Sinclair ZX81 - 3 décadas passaram!

JorgeCorreia

New member
O antecessor do popular ZX Spectrum, o Sinclair ZX81, fez a 5 de Março do corrente ano, 30 anos!

ZX81_Sinclair_Research_advert.jpg

Pessoalmente recordo-me melhor do ZX Spectrum (lançado em Abril de 1982) mas esta versão ZX81 e a anterior (ZX80) foram uma verdadeira revolução num mundo em que praticamente ainda só vivia com o telefone (daqueles que faziam TRRRRIMMMM [:D]), televisão, a rádio e o telex. A maior parte dos carros ainda tinham carburador e platinados e o mais parecido com um telemóvel eram os radinhos a pilhas para ouvir o relato...

Sinclair_ZX81_Setup_PhotoManipped.jpg

Apesar de nunca ter tido um, jogava horas a fio na casa de um amigo. O cenário era exactamente este, um velho televisor, o Sinclair, o leitor de cassetes e o LOAD "" com o som característico dos dados a carregar.

Para quem se lembra (e para quem não se lembra) era assim que tudo começava:

YouTube - Sinclair ZX Spectrum Loading

É um pouco assustador pensar que passaram 30 anos! :eek: A memória é de tal forma viva que parece ter sido apenas a dez ou quinze.

Nessa década tudo evoluiu muito rapidamente. Dos Spectrum aos videogravadores BETA e depois VHS, o fim das câmaras de filmar em película e o Windows a começar uma revolução que ainda hoje se faz sentir.

Bons tempos. Do meu computador com Windows e mais memória que provavelmente tem mais memória que uma palete de Spectrums, saúdo o ZX81 e os seus sucessores! apr:)

Eu desse não me lembro.
Tive um ZX Spectrum e depois um 2048, que está guardado na arrecadação assim como vários jogos.

Xii, estou velho.[:)]

Nunca tinha ouvido falar desse modelo.

Comecei a jogar no zx spectrum dos meus primos

sinclair_zx-spectrum_hr_1s.jpg

Depois recebi um timex sinclair 2068

300px-Timex_sinclair_2068_%282%29.jpg

Um primo meu teve um destes:

Sinclair_Spectrum+2_System_s1.jpg

Última edição:
Tenho um Sinclair/Amstrad ZX SPECTRUM +2A cinzento, e tenho um Commodore amiga 500 e C64 e um Atari e digo que gostei mais do spectrum.
Na altura existia o Timex sinclair 2048 o 2068, o Zx spectrum + e o +3 com disquetes.O jogo Renegade era o meu preferido na altura.

O antecessor do popular ZX Spectrum, o Sinclair ZX81, fez a 5 de Março do corrente ano, 30 anos!

ZX81_Sinclair_Research_advert.jpg

Pessoalmente recordo-me melhor do ZX Spectrum (lançado em Abril de 1982) mas esta versão ZX81 e a anterior (ZX80) foram uma verdadeira revolução num mundo em que praticamente ainda só vivia com o telefone (daqueles que faziam TRRRRIMMMM [:D]), televisão, a rádio e o telex. A maior parte dos carros ainda tinham carburador e platinados e o mais parecido com um telemóvel eram os radinhos a pilhas para ouvir o relato...

Ver anexo 95565

Apesar de nunca ter tido um, jogava horas a fio na casa de um amigo. O cenário era exactamente este, um velho televisor, o Sinclair, o leitor de cassetes e o LOAD "" com o som característico dos dados a carregar.

Para quem se lembra (e para quem não se lembra) era assim que tudo começava:

YouTube - Sinclair ZX Spectrum Loading

É um pouco assustador pensar que passaram 30 anos! :eek: A memória é de tal forma viva que parece ter sido apenas a dez ou quinze.

Nessa década tudo evoluiu muito rapidamente. Dos Spectrum aos videogravadores BETA e depois VHS, o fim das câmaras de filmar em película e o Windows a começar uma revolução que ainda hoje se faz sentir.

Bons tempos. Do meu computador com Windows e mais memória que provavelmente tem mais memória que uma palete de Spectrums, saúdo o ZX81 e os seus sucessores! apr:)

Tenho um desses.

Em 1981 custavam 10.500$00 (o manual estava incluído, mas também havia à venda
sem o computador, e custava 500$00).

Em 1982 já custava 11.000$00.

Comprei o ZX81 com impressora ZX Printer (papel metálico), e uma extensão de memória
de 32KiB (feita pela LANDRY, já que o ZX81 só tinha 1KiB de memória, e as extensões
da SINCLAIR eram de 16KiB).

Já não o ligo desde que comprei o ZX Spectrum 48K (em 82 ou 83), mas acho que ainda
funciona, pois estava como novo quando deixei de o usar.

Foi com o manual do ZX81 (comprei ANTES de comprar o computador) que aprendi a
programar. Praticamente o que eu fazia com o ZX81 e ZX Spectrum era programar
(BASIC e ASSEMBLY Z80). Jogar não dava tanto gozo como programar, mas também
jogava bastante.

Foi com o manual do ZX81 (comprei ANTES de comprar o computador) que aprendi a
programar. Praticamente o que eu fazia com o ZX81 e ZX Spectrum era programar
(BASIC e ASSEMBLY Z80). Jogar não dava tanto gozo como programar, mas também
jogava bastante.
Foi como eu.
Comprei para os jogos mas depois da febre inicial dou por mim a ler o manual do timex 2068 para aprender basic e programar coisas simples.
Devia ter percebido que esta era a vocação [:p]

Também se vendia em kit, julgo que por 9.000$00.

Foi o meu primeiro computador. 1K de RAM não dava para muito, mas a expansão de 16K já era uma enormidade. Já dava para jogos "complexos" (cof cof) como o flight simulator. Carregar um jogo de 16K era capaz de demorar uns bons 10 minutos...

ZX-81%20%28kit%201%29.jpg

Tive um 48k que o meu pai me comprou não me lembro o ano mas era muito miudo mesmo!

Adorava os jogos e como também tinha o manual lá programava umas coisitas de vez em quando.

Belos tempos lol.

tive um zx spectrum comprado a 1 rapaz conhecido dos meus pais, nunca conseui por aquilo a funcionar. ficava a carregar, a carregar e nunca deu. na altura a máquina devia ter uns 8 anos, era quase nova. [:D]

O saudoso Spectrum. Só ganhei o suficiente para comprar um qdo acabava de sair o 128K. Era demais. Eu...ele e a chavinha de fendas para afinar a cabeça de leitura.

Era preciso ouvido para acertar com a afinação nas cópias manhosas. Até que descobri que regravando num gravador com nível de gravação...punha aquilo no redline e entrava tudo à 1ª...

Claro que depois ia-se à loja do lado , copiavam-se os jogos e devolviam-se pq eram piratas e de qq modo não funcionavam...mas as minhas cópias davam 5 estrelas.

Última edição:
Voltar
Superior