Software de edição de imagem

trovial

New member
Boas Tardes

Que software de edição de imagem usam?

Estou a pensar instalar um software de edição de imagem.
A ideia seria fazer pequenos retoques em fotografias, coisas simples como cortar partes da fotografia,
mas gostaria de começar a usar algo com mais potencialidades para ir aprendendo com o tempo.

O photoshop tenho a ideia que é prevalente no mercado e é mesmo uma versão trial do photoshop lightroom que estou a sacar.
Existe alguma alternativa ao photoshop (de preferência mais barata ou nao paga)?

Obrigado
bow.gif

Paint.net, ou Gimp.

Dentro dos mais económicos mas com muito potencial há o Corel Paint Shop Pro, que vai na versão 16.

O Photoshop logicamente que é o topo de gama, mas a não ser que o "roubes", é muito caro.

Para catalogação, edição mais simples (se bem que também permite aplicação de "pincéis" em camadas, tens o Adobe Photoshop Lightroom, bastante mais barato que o Photoshop e com muito potencial. Para quem já fotografa como deve ser, acho que é o programa indicado. Mas lá está, custa 135 eur (a não ser que faças subscrição mensal na Adobe Cloud, e aí tens o Lightroom e o Photoshop por 13 eur/mês).

Gratuito uso o Gimp. Mas confesso que há certas coisas que são "fora do normal", nomeadamente comandos e afins.. Requer muito hábito.

No passado, a nível de pagos, usei muito o Corel Photopaint. Já na altura o Photoshop era considerado para "pros" e o Photopaint um nível abaixo, mas sinceramente nunca percebi o porquê. Cheguei a testar os 2 e o Corel Photopaint além de ser muito mais "agradável" à vista e user-friendly, era à mesma muito poderoso. Actualmente não sei como estão as coisas a esse nível.

Lembro.me de ter amigos designers que usavam o corel, depois foi ultrapassado pelo photoshop?
Agora parece ser o photoshopo software pago com melhor imagem no mercado

Eu comecei a usar o Gimp esta semana(para colocar a minha foto na selfie dos oscars [:cool:]) e gostei bastante,foi façil de usar e a montagem ficou bem feita.[:D]

Lembro.me de ter amigos designers que usavam o corel, depois foi ultrapassado pelo photoshop?
Agora parece ser o photoshopo software pago com melhor imagem no mercado
Admira-me é o Nuno156 ainda não ter vindo dizer que há em opensource um sistema xpto que bate o photoshop[:D]

Admira-me é o Nuno156 ainda não ter vindo dizer que há em opensource um sistema xpto que bate o photoshop[:D]
:)

Por acaso ja me perguntei se o lightroom daria para usar com linux ou se existiria algum software de ediçao de imagem free e bom para usar com linux.

Isto porque tenho um desktop com monitor de 19 polegadas que seria mais adequado para a tarefa que este portátil de 15 polegadas em que escrevo. Só que esse PC está com uma cópia do windows não licenciada e de vez em quando dá problemas.

:)

Por acaso ja me perguntei se o lightroom daria para usar com linux ou se existiria algum software de ediçao de imagem free e bom para usar com linux.

Isto porque tenho um desktop com monitor de 19 polegadas que seria mais adequado para a tarefa que este portátil de 15 polegadas em que escrevo. Só que esse PC está com uma cópia do windows não licenciada e de vez em quando dá problemas.

Creio que isto seja o mais parecido ao Lightroom para GNU/Linux: features | darktable

Cumps.

Voltar
Superior