Será que tenho ESP?

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

uma amiga minha tem um alfa 147 (de 2001 ou 2002 acho) e o botao diz "ASR", portanto so tera controlo de traccao.

Se disser "VDC" e' porque tem esp;)

Tens certeza desta informação:

ASR

ou

VDC ( ASR + ESP )

É que pelos vistos o do ppais tem ESP e o botão tb diz ASR...

citação:Originalmente colocada por bizopt

É fácil. Fazes um arranque a queimar pneu. Se a rotação aumentar ate ao corte não tens. Se o motor n subir de rotação como um louco, provavelmente tens! (Isto pq normalmente este sistema existe em conjunto com o traction control).

:)
Mas só o ASR ( controlo de tracção ) chega para fazer esse efeito.

Falhou-me aqui qualquer coisa a compreender a tua lógica?

A logica é q estes dois sistemas normalmente existem em conjunto. O ESP necessita de um sistema q controle perdas de tracção. Se existe um.. Existe o outro! (NORMALMENTE)

A logica é q estes dois sistemas normalmente existem em conjunto. O ESP necessita de um sistema q controle perdas de tracção. Se existe um.. Existe o outro! (NORMALMENTE)
Mas por ai eu depreendo que o ESP necessita do ASR, mas o ASR já não necessita do ESP, logo o facto de ter ASR não implica ter ESP...

Deveria haver uma maneira fácil de ver isto...

O meu stilo tem esp e só tem botão para desligar o asr.
O simbolo do esp é esse que puseram mais a cima e é partilhado tanto pelo controlo de tração (asr) como pelo esp (que não é desligavel) ou seja, pisca quando um destes 2 sistemas entra em acção.

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

O simbolo do esp é esse que puseram mais a cima e é partilhado tanto pelo controlo de tração (asr) como pelo esp (que não é desligavel) ou seja, pisca quando um destes 2 sistemas entra em acção.
O simbolo do ASR no 147 é diferente desse:

O mais parecido que encontrei foi este :
asr.gif

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

no 147 quando o ASR entra em acção aparece o simbolo do uma roda a levantar gravillha.

Baiones, sinceramente também não te sei dizer como veres isso, o meu não tem VDC só ASR.
mas aquels dois botões junto ao travão de mão, um é do ASR o outro penso que é só é usado nos de caixa automática e diz "City", por isso também não pertence ao ESP/VDC.

citação:Originalmente colocada por Baiones

Tens certeza desta informação:

ASR

ou

VDC ( ASR + ESP )

É que pelos vistos o do ppais tem ESP e o botão tb diz ASR...

hum... nao sabia que a uniformizacao de botoes ia a esse ponto...

entao so ha uma maneira de saber. Ir fazer uns lift offs e provocar o carro sem acelerador a ver se alguma luz pisca.

Mas o meu feeling e' que o carro so traz controle de traccao.

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

citação:Originalmente colocada por ppais

Baiones, pelo menos no meu JTD a caixa de controlo do VDC (denominação da alfa para o esp) é visível no compartimento do motor. Em todo o caso não sei se será a caixa só do VDC... mas quando puder mando uma foto e tu comparas ocm o teu...
Se conseguisses era ouro sobre azul! ;)

Vou a procura do tal fusivel a ver se chego a alguma conclusão...

No 156 sei que tinha porque uma vez em curva tive de travar á bruta por causa de um animal daqueles que muda de faixa sem ter cuidado, e quando o carro ia começar a fugir senti o dito sistema a actuar...

( parecia a mão de deus literalmente a segurar aquela traseira... )

Qual é o simbolo do ESP?

tanta complicação.....[|)]

vai ao carro, dá à chave e há-de aparecer um símbolo triangular com 'derrapagens' ou então a palavra ESP.
uma coisa é certa: se nunca reparaste nisso é porque dificilmente tens ESP.

ld
Se é este simbolo

hf-esp-symbol.jpg

Nunca o vi a aparecer em lado nenhum...

Nem no 156... [8)]

se calhar é um assim.
muitas vezes varia de marca para marca.
vai ao livro de instruções e procura pelo símbolo.
e depois procura no painel de instrumentos.
o ESP vem sempre assinalado.
por isso se o 156 não tinha símbolo, não tinha ESP;)

ld
Então o que foi que eu se4nti numa curva a 30º a 180, travões no limite para reduzir para os 80, e a traseira sempre a querer levantar e parecia que alguêm lhe punha a mão para a ir segurando?

( era uma sensação do tipo: a traseira vai fugir, espera, agarrou... vai fugir outra vez, ui, agarrou, ainda bem, e isto varias vezes seguidas )

então certamente o ícone começou a piscar e tu não reparaste;)
sempre que o controlo de estabilidade actua o ícone aparece no painel a piscar.seja ele qual for:)

ld
ld

citação:Originalmente colocada por AF147

Baiones, sinceramente também não te sei dizer como veres isso, o meu não tem VDC só ASR.
mas aquels dois botões junto ao travão de mão, um é do ASR o outro penso que é só é usado nos de caixa automática e diz "City", por isso também não pertence ao ESP/VDC.
ASR-city.JPG

Tem de haver algum modo de saber se tem ou se não tem...

[(...)

sempre que o controlo de estabilidade actua o ícone aparece no painel a piscar.seja ele qual for:)

ld
ld
Não vou pôr as mãos no fogo, na altura toda a minha vida me passou á frente em segundos...

Pensei mesmo que ia "desta p'ra melhor"...

Foi nessa altura que descobri que tinha ESP...

( e um par de cuecas para deitar fora... :D )

citação:Originalmente colocada por AF147

http://cool090.jeeran.com/images/ASR-city.JPG

;)

citação:
Tem de haver algum modo de saber se tem ou se não tem...

pois, vou pesquisar também, se encontrar alguma forma ou indicação coloco aqui.

Baiones,

agora desiludiste-me um bocadinho ! então não és capaz de, pelo comportamento do carro, ver se tens ou não ESP ? é só ires para uma rotunda e provocares umas saidas de traseira e logo vez se há "intervenção divina" ou não [8D]

Esse Alfa anda a ser tratado como um "menino do coro já vi" :D

citação:Originalmente colocada por v7

Baiones,

agora desiludiste-me um bocadinho ! então não és capaz de, pelo comportamento do carro, ver se tens ou não ESP ? é só ires para uma rotunda e provocares umas saidas de traseira e logo vez se há "intervenção divina" ou não [8D]

Esse Alfa anda a ser tratado como um "menino do coro já vi" :D
A gasolina está cara pah!! :D

Além de que não sou propriamente o Colin Mcrae, e se depois correr mal fico a saber o mesmo, e com um 147 feito em 147 amolgadelas... :D

Mas isto tem algum risco ? numa rotunda larga em 2ª e sem ninguém ao lado ? posso-te aconcelhar a rotunda onde termina a CRIL em Algés. É um excelente sitio para fazer uma ou outra brincadeira sem grandes riscos

citação:Originalmente colocada por v7

Mas isto tem algum risco ? numa rotunda larga em 2ª e sem ninguém ao lado ? posso-te aconcelhar a rotunda onde termina a CRIL em Algés. É um excelente sitio para fazer uma ou outra brincadeira sem grandes riscos
Eu nunca fui um tipo de sorte, por isso prefiro não arriscar que ainda me dou mal com a brincadeira...

Se não conseguir saber de maneira nenhuma ainda vou para um parque de estacionamento com muito espaço, mas é só mesmo em ultimo recurso...

[(...)

ld
Não vou pôr as mãos no fogo, na altura toda a minha vida me passou á frente em segundos...

Pensei mesmo que ia "desta p'ra melhor"...

Foi nessa altura que descobri que tinha ESP...

( e um par de cuecas para deitar fora... :D )

[}:)][}:)][}:)]

ld

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

uma amiga minha tem um alfa 147 (de 2001 ou 2002 acho) e o botao diz "ASR", portanto so tera controlo de traccao.

Se disser "VDC" e' porque tem esp;)

É fácil. Fazes um arranque a queimar pneu. Se a rotação aumentar ate ao corte não tens. Se o motor n subir de rotação como um louco, provavelmente tens! (Isto pq normalmente este sistema existe em conjunto com o traction control).

:)

Que gente teimosa[:p][:p][:p][:p]

Os VDCs nos 147 (pelo menos em 2002 que é ano do meu, nao sei os mais recentes) não são desligáveis mas o ASR(de série) é. Os dois sistemas são independentes no sentido em que todos têm ASR mas só por opção tens VDC e o botão desliga apenas o ASR.

Devo dizer que no meu, é difícil fazer actuar o VDC... ou pelo menos eu não sou suficientemente bruto na minha condução usual. Apenas uma vez reparei claramente que tinha actuado e foi numa travagem forte em curva. É suficientemente permissivo porque permitiu uma ligeira saída de traseira antes de actuar (cheguei a contrabrecar).

Já agora, baiones, enquanto não há foto, procura no compartimento do motor, do lado direito se estiveres à frente do carro, deves encontrar uma caixa metálica com uns 4 ou 5 tubos metálicos rígidos a ligarem. Verifica se tens alguma coisa assim com inscrições gravadas.

Voltar
Superior