Sobre a CVT

Eu acho que isso são maneiras diferentes de gerir a caixa, não propriamente velocidades. Em caixas automáticas também tens várias posições, e cada uma delas gere a caixa de maneira diferente, ou seja, passando as mudanças em rotações diferentes.

exactamente.
a vantagem deste tipo de caixa é tanto em aceleração conseguires mais tempo ires no regime maximo, como no inverso, ires com baixa rotação e velocidades elevadas, desde que as condições o permitam.

Para quem está habituado a pensar em "mudanças", o conceito da CVT faz um pouco confusão. Mas as vantagens nem são discutíveis. O revés da medalha será certamente uma manutenção mais frequente/onerosa, não?

Não era nesse sentido... A longo prazo, o seu desgaste não será maior que uma caixa normal ou uma embraiagem?

Mudança de óleo aos 100.000 kms.. pelo menos no Punto SpeedGear que tive.

É o mesmo sistema das scooters... se bem que o binário neste caso seja menos só conheço um caso de desgaste prematuro e foi porque o artista andou a mexer onde não devia (alterou os variadores)

Para quem está habituado a pensar em "mudanças", o conceito da CVT faz um pouco confusão. Mas as vantagens nem são discutíveis. O revés da medalha será certamente uma manutenção mais frequente/onerosa, não?

O reverso da medalha é um maior desgaste dos componentes de travagem.

No caso da caixa Speedgear da fiat, não há efeito travão-motor, só utilizando a componente sequencial, e mesmo assim com limites para protecção da caixa.

Posso dizer que deixou saudades...

no caso do hybrid esse problema não se coloca (travagem) pois para alem de poder fazer reduções (sim, pois indo em D, pode-se colocar S ou até mesmo L, para fazer reduções), tambem tem o motor electrico com a função regenerativa.
quanto a manutenção, acho que apenas se muda o oleo da cvt aos 100 000 km's.

no caso do hybrid esse problema não se coloca (travagem) pois para alem de poder fazer reduções (sim, pois indo em D, pode-se colocar S ou até mesmo L, para fazer reduções), tambem tem o motor electrico com a função regenerativa.
quanto a manutenção, acho que apenas se muda o oleo da cvt aos 100 000 km's.

No caso da SpeedGear da fiat, se usar o modo sequencial (manual) também se pode fazer reduções, mas no modo automático não faz e como tal não há efeito travão-motor. Só reduz se as rotações cairem abaixo das 1500rpm (salvo erro).

No civic em D, a caixa faz reduções? ou só comutando para manual?

No caso da SpeedGear da fiat, se usar o modo sequencial (manual) também se pode fazer reduções, mas no modo automático não faz e como tal não há efeito travão-motor. Só reduz se as rotações cairem abaixo das 1500rpm (salvo erro).

No civic em D, a caixa faz reduções? ou só comutando para manual?

não tem manual, podes fazer reduções é passando de D para S ou para L.
mas no caso do fiat speedgear não é cvt, mas sim automatica, com relações, não é assim?

Mas sendo estas caixas de volocidades (sobretudo as robotizadas) mais complexas que uma caixa manual, não terão o potencial para serem menos fiaveis?

Já pensei em optar por uma cvt no proximo carro, mas como penso mante-lo por muitos anos (o actual vai fazer 15) tenho medo que a probabilidade de haver problemas dispendiosos depois dos 8/9 anos seja maior, justamente quando o carro já vale muito pouco.

E claro, numa condução mais "desportiva" acho que ia sentir a falta das mudanças, seja ou não a cvt mais eficaz...

Mas sendo estas caixas de volocidades (sobretudo as robotizadas) mais complexas que uma caixa manual, não terão o potencial para serem menos fiaveis?

Já pensei em optar por uma cvt no proximo carro, mas como penso mante-lo por muitos anos (o actual vai fazer 15) tenho medo que a probabilidade de haver problemas dispendiosos depois dos 8/9 anos seja maior, justamente quando o carro já vale muito pouco.

E claro, numa condução mais "desportiva" acho que ia sentir a falta das mudanças, seja ou não a cvt mais eficaz...

Á partida o serem mais complexas pode levar a uma maior probabilidade de avaria.
Na realidade existe uma gestão electrónica que impede maus-tratos à transmissão

Acaba por ser ela por ela...

uma cvt é muito mais simples que qualquer outro tipo de caixa, pois para alem de ter muito menos peças, não tens os problemas de sincronismo, nem problemas de maus tratos, como pode acontecer nas manuais.
para não falar do próprio motor mais poupado, pois deixa de ter alterações de rotação bruscas, como acontece nas manuais (reduções)

Obrigado, lembro-me de ter ouvido falar disso pela primeira vez no Primera, e na altura achava fabuloso.

Basicamente é um conceito bem diferente daquilo a que estamos habituados, não se "calcula" em número de mudanças.

Na prática, temos apenas uma velocidade, certo? é um conceito bem diferente do habitual, o que o torna quase impossível de comparar com qualquer outra, mesmo outras automáticas baseiam-se em mudanças "clássicas"

O sistema utilizado no Primera não é igual ao esquema apresentado pelo Afcivic. O do primera não usa correia de transmissão.
Embora o resultado final seja semelhante.

Voltar
Superior