Sensor da cambota

Paulomonteir

New member
Boas... a minha questão é a seguinte:
Algum membro tem ideia, qual a avaria verificada, num carro que acusa erro no sensor da cambota?
É que o meu micra (2004, com77000 km) acusa erro no referido sensor e o mecanico não sabe a que se déve a avaria.
Agradeço alguma informação que me possa dar alguma ideia sobre o problema do micra.
( neste momento só consigo pôlo a trabalhar ,acelerando logo que ligo a ignição. De vez em quando ,em ponto morto...desliga-se sem mais nem menos?

Um abraço...

À partida um erro de sensor da cambota significa que ele está avariado :confused:

Também pode ter um fio partido ou estar com demasiada folga, mas só vendo.

Normalmente com avaria no sensor da cambota, o carro custa a pegar a quente e até pode chegar a ir abaixo em andamento.
Se acusa erro no sensor, é colocar um novo.

Sensor da cambota

O carro tanto custa a pegar a frio como quando está quente.Tenho de acelerar logo que ligo a chave. De resto anda normalmente.
São estes os sintomas da avaria do sensor da cambota?
Qual a função do referido sensor?
Se algum membro souber..agradeço resposta.

Um abraço...

Motor que não pega/vai abaixo ao relanti pode ser causado pelo sensor da cambota...assim como por uma dúzia de outras coisas. Certeza absoluta como tu queres só indo lá mesmo testar o sensor, pela internet ninguém adivinha, mas eu diria que o código de erro já é uma boa pista.

O sensor serve para marcar a posição da cambota ao longo do ciclo, para o motor saber o que tem que fazer em cada momento.

Obrigado pela resposta, SRLA. É que segundo diz o mecanico, o facto de indicar erro no referido sensor, a avaria do carro pode ser,várias...coisas. O problema pelos vistos é descobrir mesmo qual é o problema. É que já gastei cerca de 850€ , o mecanico tinha dito inicialmente que tinha a ver com o ponto do motor... diz que substituio o que tinha a substituir e passados 5000km, volta a acender a luz de injeção eletronica que dá o referido erro de sensor da cambota. No inicio o mecanico experimentou outro sensor da cambota que foi buscar a uma sucata...e nada Nem pegava... Portanto penso que não tem a ver como referido sensor. Ou terá...é que já acredito em ...tudo.
Mais uma vez obrigado pelo teu interesse no meu caso.

Última edição:
Boa tarde! Já passou imenso tempo desde o seu post mas acredito que a avaria no meu Mitsubishi Colt seja a mesma. As únicas diferenças são que o meu nem sempre pega (mesmo com o pé no acelerador) e a luz do motor apaga normalmente. Sempre era o sensor posição da cambota? Obrigado.

Boas...
Ja que este tema foi desenterrado gostava que alguem entendido me desse uma opiniao.
Sou proprietario de um c2 hdi e de ha um tempo para cá nao pega a quente.
De manha ou qdo esta parado ha mais de 1 hora pega a primeira, mas se ligar e fizer um percurso nem que seja de 5m, qdo o volto a ligar ja nao pega. Tem que se esperar 30m ou 1h no mínimo para voltar a pegar e aí ja pega a primeira.
Levei-o a maquina e acusou um sensor qualquer ao pe da arvore de cames e falta de pressão de gasoleo, mas nao decorei os erros.
Sabem qual o sensor que da este tipo de problema, o da cambota ou da arvore de Cames?
É que nao tenho mta confiança com a oficina e ja me falaram em tentativas, testar injectores,rampa etc etc...e provavelmente até é algo simples...
É de salientar que o carro depois de pegar, funciona na perfeiçao, nao falha, nem perde força...

Boas...
Ja que este tema foi desenterrado gostava que alguem entendido me desse uma opiniao.
Sou proprietario de um c2 hdi e de ha um tempo para cá nao pega a quente.
De manha ou qdo esta parado ha mais de 1 hora pega a primeira, mas se ligar e fizer um percurso nem que seja de 5m, qdo o volto a ligar ja nao pega. Tem que se esperar 30m ou 1h no mínimo para voltar a pegar e aí ja pega a primeira.
Levei-o a maquina e acusou um sensor qualquer ao pe da arvore de cames e falta de pressão de gasoleo, mas nao decorei os erros.
Sabem qual o sensor que da este tipo de problema, o da cambota ou da arvore de Cames?
É que nao tenho mta confiança com a oficina e ja me falaram em tentativas, testar injectores,rampa etc etc...e provavelmente até é algo simples...
É de salientar que o carro depois de pegar, funciona na perfeiçao, nao falha, nem perde força...

bom dia,

conseguiu resolver este problema?

tenho uma situação parecida no meu corsa D CDTI, há dias que de manhã pega à primeira, para andar alguns metros, e ir abaixo, depois pode pegar outra vez ou nao... as vezes só passadas 24H.

estou a ponderar mudar a valvula de pressao de combustivel / ou o sensor da combota.

alguma ajuda para este caso é muito bem-vinda.

Obrigado

Voltar
Superior