SNS :/

Janus

New member
A situação que passo a relactar já tem algum tempo (uns dias) de qualquer forma parece-me pertinente dado que serve como exemplo dos verdadeiros mercenários que integram o SNS!

Tudo começou quando por volta das 23Horas durante um jogo de futebol fiquei com o pé preso na relva. O pé ficou mas o corpo não daí ter resultado numa entorse bastante grave e que doia como o carago!
Depois daqueles primeiros instantes de dor e tal lá fui buscar gelo para colocar no local. Sem exagero do lado de fora do tornozelo o inchaço quase que fazia duplicar a espessura da perna[}:)][}:)].
Bem entre coisa e atl e como não conseguia andar, e muito menos conduzir, até porque a dor quase me fazia desmaiar, para além de não me conseguir deixar apoiar o pé. Lá fui para casa, liguei aos meus pais, tomei banho a custo, enchi os bolsos com umas bebidas, alguns chocolates umas lays e claro a PSP e lá fui para o Hospital público.

Lá chegado, depois de estar de cadeira de rodas e de ter deixado boquiaberta a enfermeira que faz a triagem com a lesão, fui atendido em cerca de 30 Min, nada mau pensei eu.
Depois de ser visto pelo médico fui mandado fazer um Raio X, óbvio, que também nãoterá demorado mais de 30Min.

E aqui a coisa fica linda.
Eram cerca de 1:20 da manha e mandaram-me esperar à porta da sala de raio X que me viessem buscar para ser visto pelo médico. Assim fiz.
Passou 1 hora, depois outra e lá apareceu o médico (bastante simpático e prestavel) que estranhou ainda não ter resultado.
Passaram mais duas horas e cheguei à conclusão que já chegava de tanto esperar.
Qual não foi o meu espanto quando soube que o pessoal do Raio X tinha ido embora e não tinha entregue o resultado de vários exames!!!
Ou seja chegou a hora da saida e vamos embora, os doentes que se ****m.
Enfim foi me feito um diagnostico para uma entorse e mandaram-me para casa.

No dia seguinte fui ao Hospital privado e qual não foi o meu espanto com o diagnóstico: Perónio partido, ou mais simplesmente PERNA PARTIDA[8)][8)][8)]

Agora só me apetecia partir a cara às duas cabras que tratam os doentes como lixo, mas da queixa no LR do Hospital não escaparam.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

e tu esperaste tanto tempo sem refilar?

Eu bastava esperar uma hora e ia logo perguntar o que se passava!

Enquanto tive viveres e bateria na PSP não me apercebi do tempo a passar [}:)][}:)][}:)]

Eu também nao esperava tanto! E se fosse a ti apresentava uma queixa escrita, para que para a próxima não repitam a cena.
E que tal, já estás melhor!

citação:Originalmente colocada por Tux

Eu também nao esperava tanto! E se fosse a ti apresentava uma queixa escrita, para que para a próxima não repitam a cena.

Já escrevi no livro
Quanto ao melhor só vou saber para a semana quando tirar o gesso. Então vao me dizer se preciso de mais um mês de gesso ao se vou ter de ser operado e esperar 4 meses + fisioterapia para ficar 100%;)

citação:Originalmente colocada por Janus

citação:Originalmente colocada por Tux

Já escrevi no livro
Quanto ao melhor só vou saber para a semana quando tirar o gesso. Então vao me dizer se preciso de mais um mês de gesso ao se vou ter de ser operado e esperar 4 meses + fisioterapia para ficar 100%;)

Boa sorte para a recuperação..:)

Embora o peronio não seja um osso fundamental (se fosse a tibia era pior) vai custar um bocado..e já sabes nada de esforço..e muita,muita paciência..

O que te aconteceu nada tem a ver com ser publico ou privado..
Há bons e maus profissionais dos dois lados..alias muitas vezes são os mesmos profissionais ;)

O que eu não percebo é que normalmente os serviços de imgiologia devem funcionar a noite toda..não entendo..[8]

O meu irmão a jogar futebol uma vez partiu a mão (guarda redes e pés dos atacantes não se dão bem!).

Foi ao hostital e tb tudo corria bem. Triagem, RX e depois.... Espera.... Espera .... Espera...

Perguntou a uma enfermeira pq é que não ia para a Ortopedia para ligar a mão e meter a tala, a mesma estranhou o pq, e foi ver e a sala estava fechada. Estranho pq há sempre 2 médicos de serviço que a hora de jantar dividem-se... Mais de 1h. E aparecem os dois médicos JUNTOS!.

Resultado estão lá 2 para a ortopedia não fechar. Mas decidiram ir Jantar os 2 ao mesmo tempo para conversar e a ortopedia fechada e o pessoal a espera!

só para dar mais uma achega... a minha mãe foi hoje ao Centro de Saúde marcar uma consulta para o meu avô

não era nada de especial, não fosse o facto de a consulta ter sido marcada para dia 24 de Abril![:0]

Infelizmente há muita coisa que funciona mal no nosso SNS...

Mas nem tudo é mau, infelizmente há umas duas semanas precisamos de recorrer ao SNS por causa de um familiar e foi espectacular a prontidão e a qualidade do atendimento. Ligamos para o 112 e nem 5 minutos depois estava uma ambulância à porta de casa, com um socorrista e todos os meios necessários... E no hospital também foram incansáveis..

Mas também tenho historias tristes.. Há uns anos torci um dedo todo (não sei o nome técnico) fiquei com a mão numa batata e fui ao hospital.. Maravilha, a urgência não tinha ortopedista.. Fui atendido por um medico de clínica geral que olhou para a radiografia e disse precisamente estas palavras: "Nota-se aqui qualquer coisa, partido não é, mas sinceramente eu também não sei o que é... Olhe.. Vou-lhe receitar uns comprimidos para as dores e uma pomada para o inchaço e espera pela consulta de ortopedia..."

A minha sorte é que o meu pai conhece um massagista desportivo e levou-me lá.. O gajo deu-me lá um jeito ao dedo, que me deu umas dores que ia desmaiando, mas fiquei logo como novo.. O inchaço começou a passar imediatamente e passei a mexer normalmente o dedo sem dores.

Acabei por receber uma carta, para a consulta um mês depois do sucedido. Lá fui na mesma.. E o ortopedista viu a radiografia, esteve a ver-me a mão.. E lá me disse, que tinha um osso deslocado, mas que devia ter ido ao sitio por si, até porque se não fosse isso um mês depois já só lá ia com uma operação..

Isso no SNS é mato.
Ainda há dias fui com a minha filha às urgencias da estefania por causa duma otite, e os otorrinos, quando chegou às 20:00, debandaram.
Mas no privado é a mesma coisa.
Há tempos desloquei-me ao Hospital da Cruz Vermelha às 5 da manhã, tambem com a minha filha, e pasme-se... o unico medico de serviço era um ortopedista!!!

Bem, chegou-me agora a casa a conta para pagar pelo tratamento!!
Nem abri aquilo, que vão dar banho a cães, ou então que levem o caso para tribunal e me penhorem o capacho ou assim!

citação:Originalmente colocada por rc

só para dar mais uma achega... a minha mãe foi hoje ao Centro de Saúde marcar uma consulta para o meu avô

não era nada de especial, não fosse o facto de a consulta ter sido marcada para dia 24 de Abril![:0]
é para clinica geral ou de especialidade???
;)

eu hoje já tive consulta na hora (Cli. Geral) e marquei logo para daqui a 15 dias para mostrar os exames....

Onde estarão agora os estimados membros que se fartaram de deitar abaixo a Função Pública?

Será que já se começam a aperceber porque é que é preciso tanto dinheiro para este sector?

Se a resposta ainda for negativa, não se preocupem: isto vai piorar ainda mais, e talvez então comecem a mudar de ideias...

tem cuidado com essas gajas, se soubessem k tinha a perna partida ainda te mandavam am****r a perna ou coisa parecida[:0]

qual é a cena?? a.m.p.u.t.a.r tambem fica a palavra discriminada??:D

Dinheiro?
Precisa é de alguém que tenha mão nesses mercenários!

Mercenários???

Tu trabalharias de borla??

Aceitavas ser mal pago, quando para tirar o curso tenhas de gastar 24 anos da tua vida, e nos quais tenhas que abdicar de muita coisa??

Aceitarias ser OBRIGADO a fazer horas extras não pagas??

Preferias ganhar menos no publico para fazer um bem á sociedade, quando ela própria é uma sociedade economicista e dependente de dinheiro????

Escolherias ir trabalhar para o "cu de judas" quando tens hipóteses de trabalhar perto de casa e da família, com perspectivas de subida na carreira e casos mais estimulantes???

Eu concordo que está muita coisa mal no SNS! Mas culpar os médicos de tudo é ridículo.

Sou a favor da saude gratis para todos os contribuintes!
Mas os intervenientes( medicos enfermeiros, tecnicos e restantes elementos) tem que ser pagos e pela tabela equivalente á do privado ( caso contrario abandonariam o publico)!

O estado deveria pagar quer os tecnicos quer os meios de diagnostico quer mesmo os tratamentos, algo que não acontece, e são cada vez menos os casos em que o estado comparticipa.

Mais, não bastam os técnicos para tratar pessoas, são precisas instalações e equipamentos de qualidade, em QUANTIDADE e proximidade suficiente das populações, algo que de novo não acontece....

A culpa, a ser de alguém, é do estado.

citação:Originalmente colocada por Foliv

Dinheiro?
Precisa é de alguém que tenha mão nesses mercenários!

Mercenários???

Tu trabalharias de borla??

Aceitavas ser mal pago, quando para tirar o curso tenhas de gastar 24 anos da tua vida, e nos quais tenhas que abdicar de muita coisa??

Aceitarias ser OBRIGADO a fazer horas extras não pagas??

Preferias ganhar menos no publico para fazer um bem á sociedade, quando ela própria é uma sociedade economicista e dependente de dinheiro????

Escolherias ir trabalhar para o "cu de judas" quando tens hipóteses de trabalhar perto de casa e da família, com perspectivas de subida na carreira e casos mais estimulantes???

Eu concordo que está muita coisa mal no SNS! Mas culpar os médicos de tudo é ridículo.

Sou a favor da saude gratis para todos os contribuintes!
Mas os intervenientes( medicos enfermeiros, tecnicos e restantes elementos) tem que ser pagos e pela tabela equivalente á do privado ( caso contrario abandonariam o publico)!

O estado deveria pagar quer os tecnicos quer os meios de diagnostico quer mesmo os tratamentos, algo que não acontece, e são cada vez menos os casos em que o estado comparticipa.

Mais, não bastam os técnicos para tratar pessoas, são precisas instalações e equipamentos de qualidade, em QUANTIDADE e proximidade suficiente das populações, algo que de novo não acontece....

A culpa, a ser de alguém, é do estado.

Vou tentar explicar-me melhor!;)

Sim mercenários!

Não.

24 anos??? Se considerar-mos que entramos para a escola aos 6 anos... Então os profissionais de saúde só saem da Faculdade aos 30??
O mal pago é relativo, se alguém é mal pago muda para melhor!
Enquanto receber o seu ordenado cumpre com profissionalismo e rigor aquilo para que foi contratado. Isso é ser profissional e integro.;)

Não faço horas extras sem ser pago. Mas se tivesse que fazer para manter o emprego não hesitava.
Além de que os profissionais de saúde têm uma responsabilidade acrescida porque tratam a de outras pessoas e estas depositam-lhes nas mãos aquilo que mais têm de precioso: A vida.
E não são os doentes que devem levar com as frustrações de médicos e enfermeiros.

Conheço alguns médicos que dedicaram a carreira inteira ao serviço público;) e tenho alguns amigos que também o fazem por opção e são recém licenciados.
Se eu fosse médico provavelmente também o faria;). Mas respeito quem não o faça.
Não posso respeitar quem o faz porque sim, descarregando as frustrações nos doentes.
Além de que não ganham tão mal como isso no público.

Só vai para longe quem quer.
São especifidades profissionais que todos conheciam quando foram para medicina.
E mais uma vez não é culpa do doente que o médico esteja no "cú de Judas".

Eu não culpei os médicos de tudo, mas eles são responsáveis por muita coisa do que está mal. E sabem disso, e estão bem assim portanto o interesse é que nada mude.

Acerca de serviços grátis prefiro não discutir.
Também eu gostava que a minha empresa me pagasse pela tabela de outras empresas, mas não o faz. Se eu quiser sair a porta é "já ali".
Apartir do momento que aceito as regras só tenho de jogar e cumprir o meu dever o melhor possivél.;)

Acerca dos equipamentos e meios técnicos não vou dizer nada até porque as lacunas são por demais evidentes.

Em última análise é claro que a culpa é do Estado, mas o Estado somos nós.

Sim são 24 anos de formação:
-12 ensino secundário
-6 de licenciatura
-6 especialidade ( obrigatória, ninguém sai de medicina sem uma especialidade hoje em dia).

PS: esqueci-me de acrescentar o ano de internato geral, portanto, dependendo da especialidade até podem ser 25 anos.

Os médicos, á luz da lei, são funcionários como qualquer outro, e sim exige-se profissionalismo como a qualquer outro.
Á luz da lei, a profissão de medico não tem mais regalias que do que outra qualquer, logo não tem obrigação nenhuma de ser mais e de fazer mais pelo que quer que seja...

Se querem que os médicos, dada a especificidade e "importância" da sua profissão, sejam mais dedicados, se esforcem mais, tenham mais obrigações e deveres do que os restantes funcionários, então que lhes sejam reconhecidos igualmente direitos e regalias superiores á dos outros funcionários.

Concordamos no ponto em que cada pessoa, como individuo, vai para onde encontra melhores condições de vida e de trabalho, ou onde consiga melhor rendimento.
Logo, se o estado não pagar bem, vão para onde lhes paguem melhor, e não podem ser obrigados a ficar onde não queiram ou paguem mal.

Voltar
Superior