separar lixo

fur?o

Banido
exmos, srs,
moro a cerca de 1 ano na Rua Vasco Santana (um pouco mais acima da Junta) e desde então que venho a notar que os ecopontos colocados no fim da rua não são despejados com regularidade.Os sacos de plastico acumulam-se ao lado dos ecopontos o que em dias de chuva e vento provoca uma lixeirada junto ao parque de estacionamento que não é nada agradavel a vista nem é bom para o ambiente.Somos constantemente incentivados a cuidar do meio ambiente, a separar embalagens, cartão, etc, e depois não há resposta por parte das entidades competentes para este tipo de situações.Agradecendo a vossa atenção espero que a situação melhore num futuro próximo.
Caso este assunto não seja da competência da Junta agradeço que seja reencaminhado para o respectivo local.
Obrigado
Pedro Pereira

este mail mandei a pouco a junta de freguesia, e voçês costumam separar o lixo?utilizam os ecopontos?

Sim, utilizo os ecopontos. Separo até pequenos objectos, e chego mesmo a separar os bocais em plástico dos cartões nos pacotes de leites e sumos.

Esforço louvável, Clio II.
Mas escusas de separar o plástico da restante embalagem do leite ou sumos.
Explico melhor: as embalagens de sumos ou leite são embalagens fabicados num material composto por 75% de cartão, e o restante (quem quiser saber mais pode ir ao site do fabricante, a Tetrapak) é alumínio e plástico.
Não obstante a sua grande percentagem de cartão, esta embalagem é impossível de reciclar em Portugal, pelo que ao ir junto com o restante papel para as fábricas recicladoras vai inevitavelmente parar ao aterro sanitário, já que as máquinas rejeitam-nas.
Assim, aconselho a colocar estas embalagens no ecoponto amarelo, onde são separadas (no contentor do papel não há separação por categorias), e posteriormente enviadas para reciclagem em Espanha.
Mais informo que a Sociedade Ponto Verde está a preparar a mudança da sinaléctica em todo o país, do azul para o amarelo, para estas embalagens.

só separo o lixo orgânico de lixo não orgânico o resto não separo e não vale a pena, eles chegam com os camiões e metem tudo o que estás nos ecopontos em cima uns dos outros

Epá, eu tenho dias...

Por norma, separo, isto é a regra a 90%, desde já há 5 anos, antes disso era só o vidro, desde a criação dos "vidrões".

No entanto, em dias de "telha", em que tropeçar em 4 sacos (doméstico, vidro, plástico e metal e papel/cartão), na marquise, me enervam, vou despejá-los e depois nesse dia é tudo para o mesmo...e arrependo-me, mas...

;)

citação:Originalmente colocada por baratowsky

só separo o lixo orgânico de lixo não orgânico o resto não separo e não vale a pena, eles chegam com os camiões e metem tudo o que estás nos ecopontos em cima uns dos outros

Falácia.

Os camiões aqui são tri-partidos (a caixa de carga está sub-dividida em três).

citação:Originalmente colocada por jpcfc

Esforço louvável, Clio II.
Mas escusas de separar o plástico da restante embalagem do leite ou sumos.
Explico melhor: as embalagens de sumos ou leite são embalagens fabicados num material composto por 75% de cartão, e o restante (quem quiser saber mais pode ir ao site do fabricante, a Tetrapak) é alumínio e plástico.
Não obstante a sua grande percentagem de cartão, esta embalagem é impossível de reciclar em Portugal, pelo que ao ir junto com o restante papel para as fábricas recicladoras vai inevitavelmente parar ao aterro sanitário, já que as máquinas rejeitam-nas.
Assim, aconselho a colocar estas embalagens no ecoponto amarelo, onde são separadas (no contentor do papel não há separação por categorias), e posteriormente enviadas para reciclagem em Espanha.
Mais informo que a Sociedade Ponto Verde está a preparar a mudança da sinaléctica em todo o país, do azul para o amarelo, para estas embalagens.

Obrigado pela explicação.
Realmente, sempre coloquei as embalagens de leite no "azul" (papelão) devido às indicações existentes nos Ecopontos.

E oleões?

Ja alguem os viu?

Eu sei que existe um ou dois pontos destes no concelho de Sintra, onde moro, e tenho em casa um garrafão com quase 5 litros de oleo que gostaria de colocar nesses oleões, mas como ainda nao dei com nenhum.. continuo com ele la em casa...

citação:Originalmente colocada por ClioII

Falácia.

Aqui onde eu moro é assim que recolhem o lixo é porque já o vi in-loco;)

Falácia.

E viste do nível da rua ou viste do 2º andar como eu? ;)

É que, da rua, dá ideia de ir tudo para o mesmo caixote, mas visto de cima dá para ver que há divisões diferentes.

E agora pensa: se os tipos conseguem uma primeira triagem do lixo à borla, achas que iriam desperdiçá-la para a fazer à posteriori com enormes custos? Só se fossem doidos!

Falácia.

É que, da rua, dá ideia de ir tudo para o mesmo caixote, mas visto de cima dá para ver que há divisões diferentes.

E agora pensa: se os tipos conseguem uma primeira triagem do lixo à borla, achas que iriam desperdiçá-la para a fazer à posteriori com enormes custos? Só se fossem doidos!

vi do nível da rua a carrinha era de caixa aberta, eu fui lá perguntar e ele disse que aquilo é tudo para ser separado de novo, o que interessa é separar o lixo oragânico do não orgânico ;)

Falácia.

vi do nível da rua a carrinha era de caixa aberta, eu fui lá perguntar e ele disse que aquilo é tudo para ser separado de novo, o que interessa é separar o lixo oragânico do não orgânico ;)

Esclarecido. Sinceramente, acho que na tua zona estão a dar um tiro no pé...

Voltar
Superior