Será o fim da Moviflor e Cª?

Pitest

Banido
Pois bem o que tenho vindo a notar é que estas empresas estão cada vez mais às moscas, muito pouca afluência às suas instalações, as vendas são escassas, e no outro dia em conversa com amigos, colocamos isso em questão.

Do outro lado da barricada, vê-se claramente o oposto, uma grande afluência na Ikea, as vendas são altas.

Na vossa opinião a que se deve a este fenómeno?

Pela minha experiência digo que a resposta está no stock, vejamos:

Uma pessoa que vá a uma Moviflor comprar uma cama a titulo de exemplo, há muitas probabilidades de terem que mandar vir, por exemplo, do porto. E isso demora imenso tempo (1 semana). Na Ikea é raro acontecer isso, e quando acontece, o material está no dia seguinte, salvo raras excepções.

Uma vez fui à moviflor (braga) perguntei como era o transporte se fosse feito por eles. Disseram que era 20€ (penso não estar enganado no valor) por cada peça. :confused: Perguntei porque era à peça quando o transporte era só um! A resposta foi que era assim. [8b]

As promoções são uma treta!!! Põe uma imagem toda bonita nos catálogos. Quando se vai a ver o valor é só do esqueleto (caso das camas)...

Acho que se podem conjugar vários factores: preço, espera, transporte e design.

O Ikea faz uma conjugação deste factores a milhas da concorrência, então no design...

eu nunca gostei de quase nada da Moviflor, mas respondendo à questão do tópico, o fenómeno é o mesmo dos centros comerciais x comércio tradicional. Apesar da Moviflor não ser propriamente pequena, foi claramente deixada para trás com o surgimento do Ikea em portugal. Ambas tem o mesmo tipo de cliente, sendo que o Ikea é mais barato, tem mais stock, publicidade mais agressiva, instalações maiores, design mais moderno, etc etc etc... ou seja, acho que a Moviflor está condenada ao fracasso, caso não se especialize em um tipo de cliente diferente.

Tenho andado a comprar algumas coisas na Moviflor e, nem de propósito, o mesmo contexto...

Não há organização, os clientes andam pelas instalações sem que se lhes dirija um qualquer funcionário. Quando se pede ajuda costumam estar ocupados. Quando não estão ocupados alguns ficam visivelmente incomodados por terem de se levantar e ir ajudar os clientes...

Há muito pouca simpatia e encontra-se, com demasiada frequência, pouca vontade de trabalhar. Enfim, os piores cenários que se podem imaginar nos serviços ... públicos... constatados no privado!...

Ontem estivemos numa das lojas que há aqui perto para alterar um dos produtos de uma encomenda. Caos. Ah e tal, "isso é com a minha colega que está a regressar do almoço". "E quando vem?". "Já devia ter entrado às duas, para eu ir, que era suposto estar a almoçar...". "Mas, já são duas e meia, afinal quando é que ela vem?". "Olhe, vá para ali para a entrada que ela deve estar a chegar..."...

Já fartos daquilo abordámos outra funcionária. Explicámos a situação e, depois de ter visto as possibilidades todas de não ser ela a atender-nos... lá teve de ser...

Quanto à empregada que deveria ter chegado às duas (extremamente má profissional e arrogante, que foi a quem fizemos a encomenda anterior), bem, quando saímos ainda não tinha chegado, e ainda demorámos a ponto de termos feito um complemento à encomenda anterior, para além da alteração de um dos produtos, pelo que ainda demorámos algum tempo...

Não me admiro nada que feche.

Recentemente fui à moviflor para comprar uma cadeira de escritório.
Não havia em Stock, e por isso tinha k ser mandada vir de uma outra loja.
O pior é que pra mandar vir a cadeira de uma outra loja para a loja em questão tinha que deixar depósito de 50€ que era só metado do preço da cadeira.[8b]
A cadeira não ia pra minha casa, apenas era um transporte de uma loja para outra.
Como ainda vivo longe da loja (cerca de 100Km), claro que não aceitei, não pretendia arriscar fazer 200Km pra ir buscar a dita cadeira e chegar lá e dizerem-me que ainda não tinha chegado.
Para além disto tudo, está a simpatia dos assistentes (ou a falta dela).

Por acaso gosto bastante da moviflor como loja, não acho que tejam ultrapassados propriamente dito, tem entregado e feito publicidade e as tais promoções.
No entanto certo design é bem interessante no entanto faz parte da linha mais cara e com qualidade da moviflor[;)]

Tenho andado a comprar algumas coisas na Moviflor e, nem de propósito, o mesmo contexto...

Não há organização, os clientes andam pelas instalações sem que se lhes dirija um qualquer funcionário. Quando se pede ajuda costumam estar ocupados. Quando não estão ocupados alguns ficam visivelmente incomodados por terem de se levantar e ir ajudar os clientes...

Há muito pouca simpatia e encontra-se, com demasiada frequência, pouca vontade de trabalhar. Enfim, os piores cenários que se podem imaginar nos serviços ... públicos... constatados no privado!...

Ontem estivemos numa das lojas que há aqui perto para alterar um dos produtos de uma encomenda. Caos. Ah e tal, "isso é com a minha colega que está a regressar do almoço". "E quando vem?". "Já devia ter entrado às duas, para eu ir, que era suposto estar a almoçar...". "Mas, já são duas e meia, afinal quando é que ela vem?". "Olhe, vá para ali para a entrada que ela deve estar a chegar..."...

Já fartos daquilo abordámos outra funcionária. Explicámos a situação e, depois de ter visto as possibilidades todas de não ser ela a atender-nos... lá teve de ser...

Quanto à empregada que deveria ter chegado às duas (extremamente má profissional e arrogante, que foi a quem fizemos a encomenda anterior), bem, quando saímos ainda não tinha chegado, e ainda demorámos a ponto de termos feito um complemento à encomenda anterior, para além da alteração de um dos produtos, pelo que ainda demorámos algum tempo...

Esse tipo de comportamento que descreves é extremamente comum nos mais diversos ramos, sendo que um dos melhores exemplos é o do comércio automóvel. Há stands onde quase tens de implorar para que te mostrem um carro ou digam duas ou três características. Isto se fores bem vestido, porque se fores de tshirt e jeans, nem sequer cumprimentam. Há cerca de 2 anos um tio meu que está no Brasil veio a Portugal e quis comprar um carro para ficar aqui nas férias. Andamos por cerca de 10-15 marcas, e na MAIOR parte delas os vendedores foram extremamente antipáticos, talvez pelo facto do meu tio vestir-se de maneira muito casual (estilo brasilieiro). Azar o deles... ele acabou por comprar um Qashqai, muito por causa do atendimento da vendedora que foi extremamente simpática... e pagou a pronto [:D]

Esse tipo de comportamento que descreves é extremamente comum nos mais diversos ramos, sendo que um dos melhores exemplos é o do comércio automóvel. Há stands onde quase tens de implorar para que te mostrem um carro ou digam duas ou três características. Isto se fores bem vestido, porque se fores de tshirt e jeans, nem sequer cumprimentam. Há cerca de 2 anos um tio meu que está no Brasil veio a Portugal e quis comprar um carro para ficar aqui nas férias. Andamos por cerca de 10-15 marcas, e na MAIOR parte delas os vendedores foram extremamente antipáticos, talvez pelo facto do meu tio vestir-se de maneira muito casual (estilo brasilieiro). Azar o deles... ele acabou por comprar um Qashqai, muito por causa do atendimento da vendedora que foi extremamente simpática... e pagou a pronto [:D]

Acho que em termos de simpatia no atendimento ainda temos muito que aprender.
Mas essa falta de simpatia nota-se mais nos meios mais pequenos.
Penso que nas grandes cidades portuguesas isso já não acontece tanto, embora ainda se encontrem alguns locais com falta de simpatia para com o cliente.

Era a do barreiro certo? já lá nao vou á anos, e da ultima vez que fui nao era assim... agora pelo que dizes até faz lembrar uma repartição publica[:cool:][;)]

Acho que em termos de simpatia no atendimento ainda temos muito que aprender.
Mas essa falta de simpatia nota-se mais nos meios mais pequenos.
Penso que nas grandes cidades portuguesas isso já não acontece tanto, embora ainda se encontrem alguns locais com falta de simpatia para com o cliente.

não depende do meio urbano ou rural, mas sim da formação e fiscalização por parte de quem emprega.. Eu cito sempre o El Corte Inglés como exemplo de como deveria ser o atendimento no comércio em geral. Não importa quem és, se és branco, preto, amarelo, brasileiro, chinês, se vais de fato ou com um farrapo, és SEMPRE bem atendido. Eles dão a formação mais que adequada aos funcionários, e depois não têm margem de manobra com os que não cumprem.. Se falharem, rua.

eu nunca gostei de quase nada da Moviflor, mas respondendo à questão do tópico, o fenómeno é o mesmo dos centros comerciais x comércio tradicional. Apesar da Moviflor não ser propriamente pequena, foi claramente deixada para trás com o surgimento do Ikea em portugal. Ambas tem o mesmo tipo de cliente, sendo que o Ikea é mais barato, tem mais stock, publicidade mais agressiva, instalações maiores, design mais moderno, etc etc etc... ou seja, acho que a Moviflor está condenada ao fracasso, caso não se especialize em um tipo de cliente diferente.

Em termos de impacto sim, mas nao compares um ikea a uma moviflor, para quem percebe minimamente de moveis , madeira e qualidade nota que a moviflor está muito mais á frente, o ikea grande parte do que vende é lixo.

Vim ainda agora do Ikea porque fui lá para comprar uma cómoda/aparador para o hall e só haviam 2 e eram feias e ultrapassadas como tudo...

Em termos de espera de facto a Moviflor deixa muito a desejar... Porque estive na Sexta aqui na loja de Corroios e a cómoda que vi lá e gostei ou só podiam me dar daqui a 1 semana ou tinha de eu ir buscar à loja de Santa Iria, mas vou acabar mesmo por a ir buscar a Santa Iria.

Mas em termos de design de peças prefiro as linhas da Moviflor.

não depende do meio urbano ou rural, mas sim da formação e fiscalização por parte de quem emprega.. Eu cito sempre o El Corte Inglés como exemplo de como deveria ser o atendimento no comércio em geral. Não importa quem és, se és branco, preto, amarelo, brasileiro, chinês, se vais de fato ou com um farrapo, és SEMPRE bem atendido. Eles dão a formação mais que adequada aos funcionários, e depois não têm margem de manobra com os funcionários.. Se falharem, rua.

Quanto a mim acho muito bem esse tipo de politica, afinal a culpa dos clientes fidelizarem a uma marca/loja/Etc tem muito a ver com o atendimento.
Se eu entro numa loja é com intenção de comprar, se não for imediata é pelo menos futura, se for mal atendido a parte futura naquela loja fica logo sem efeito.
Vá eu de fatinho todo pipi, ou de t-shirt e calções.

Não estou bem dentro deste tipo de lojas.

Mas pelo menos do Ikea, não gosto nada daquilo.
A apresentação parece-me fraca, o transporte e montagem não existe (é uma transportadora), detesto ser obrigado a andar pelos corredores que eles querem.

A vantagem é que aquilo tem tudo e mais alguma coisa para a casa (parece um hipermercado), tal como a roupa, o design é mudado todos os anos de forma a manter-se sempre actual mas tendo sempre em conta que desmontado não pode haver espaços vazio (para os transportadores não carregarem ar), material feito, sempre que possível, nos países do mundo com mão de obra mais barata, conseguindo no final preços que podem ser interessantes... e porque o nome Ikea é sonante.

Vim ainda agora do Ikea porque fui lá para comprar uma cómoda/aparador para o hall e só haviam 2 e eram feias e ultrapassadas como tudo...

Em termos de espera de facto a Moviflor deixa muito a desejar... Porque estive na Sexta aqui na loja de Corroios e a cómoda que vi lá e gostei ou só podiam me dar daqui a 1 semana ou tinha de eu ir buscar à loja de Santa Iria, mas vou acabar mesmo por a ir buscar a Santa Iria.

Mas em termos de design de peças prefiro as linhas da Moviflor.

1 semana de espera é optimo, ha pessoas que estão 5 meses á espera de um carro ou 6 á espera de moveis de cozinha.

Em termos de impacto sim, mas nao compares um ikea a uma moviflor, para quem percebe minimamente de moveis , madeira e qualidade nota que a moviflor está muito mais á frente, o ikea grande parte do que vende é lixo.

Sim, mas também a Moviflor não vende propriamente material de primeira qualidade.

No fim de semana passado fui á moviflor de alfragide para comprar uma cadeira de escritório.

Estive lá a vê-la, sentei-me e tal, decidi comprar.
Fui falar com a funcionária, para comprar a cadeira (129€), e fui surpreendido quando me disse que não tinha em stock, mas que podia encomendar, e no prazo de 5 dias úteis chegaria.

Estava disposto a encomendar, até a funcionária me ter dito que tinha de deixar sinal de 40% do valor da cadeira.

Como não gostei da postura da empresa, uma vez que eles precisam mais de vender do que eu de comprar, desisti.

Antes de ir para casa passei pela staples perto do parque das nações, e tinham lá a mesma cadeira, com inúmeras delas em stock, e por 109€.

A moviflor perdeu um cliente.

1 semana de espera é optimo, ha pessoas que estão 5 meses á espera de um carro ou 6 á espera de moveis de cozinha.

Covenhamos que estar uma semana à espera de uma coisa que supostamente já está fabricada e embalada é um pouco diferente de estar à espera de uns móveis feitos por medida, que têm ainda de ser fabricados, especialemte para a tua cozinha...
Com o carro é a mesma coisa.
Não achas?

Voltar
Superior