Seria preferível não existir Código de Estrada?

MarcoVeloso

New member
Viva,

Seria preferível não existir Código de Estrada? Não existir qualquer regulamentação? Cada um que circulasse como pretendesse?

É óbvio que é uma pergunta retórica, e parva. O facto é que ao ler tópico após tópico, há sempre quem conteste a multa que recebeu, ou facto de a BT ter (entre outras) como função cumprir o CE. Se aceitam a necessidade de um CE que regulamenta a forma de todos circularem, então é necessário aceitar que deve existir algo ou alguém que verifique e faça cumprir esse mesmo regulamento.

Embora possam existir excepcionalmente situações extremas, o facto é que só seremos multados se infringirmos o código. Como já referi por diversas vezes, a condução em Portugal chegou a um ponto extremo que a prevenção não está a produzir efeito. É necessário passar a outro patamar e passar à repressão. Por essa razão as penas relativas às infracções tornaram-se mais pesadas e a BT procura um maior controlo, e mais apertado. É muito fácil passar de “cometi uma infracção ” para a célebre desculpa de “caça à multa”. Os radares estão dissimulados por alguma razão. Se estivessem visíveis sucedia o comum nessas situações: reduzia-se nessa zona para rapidamente voltar a acelerar. Se as pessoas desconhecerem a sua localização existe uma maior probabilidade de não infringirem. Se infringirem e forem punidos o mais certo é não voltarem a cometer o mesmo erro. Em parte, a repressão é a longo prazo prevenção. Essa “caça à multa” existe porque os abusos nas estradas são tantos que só com constante vigilância e repressão irão diminuir. Se todos cumpríssemos não existia “caça à multa”, nem radares dissimulados, nem operações stop. E isto temos que entender. Não usar a BT e as multas como ‘bode expiatório’ dos nosso erros e da nossa falta de civismo na condução.

A BT é composta por pessoas logo podem cometer erros. Sendo autoridade devem dar o exemplo, mas podem falhar (não esquecer que em muitas situações o CE não se aplica a eles como se aplica ao comum condutor). Não vamos andar a crucificar todos os agentes porque presenciamos uma situação menos correcta da sua parte, quando nós mesmos cometemos essas situações diariamente.

Marco

Última edição:
concordo plenamente com o que foi escrito, e que devem ser punidos os infractores, eu próprio já fui multado por excesso de velocidade e eles estavam bem á vista, agora escondidos, não parece ser uma boa maneira de transmitirem autoridade ou darem o exemplo, se eu fizesse algo as escondidas não era bem visto.

Pois. É verdade.

Isso seria bonito se e só se TODO o dinheiro realizado com as multas fosse utilizado em campanhas de prevenção e melhoramento das vias publicas.

A prevenção faz-se colocando carros nas estrada e mostrando que se está lá. Ora isso acontece quando em pleno dia 23 de dezembro, tolerancia 0, milhares de policias na estrada e eu passo pela estrada nacional desde Setubal até Aljustrel, voltando por Odemira, Sines, Alcacer do Sal e não vejo um unico policia na estrada. Entro na AE e vejo logo 2 carros descaracterizados a multarem respectivamente: um Porsche e um BMW 530d.

Não é caça á multa???

Eu cejo hoje mais asneiras ao volante que á 10 anos atrás, e, no entanto, anda-se mais devagar, as pessoas cumprem mais os limites de velocidade, basta fazer uma viagem para notar isso. Mas, o problema de todos os acidentes continua a ser excesso de velocidade. É como as mortes nos hospitais públicos: Paragem respiratória ou falencia cardiaca como causa de morte, isto é: parou de respirar ou o coração parou de bater....

É quererem fazer dos outros burros.

Eu até cumpro o código, em 10 anos de carta não tenho uma multa.
Mas não acredito nesta BT, não acreito neste CE. Sou obrigado a cumpri-lo, mas não acrdedito nem acho que seja honesto para com os cidadãos deste país. Serve apenas o governo, tal como a BT e serve apenas para encher os bolsos de alguns.

E essa é que é essa....... digam o que disserem.

A prevenção faz-se colocando carros nas estrada e mostrando que se está lá. Ora isso acontece quando em pleno dia 23 de dezembro, tolerancia 0, milhares de policias na estrada e eu passo pela estrada nacional desde Setubal até Aljustrel, voltando por Odemira, Sines, Alcacer do Sal e não vejo um unico policia na estrada. Entro na AE e vejo logo 2 carros descaracterizados a multarem respectivamente: um Porsche e um BMW 530d.

Não é caça á multa???
se eles estiverem escondidos, tens de ter sempre cuidado, pode estar um polícia em qualquer lado
queres melhor argumento que esse?

O CE terá falhas, mas nem é assim tão mau como o pintam...

Pode sempre melhorar, nomeadamente no que diz respeito a interpretar algumas coisas, pois, cada um interpreta a seu belo prazer.

Quanto à BT, não nos podemos esquecer que são pessoas, que cometem erros, que cumprem ordens superiores e tem uma missão (como qq força de segurança) complicada.
Tb penso que a prevenção não é feita através de carros descaracterizados ou radares escondidos, no entanto isto não sucede só por cá...

Viva,

Seria preferível não existir Código de Estrada? Não existir qualquer regulamentação? Cada um que circulasse como pretendesse?

Claro que não. As leis foram uma das maiores invenções da humanidade, e uma das coisas que nos fez sair da idade da pedra. Deitar isso tudo para o lixo é abrir caminho à selvagaria.

As leis asseguram que a liberdade de uns não colida com a liberdade dos outros. A par com a fiscalização, são um instrumento essencial para a vida em sociedade. Capiche?

Concordo com o que disse o user que abriu o tópico, e admiro a sua coragem porque normalmente por aqui reina a ideia do "eles andem aí", "são uns xulos", etc.

Ninguém tem 100% de razão nisto tudo.

Falam que "nunca se vê a BT na estrada" mas quantas vezes vamos em AE e lá estão eles a meio de uma travessia superior, perfeitamente visíveis?

se eles estiverem escondidos, tens de ter sempre cuidado, pode estar um polícia em qualquer lado
queres melhor argumento que esse?

Os ladões também se escondem, e não é por isso que se anda na rua a olhar para os arbustos a ver quando aparece algum.
Uma força policial digna desse nome não tem nada a esconder.

Os ladões também se escondem, e não é por isso que se anda na rua a olhar para os arbustos a ver quando aparece algum.
Uma força policial digna desse nome não tem nada a esconder.
Por essa ordem de ideias, nunca existiram actividades encobertas da polícia.
Ou seja, o sr. agente, devidamente fardado, chegava a casa do traficante de estupefacientes e pedia-lhe, delicadamente, para que ele indicasse qual o local, data e hora do próximo carregamento...
Não se esqueçam que a polícia tem actividade de prevenção mas outra de repressão, sendo certo que esta última é também uma componente da primeira, isto é, se se souber que a polícia tem o hábito de permanecer "fora da vista", arriscar-se-á menos a cometer uma contra-ordenação.

Por essa ordem de ideias, nunca existiram actividades encobertas da polícia.
Ou seja, o sr. agente, devidamente fardado, chegava a casa do traficante de estupefacientes e pedia-lhe, delicadamente, para que ele indicasse qual o local, data e hora do próximo carregamento...
Não se esqueçam que a polícia tem actividade de prevenção mas outra de repressão, sendo certo que esta última é também uma componente da primeira, isto é, se se souber que a polícia tem o hábito de permanecer "fora da vista", arriscar-se-á menos a cometer uma contra-ordenação.

Fazendo uma analogia por esse ponto de vista, um condutor em excesso de velocidade tem que ser tratado como uma criminoso.
Deveria ir para a prisão, e pagar ao estado a respectiva multa.
É melhor ser traficante, com motorista particular para não correr o risco de ir preso.

Fazendo uma analogia por esse ponto de vista, um condutor em excesso de velocidade tem que ser tratado como uma criminoso.
Deveria ir para a prisão, e pagar ao estado a respectiva multa.
É melhor ser traficante, com motorista particular para não correr o risco de ir preso.

Não.A analogia que fiz tem precisamente o objectivo de demonstrar a perspectiva da polícia e não do criminoso ou do condutor.

Não.A analogia que fiz tem precisamente o objectivo de demonstrar a perspectiva da polícia e não do criminoso ou do condutor.

Exactamente, pois são forças policiais diferentes, que fiscalizam e previnem de forma diferente.
Os métodos são os mesmos, utilizam a técnica do esconde esconde.
Tanto para apanhar o condutor em infracção, como o traficante.

Por acaso pergunto-me como se resolvem os acidentes na Índia, por exemplo. Toques ninguém liga, mas... e se há alguma ocorrência grave? Como é? Quem paga? E se morrer alguém...?

Exactamente, pois são forças policiais diferentes, que fiscalizam e previnem de forma diferente.
Os métodos são os mesmos, utilizam a técnica do esconde esconde.
Tanto para apanhar o condutor em infracção, como o traficante.
Repara, as técnicas utilizadas pelas forças policiais, em si, não fazem nenhum juízo de valor relativamente às pessoas fiscalizadas, sejam elas condutores ou criminosos.

Pois por incrível que pareça, trata-se muito melhor um pedófilo do que um condutor que excedeu o limite de velocidade! Os pedófilos andam todos cá fora e não tarda, vamos ainda ter de os indemnizar! E os poucos exemplos que lá estiveram dentro regalaram-se com umas boas férias rodeados de todas as mordomias!

[:blush:]

Concerteza não será esse o objectivo.

Belshior... quem começou a analogia do criminoso foste tu...

enfim - a questão é simples: se eles andassem sempre identificados, tu sabias que quando não os estivesses a ver, estavas à vontade, não? Assim, cria-se uma incerteza que te faz andar sempre mais cuidadoso.

Eu também acho piada à teoria da caça à multa... "Coitadinho de mim, que já tenho mais de 18 anos de idade, supostamente já sou responsável para assumir as consequências dos meus actos, mas só ando dentro dos limites permitidos quando vejo um carro com pirilampos em cima!"

O ideal seria meter um polícia em cada carro... Isso sim, seria prevenção!

Belshior... quem começou a analogia do criminoso foste tu...

enfim - a questão é simples: se eles andassem sempre identificados, tu sabias que quando não os estivesses a ver, estavas à vontade, não? Assim, cria-se uma incerteza que te faz andar sempre mais cuidadoso.
Não[;)], cuidadoso sou sempre.
Basta analisar os radares fixos e bem sinalizados e os milhares que continuam a transgredir.
Na minha optica prevenção não é esconder um radar atráz de um arbusto à espera das "vitimas".
O objectivo da prevenção logicamente é prevenir acidentes e vitimas desses mesmo acidentes, não será nunca pôr um radar numa recta que ainda por cima que é a descer que nunca foi lá registado um unico acidente, recebendo passado 6 meses uma multa na hora Y no local X, se eu sou um condutor inconsciente por esta altura já terei matado 3 velhotas e um cão até receber a dita cuja. Pago e continuo a transgredir. O sistema actual não funciona, está mais que provado que não surgiu qualquer efeito positivo, apenas continua a encher os cofres do estado.
Enquanto que noutros troços existem "n" vitimas mortais e não se vê um unico policia ou radar. Sim nas zonas consideradas perigosas deveriam existir radares visiveis para os condutores terem mais atenção e aqui sim seriam mais cuidadosos pois teriam a consciência que aquele troço era perigoso.
Mas isto não rende tanto por isso continuamos com a devida "caça á multa" e sim a meu ver este tipo de actuação é "CAÇA À MULTA".
Atenção que não estou contra os policias em si, pois estes limitam-se a fazer o seu trabalho, as politicas é que não resultam.

Voltar
Superior