Será que tenho ESP?

hf-esp-symbol.jpg

Já agora o símbolo é este mesmo... mas pelo menos a mim ele pisca tanto com o VDC a actuar como com o ASR... Ou seja se eu fizer uma aceleração a queimar pneu ele pisca (evitando a derrapagem), o que não acontece com o ASR desligado.

Já com o VDC nunca vi a ser actuado porque é raro sentir o VDC intervir, e nessas situações não estamos propriamente a olhar para a luz.

citação:Originalmente colocada por Baiones

citação:Originalmente colocada por ppais

Baiones, pelo menos no meu JTD a caixa de controlo do VDC (denominação da alfa para o esp) é visível no compartimento do motor. Em todo o caso não sei se será a caixa só do VDC... mas quando puder mando uma foto e tu comparas ocm o teu...
Se conseguisses era ouro sobre azul! ;)

Vou a procura do tal fusivel a ver se chego a alguma conclusão...

No 156 sei que tinha porque uma vez em curva tive de travar á bruta por causa de um animal daqueles que muda de faixa sem ter cuidado, e quando o carro ia começar a fugir senti o dito sistema a actuar...

( parecia a mão de deus literalmente a segurar aquela traseira... )

Qual é o simbolo do ESP?

Confirmo, é preciso intervenção quase divina para segurar aquela trazeira quando se curva e trava ao mesmo tempo[xx(]

Um vez para ver como o carro se comportava desviei me a um ramo enquanto tava a travar forte e assustei me um pouco, mas felizmente nada aconteceu e fiquei a saber que o carro gosta de sair de trazeira:D

ar156ob4.gif

epa, vai á rotunda mais perto da tua casa, á noite... kd á pouco transito... e mete-t a esticar o carro... ás voltinhas na rotunda... se ele derrapar decaradamente a partir de uma determinada velocidade é porque n tem!
se oferecer resistencia a derrapar... e fizer uns tremelikes... é porque deve ter ;)

(...)

Já agora, baiones, enquanto não há foto, procura no compartimento do motor, do lado direito se estiveres à frente do carro, deves encontrar uma caixa metálica com uns 4 ou 5 tubos metálicos rígidos a ligarem. Verifica se tens alguma coisa assim com inscrições gravadas.
Vou a procura quando chegar a casa.

Tnx! ;)

hf-esp-symbol.jpg

Já agora o símbolo é este mesmo... mas pelo menos a mim ele pisca tanto com o VDC a actuar como com o ASR... Ou seja se eu fizer uma aceleração a queimar pneu ele pisca (evitando a derrapagem), o que não acontece com o ASR desligado.

Já com o VDC nunca vi a ser actuado porque é raro sentir o VDC intervir, e nessas situações não estamos propriamente a olhar para a luz.
O unico simbolo que me aparece quando tento fazer o carro patinar é o do ASR ( uma roda a patinar ) e não esse triangulo...

Aparecem-te dois simbolos acesos? o do ASR ( roda a patinar ) e esse triangulo?

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

entao tem ESP e nao pode ser desligavel? Pior a ementa que o soneto.[xx(]

La se vai o cuore sportivo...

Já agora o que é que consta da ementa, para hoje ?

Se tiver um peixinho grelhado era bom...[}:)]

No entanto se quiseres emenDar, estás à vontade....na brinca ;)

citação:Originalmente colocada por Sun

coisa estranha... o T nem sequer esta perto do D no teclado...

emendado

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por Sun

coisa estranha... o T nem sequer esta perto do D no teclado...

emendado

A fome está a apertar depois é assim:D

ar156ob4.gif

Ó Baiones, quase que juro que o VDC (ESP) é de série em todos os 147 vendidos em Portugal.
De qualquer forma, conforme já aqui foi sugerido, desligas o ASR, vais a uma rotunda molhada e vazia e já sabes... Se acender a luzinha com o triangulo e a flecha em círculo à volta é porque accionaste o VDC. Não é fácil, o VDC tem um nível de permissividade muito elevado mas, com paciência, hás-de conseguir...

Como é um Alfa, podes ter mas estar avariado. Olha o que aconteceu com o Schumacher este fds por andar com um carro do grupo Fiat.

Dizem que foi bruxedo, mas não. Aquilo é normal... :)

Agora a sério e sem piadinhas. Não conheço os Alfa, mas basta sacudires um pouco a traseira para a veres a deslizar. Se deslizar, é porque népias para o ESP. Se sentires que o carro não mexe, é porque tem. Se ele rodopiar e te espetares contra um muro..., paciência. Algo correu mal. :) :D

Acelera a fundo ... largas a embraiagem se ele fizer barulho por todo lado e nao deixar derrapar é porque tens ESP ... caso contrario és um felizardo ehehe ,.

Mas aquele teste prático da rotunda funciona nos carros com tracçao á frente ?
Pensei que se ele fosse cada vez mais depressa na rotunda o que acontecia era o carro fugir de frente ( e nao de trás ) e nesse caso seria o controlo de tracçao a impedir que o carro acelarasse mais para voltar a ganhar aderencia á frente ...
Ou estarei enganado ? ( é provavel que sim :P )
Numa rotunda é capaz de ser mais facil deixar de acelarar de repente para ver se a parte de trás desliza um cadito ou não ..digo eu ..leigo nestas coisas de derrapagens :P

O ESP não era de série em todos os 147, garanto.

De qualquer forma, uma rotunda chega para veres se tem ESP.
Quando estiveres a colocar o carro na trajectória certa, pisa bem o acelerador para provocar a subviragem. Se o carro recuperar logo a trajectória e o sentires a travar, é porque tem ESP.
Se continuar a alargar a trajectória e tiveres de aliviar o acelerador, não tem ESP.

Não esquecer que a aceleração não pode ser demasiado violenta, porque o ESP não faz milagres contra a física.

citação:Originalmente colocada por ekis

...
Numa rotunda é capaz de ser mais facil deixar de acelarar de repente para ver se a parte de trás desliza um cadito ou não ..digo eu ..leigo nestas coisas de derrapagens :P
Só há 1 forma de aprenderes. Tentares. :)

Domingo de manhã e zonas industriais desertas são uma boa combinação para aprenderes uns truques. [8D]

Então o que foi que eu se4nti numa curva a 30º a 180, travões no limite para reduzir para os 80, e a traseira sempre a querer levantar e parecia que alguêm lhe punha a mão para a ir segurando?

( era uma sensação do tipo: a traseira vai fugir, espera, agarrou... vai fugir outra vez, ui, agarrou, ainda bem, e isto varias vezes seguidas )
Sentiste a sorte, ora a chegar, ora a ir :D

Cá para mim sentiste o ABS

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Ó Baiones, quase que juro que o VDC (ESP) é de série em todos os 147 vendidos em Portugal.

Agora deve ser, mas em 2002 não era. Era um opcional

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Agora a sério e sem piadinhas. Não conheço os Alfa, mas basta sacudires um pouco a traseira para a veres a deslizar. Se deslizar, é porque népias para o ESP. Se sentires que o carro não mexe, é porque tem. Se ele rodopiar e te espetares contra um muro..., paciência. Algo correu mal. :) :D

Pelo menos no 147 JTD não é assim tão fácil... o carro não é propriamente de uma condução entusiasmante. É muito certinho e tem níveis de grip razoavelmente altos mas é preciso ser muito bruto para a traseira escapar em piso seco. A frente foge sempre primeiro. Ou então sou eu que sou muito nabo o que é uma hipótese forte também.... :D

citação:Originalmente colocada por AF147

Baiones, sinceramente também não te sei dizer como veres isso, o meu não tem VDC só ASR.
mas aquels dois botões junto ao travão de mão, um é do ASR o outro penso que é só é usado nos de caixa automática e diz "City", por isso também não pertence ao ESP/VDC.
ASR-city.JPG

Tem de haver algum modo de saber se tem ou se não tem...

ouve lá pá.

o ESP é "integrado" com o ASR.

Nao podes desligar o ESP mas podes desligar o ASR.

Entao, desligas o ASR e fazes uma rotunda (vazia, com boa visibilidade) assim mais à bruta. Se a luzinha de aviso acender e sentires o carro a endireitar sozinho é porque tens ESP. Se o carro fugir nao acender nenhuma luz e tiveres de corrigir tu é porque nao tens.

ah e o botao city nao é para modelos com cx automática... é mesmo para a direcçao assistida ;)

citação:Originalmente colocada por Torres

Então o que foi que eu se4nti numa curva a 30º a 180, travões no limite para reduzir para os 80, e a traseira sempre a querer levantar e parecia que alguêm lhe punha a mão para a ir segurando?

( era uma sensação do tipo: a traseira vai fugir, espera, agarrou... vai fugir outra vez, ui, agarrou, ainda bem, e isto varias vezes seguidas )
Sentiste a sorte, ora a chegar, ora a ir :D

Cá para mim sentiste o ABS
O ABS é diferente.

Era notória a traseira a "querer levantar do chão"...

Era como se o carro começásse a levantar a traseira e a perder aderência e "uma mão invisivel" a pressionásse contra o chão para ela não descolar...

Já fiz algumas travagens de emergência com ABS e nunca senti aquilo...

Voltar
Superior