Sofagem - Infiltrações carro

Geocompi

New member
Ola pessoal. Por esta altura cá apareço
biggrin.png

Estou com novo problema. Está me a entrar muita água na zona do banco de passageiro, vindo da sofagem. O carro está a aquecer e a perder água do depósito, que acredito está a entrar para aqui. Como posso resolver isto?

Deixo algumas imagens das minhas "pesquisas".

https://imagizer.imageshack.us/v2/240x320q90/c/839/abjm.jpg[/IMG[/COLOR]

[IMG]https://imagizer.imageshack.us/v2/240x320q90/c/191/hu9s.jpg

abjm.jpg

o5gp.jpg

dw6r.jpg

Tive um problema desses com o meu anterior Ibiza e teve de levar umas peças da sofagem. Como se foi buscar à sucata, não ficou em termos de €€ nada de especial.

Normalmente é o radiador de sofagem. Das duas uma:

Ou trocas o radiador ou o inutilizas.

Se o trocares normalmente significa desmontar o tablier todo e aí não faz sentido comprar um na sucata pelo trabalhão que aquilo dá! Imagina se no fim tb tá roto?? Mais vale comprar novo.

Inutilizá-lo: Na firewall do motor entram dois tubos de radiador para o interior do habitáculo, um de ida e um de retorno a entrar nesse radiador. Convém ser alguém que perceba disso para te dizer ao certo quais são para não dar asneira. Quando souberes quais são, tiras os dois, pões um tubo de plástico bem preso com braçadeiras a ligar esses dois tubos e pronto. Mais simples mas tb ficas sem calor dentro do carro... Quentinho no inverno, desembaciar vidros... É uma solução temporária, já não falta tudo para o Verão.

Eu não conheço o teu carro, mas 90% das vezes, é desmontando o painel é que se tem acesso a isso. Se optares por isso, não ponhas material usado. Novo é novo e não estás sujeito a repetir o trabalho 2 meses depois...

Inutilizá-lo: Na firewall do motor entram dois tubos de radiador para o interior do habitáculo, um de ida e um de retorno a entrar nesse radiador. Convém ser alguém que perceba disso para te dizer ao certo quais são para não dar asneira. Quando souberes quais são, tiras os dois, pões um tubo de plástico bem preso com braçadeiras a ligar esses dois tubos e pronto. Mais simples mas tb ficas sem calor dentro do carro... Quentinho no inverno, desembaciar vidros... É uma solução temporária, já não falta tudo para o Verão.

O último problema que tive no meu Vectra A foi semelhante... Ao ligar o carro e depois de alguns minutos, comecei a sentir a pingar água quente nos meus pés...
A única solução foi inutilizar a sofagem... O que fiz foi exactamente o que está descrito acima... É uma operação muito simples pois não há muitos tubos de borracha a entrar no habitáculo...
No caso do Vectra, os dois tubos estavam no centro da parede corta-fogo...

O último problema que tive no meu Vectra A foi semelhante... Ao ligar o carro e depois de alguns minutos, comecei a sentir a pingar água quente nos meus pés...
A única solução foi inutilizar a sofagem... O que fiz foi exactamente o que está descrito acima... É uma operação muito simples pois não há muitos tubos de borracha a entrar no habitáculo...
No caso do Vectra, os dois tubos estavam no centro da parede corta-fogo...

Ola pessoal. E então qual é que devo desligar? desligo o que estão a entrar no corta fogo ou os que ligam ao motor? E como os inutilizo?

O que eu fiz foi ligar directamente o tubo que entra para a sofagem ao tubo que sai da sofagem.
Isso é um circuito que não deve interromper. Deve desligar o tubo que entra na sofagem e ligá-lo ao tubo que vem da sofagem para que a água esteja sempre a correr o circuito.
Penso que no tubo que sai da sofagem deverá ter um T. Eu "eliminei" o tubo que sai da sofagem e liguei nesta peça o tubo que entra na parede corta-fogo...

Parece complicado, mas depois de ver o que lá está, só não se deve esquecer que não deve eliminar o circuito...

Ola pessoal.

Estou aqui com um problemazito. Já desmontei todo o tablier para chegar ao radiador da sofagem e aos tubos do mesmo. Porém não estou a conseguir desmontar a caixa que os envolve. Alguém sabe o que prende isto e como se desmonta?

Deixo aqui a foto do que estou a falar e o estado da mesma.

Obrigado pela ajuda. Depois tento fazer o DIY sobre desmontar o tablier ;D

Cumps2014-03-04 16.34.36.jpg

Essas peças que envolvem o radiador da sofagem, costumam estar presas por umas peças metálicas pequenas. Verifica bem na união que deves encontrar essas peças. Devem ser bastantes.

Já fiz o mesmo num Suzuki Vitara 1.9TD e levou-me o fim de semana todo. É cá um biscate. Boa sorte.

Essas peças que envolvem o radiador da sofagem, costumam estar presas por umas peças metálicas pequenas. Verifica bem na união que deves encontrar essas peças. Devem ser bastantes.

Já fiz o mesmo num Suzuki Vitara 1.9TD e levou-me o fim de semana todo. É cá um biscate. Boa sorte.

Boas. Sim essa peças já vi. Porém o que me está a lixar é a fixação atrás. Parece que tem os parafusos para lá do corta fogo.

Obrigado ;)

É bem provável que tenha parafusos no cofre no motor a segurar o radiador da sofagem. Procura por esses parafusos junto aos tubos que saem do radiador da sofagem e entram no motor.

Voltar
Superior