gosto.

quanto às fake news, é darwinismo social, só um perfeito neandertal é que não consegue distinguir a qualidade das fontes.

e os neandertais merecem tudo o que lhes aconteça.

veja-se o caso do cambridge analytics, idiotas que resolveram preencher quizzes onlines de tretas idiotas. Enfim, no mundo real também há idiotas que põem a língua nas tomadas, mas eu ainda as uso e dão-me muito jeito.

beijinhos e um Santo domingo.

Última edição:
Mas a questão da Cambridge Analytica deve-se apenas e só que a comunicação social e os democratas não acreditam que estavam errados e deram a mensagem errada durante as eleições.

Não tenho menores duvidas que os democratas fizeram igual mas do lado deles ninguém pia. Aliás, não foi com o Obama também que se falou disso? Do uso das redes sociais e compra de informação pra adaptar melhor as mensagens e publicidade?

Enfim, hipocrisia.

Será?
Os gajos estão a estudar a hipótese de ter uma moeda.

...Hoje em dia já há redes sociais alternativas quase ao mesmo nível, como o Instagram por exemplo. O FB está a ficar ultrapassado.
Não sendo um grande entusiasta/conhecedor das redes sociais nunca consegui compreender o fascínio do instagram. Aquilo basicamente é um facebook mas apenas com fotos. Já fui ver alguns perfis e aquilo consegue ser mais secante que o facebook [:D] E apesar de não gostar muito do facebook, acho que tem muita utilidade, para por exemplo, os alunos de um curso criarem um grupo para discutirem ideias e partilharem ficheiros. Isso é possível no instagram? Ou a única coisa que dá para fazer é colocar um foto a tomar café no bar da associação? [:D]

Espera aí... Para tudo... Não ė mais um tópico anti-Tesla? O mundo vai acabar, de certeza...🤣🤣

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

estes tópicos á cerca do Facebook, já deixei de me ralar, isto neste momento já parece o bode Espiatório, todos os dias á noticia disto e da daquilo...

continuo a usar o facebook tal como as restantes redes sociais e nem me ralo um pouco com estas coisas, já começa a chatear...

não tenho nada de relevante nas redes sociais no que toca a informações pessoais, logo nem sequer me chateio com isso...

Voltar
Superior