Separadores de via na 2a Circular !

essas coisa chamam-se balizas flexiveis

Estamos a falar em separadores tipo Rua da Junqueira ou saída do garrafão da ponte 25 de Abril.
Estamos a falar numas "meias canas" com alguns cms de altura que são colocadas entre faixas.
Moto que toque com a roda da frente numa dessas canas está no chão.

MercFan disse:
Agora tu dizes que és um alvo diariamente... e que te tens de desviar a toda a hora ..... nao digo que nao, mas se andares na tua faixa, no centro dela fazem-te isso ? nao me digas que te ignoram pura e simplesmente.....

Pois exactamente. Se andar na minha faixa, no centro dela, sou muitas vezes obrigado a desviar-me porque há muitos automobilistas que pensam "é uma moto, cabe em todo o lado".

Embora o problema não seja esse. O problema é "Se for necessário desviar-me, corro o sério risco de ter um acidente se tocar nesses separadores".

Mas não vejo ninguém a comentar os problemas que poderá trazer à circulação de veículos prioritários (ambulâncias, bombeiros, etc) nem os problemas que os "estrangulamentos" 3-para-2 vias vão trazer ...

"V"

japh o objectivo e mesmo não tocar por isso elas estão lá colocadas

O objectivo dessas faixas na Ponte 25 de Abril é óbvio e estão lá bem; organizam um garrafão de mais de 15 portagens paa uma ponte com 3 faixas, com carros em aceleração. Não compares com a sua aplicação numa das artérias mais movimentadas de Lisboa, com inúmeras entradas e saídas para as partes da capital. É que não tem mesmo comparação.

japh o objectivo e mesmo não tocar por isso elas estão lá colocadas

Vou tentar explicar mais devagar então...

E SE -por algum motivo- eu lhes tocar ? Se me aparecer um obstáculo na via que me obrigue a me desviar e eu lhes tocar ?
Que "legitimidade" há num equipamento de regulação de tráfego de ser um potencial causador de acidentes e/ou mortes !?

Tenha uma coisa em mente: os equipamentos usados nas vias públicas NÃO podem ser inseguros para um determinado grupo de utentes das mesmas.

Os rails são um bom exemplo: foram pensados para automóveis e demonstraram ser mortais para motociclistas... mas agora imagine que tinham sido pensados para camiões e eram bem mais altos.
Imagine também que um choque de um automóvel contra os "rails-para-camiões" significava cortar o mesmo automóvel (e os seus ocupantes) às fatias.
Iria responder também "o objectivo deles é não lhes bater" ?

"Think outside the box".
Pense que nem todos os utentes da via pública se deslocam de automóvel.
Pense que esses utentes podem ter as suas vidas em risco porque alguns seres com falta de cérebro para mais se "esquecem" que nem toda a gente circula no mesmo meio de transporte que eles...

"V"

ok ..............

então desculpem lá mas vamos tirar TODA a sinalização que está pintada no asfalto, farto-me de ver motas a rabear qdo passam lá por cima.

vamos acabar com pontes, viadutos e afins, aquelas juntas de dilatação são altamente perigosas e causam acidentes.

vamos acabar tb com os semáforos, ou entao dar 2 mins ao amarelo, visto que na iminência de um vermelho se houver travagem forte.... há a possibilidade de acidente.

vamos acabar com os rails, visto que decepam motociclistas

vamos acabar com sinais verticais que podem magoar os motociclistas caso tenham o azar de lá ir bater

vamos acabar com os semáforos verticais, podem constituir perigo em caso de acidente........

Comecem a olhar para lá do v/ umbigo ............

O melhor é mesmo fecharem a 2ª circular, agora até ha o IP17 e tudo ! ..... [8b]

ainda nao viram as coisas a 100%.... já dizem mal.....

O objectivo dessas faixas na Ponte 25 de Abril é óbvio e estão lá bem; organizam um garrafão de mais de 15 portagens paa uma ponte com 3 faixas, com carros em aceleração. Não compares com a sua aplicação numa das artérias mais movimentadas de Lisboa, com inúmeras entradas e saídas para as partes da capital. É que não tem mesmo comparação.

sabes perfeitamente os atropelos que por ali se fazem, as dificuldades que ha.... pq nao RESOLVER ?

na CRIL resolveu, podes ir mais descansado na faixa dta da A5 que sabes que nao levas com 1 logo ali em cima.

Deixa começarem a fazer as Op's stop da praxe ali que vais ver a malta a deixar de ser esperto ...... [;)]

ok ..............

então desculpem lá mas vamos tirar TODA a sinalização que está pintada no asfalto, farto-me de ver motas a rabear qdo passam lá por cima.

vamos acabar com pontes, viadutos e afins, aquelas juntas de dilatação são altamente perigosas e causam acidentes.

vamos acabar tb com os semáforos, ou entao dar 2 mins ao amarelo, visto que na iminência de um vermelho se houver travagem forte.... há a possibilidade de acidente.

vamos acabar com sinais verticais que podem magoar os motociclistas caso tenham o azar de lá ir bater

vamos acabar com os semáforos verticais, podem constituir perigo em caso de acidente........

O melhor é mesmo fecharem a 2ª circular, agora até ha o IP17 e tudo ! ..... [8b]

(...) alguns seres com falta de cérebro para mais se "esquecem" que nem toda a gente circula no mesmo meio de transporte que eles... (...)

"V"

sabes perfeitamente os atropelos que por ali se fazem, as dificuldades que ha.... pq nao RESOLVER ?
Não vai ser com tais barreiras que vais resolver alguma coisa! Lá porque é uma proposta, não quer dizer que seja inteligente, e melhor do que a situação actualQ!
na CRIL resolveu, podes ir mais descansado na faixa dta da A5 que sabes que nao levas com 1 logo ali em cima.
Sim, é verdade, mas essa obra foi feita desde o início, e não é um remendo
Deixa começarem a fazer as Op's stop da praxe ali que vais ver a malta a deixar de ser esperto ...... [;)]
Há semanas que vejo a bófia a multar todos os dias os espertinhos em Pina Manique, e parece que gostam daquilo, é que são cada vez mais...

ok ..............

O que é que isto tem a ver com o assunto?

Eu não ando de mota, mas não preciso para compreender o inferno que devem passar nas estradas portuguesas; e isto, claro, sem chuva.

Ainda hoje, um triste com a pica toda de dar o golpe na fila, toca a guinar, sem pisca; acho que nunca na vida lhe passou na cabeça que podia vir um motociclista ao lado dele.

Já vi que, para ti, as estradas são um cenário Mad Max... os mais fortes é que sobrevivem, e esses motards têm que perceber que é a lei da selva, quem tem um Hummer é quem morre de velho.

Tb axo que é utopico as motas andarem so numa faixa como fazem os carros, mas os motards teem de ser os primeiros admitir que andar a fazer zig zag pelas filas de transito é um risco a que se expoem e a que ninguem os obriga. Depois dizem que as pessoas nos carros muitas vezes nao os veem, mas isso é mais que normal, quantas e quantas vezes tou a olhar por um espelho e de repente passa uma mota pelo outro sem que eu me aperceba, ja para nao falar no angulo cego do espelho onde cabe um jeep quanto mais uma mota.

Tb axo que é utopico as motas andarem so numa faixa como fazem os carros, mas os motards teem de ser os primeiros admitir que andar a fazer zig zag pelas filas de transito é um risco a que se expoem e a que ninguem os obriga. Depois dizem que as pessoas nos carros muitas vezes nao os veem, mas isso é mais que normal, quantas e quantas vezes tou a olhar por um espelho e de repente passa uma mota pelo outro sem que eu me aperceba, ja para nao falar no angulo cego do espelho onde cabe um jeep quanto mais uma mota.

Por cada bailarina de 2 rodas, vejo 10 sempre em recta, e atentos a cada atitude dos carros. E...? Ovelhas negras não há em todo o lado? Uma vez, a ultrapassar pela esquerda, tive um artista a ultrapassar-me ao mesmo tempo, entre mim e o rail. E...? São todos assim?

Por cada bailarina de 2 rodas, vejo 10 sempre em recta, e atentos a cada atitude dos carros. E...? Ovelhas negras não há em todo o lado? Uma vez, a ultrapassar pela esquerda, tive um artista a ultrapassar-me ao mesmo tempo, entre mim e o rail. E...? São todos assim?

Se estiveres na 2ºcircular com transito quantas motas ves paradas atras do carro da frente á espera que este ande para tb andar? eu axo que nunca vi nenhuma, ao minimo sinal de transito intenso toca de andar pelo meio dos carros.
eu se tivesse mota faria o mesmo mas axo que teria a noçao do perigo a que estava exposto e que muita da responsabilidade era minha.

Ou seja, basicamente existe uma rua cheia de bostas de cão, e em vez de arranjar alguêm para limpar a rua não, arranja-se alguêm para colocar folhas de papel em cima das bostas... [8b]

O que é que isto tem a ver com o assunto?

Eu não ando de mota, mas não preciso para compreender o inferno que devem passar nas estradas portuguesas; e isto, claro, sem chuva.

Ainda hoje, um triste com a pica toda de dar o golpe na fila, toca a guinar, sem pisca; acho que nunca na vida lhe passou na cabeça que podia vir um motociclista ao lado dele.

Já vi que, para ti, as estradas são um cenário Mad Max... os mais fortes é que sobrevivem, e esses motards têm que perceber que é a lei da selva, quem tem um Hummer é quem morre de velho.

És um bocado duro .... nao és ?

Apresenta-me lá 10 motards que cumpram o que o código diz a nível de circulação. Só quero 10 em 10 milhões de portugueses.

EU nunca vi um a cumprir filas de trânsito, e não estou aqui a olhar para as características das motas nem da circulação ilegal que podem fazer.

Continuo na minha ...... se aplicarem isso nas faixas da Dta e de acesso é uma boa solução, é complicado perceber isto ? onde se dão a maioria de acidentes na 2ª circular ? -...... nos acessos...... e qdo o trânsito pára de repente e há um que se esquece de travar......

Ou será uma 'in'-verdade ?

Não vamos colocar palas nos olhos, as decisões são tomadas em que sentido ?!?!?! no maior bem ou no prejudicar de um certo grupo ?

Acho que não há ódios privados em relação aos motards.... se vai melhorar o trânsito ACABAM por se adaptar, por fazer uma dança coordenada entre certos pontos chave por onde passam sem grandes problemas.... ou tb é uma 'in'-verdade ?

És um bocado duro .... nao és ?

Apresenta-me lá 10 motards que cumpram o que o código diz a nível de circulação. Só quero 10 em 10 milhões de portugueses.

EU nunca vi um a cumprir filas de trânsito, e não estou aqui a olhar para as características das motas nem da circulação ilegal que podem fazer.

Continuo na minha ...... se aplicarem isso nas faixas da Dta e de acesso é uma boa solução, é complicado perceber isto ? onde se dão a maioria de acidentes na 2ª circular ? -...... nos acessos...... e qdo o trânsito pára de repente e há um que se esquece de travar......

Ou será uma 'in'-verdade ?

Não vamos colocar palas nos olhos, as decisões são tomadas em que sentido ?!?!?! no maior bem ou no prejudicar de um certo grupo ?

Acho que não há ódios privados em relação aos motards.... se vai melhorar o trânsito ACABAM por se adaptar, por fazer uma dança coordenada entre certos pontos chave por onde passam sem grandes problemas.... ou tb é uma 'in'-verdade ?

Caro MercFan, ainda não compreendeu !??!

1 - A colocação de separadores entre a 1a e a 2a faixa NÃO vai evitar o filtering (circular entre faixas), que deve ser feito entre a 2ª e a 3ª.

2 - A colocação de separadores tipo "meia-cana" entre a 1ª e a 2ª faixa (ou seja onde for) é um RISCO para os motociclistas, dado que um toque num separador desses seja por que motivo for pode significar uma queda, que por sua vez pode significar a morte do motociclista

3 - não vejo em que ponto é que um constante estreitar para 2 faixas / alargar para 3 venha facilitar seja o que for numa via como a 2ª circular. Basta pensar nas filas que se formam quando há um acidente numa das faixas.

4 - Gostava que me explicasse como é que o transito se vai "arrumar para o lado" para deixar passar uma viatura em marcha de urgência quando a 2ª circular está "entupida". Como está agora é facil: o pessoal "comprime-se" para criar um espaço ... mas se lá tiver um separador, que faz ?

5 - "prejudicar um certo grupo" pode significar a MORTE de seres humanos. Acha lógico ? Eu não

6 - Apresente-me UM automobilista que cumpra o código à risca. Um só ...

7 - Os motociclistas não estão a pedir um "tratamento diferenciado". Simplesmente estão a EXIGIR que não seja colocado na via pública um equipamento de coordenação de transito que não é mais que uma armadilha para quem circula em 2 rodas. Se fosse algo que pusesse em risco a sua vida (e dos seus) como automobilista, não reclamaria ?!

"V"

http://www.youtube.com/watch?v=nR2ygFn-yR8

troca NY por Lisboa.

Troca as bicicletas por motas.

Qdo nao querem ver, nao ha hipotese.

Vocês já sabem tanto do plano de implementação, arranjem lá o traçado com os locais, para não estarem a falar de borla e ver se a realidade é tão 'dura' como fazem parecer.

De resto nao vale a pena continuar, o ideal será mesmo andarmos todos de mota, pedimos asilo à tailândia e depois aprendemos a conduzir como eles.

Já vi que tudo o que seja para regrar o trânsito é complicado de implementar...

Em relação às âmbulâncias, até passam pelo buraco da agulha, quem anda na 2ª circular sabe que cada carro encostado ao extremo da sua faixa deixa passar uma ambulancia no meio ..... ou é complicado de imaginar as dimensoes envolvidas ?R?

Voltar
Superior