Sem abrigo no Terreiro do Paço

pmgl

New member
Nos ultimos tempos tem-se vindo a assistir à concentração de muitos sem-abrigo na zona do Terreiro do Paço, que aproveitam a "protecção" das arcadas para ai passarem a noite. O problema é que esta concentração leva a que sujem o local, nomeadamente ao fazerem as suas necessidades, dado não existirem casas de banho publicas por ali.
Isto tudo para levantar as seguintes questões:
- Não devia a câmara e/ou entidades governamentais estarem mais "atentos" a este problema? É que por aqueles lados passam imensas pessoas, por exemplo para apanharem autocarros, para além dos turistas, e é um cheiro que não se suporta.

- Aquela não devia ser uma zona nobre da cidade? Um dos pontos monumentais da cidade? Como o pode ser com toda a falta de limpeza, de casas de banho publicas, de dejectos nas arcadas que ali se vê todos os dias? Será que não existe o minimo "orgulho" pelos nossos monumentos?

Não fiquem com a ideia de que me inclino para a ideia de pura e simplesmente "escorraçar" dali os sem-abrigo. No entanto, parece-me que pouco ou nada está a ser feito pelas entidades competentes para dar uma solução ao caso.

Pelo que sei há entidades que recolhem os sem-abrigo, não sei é se tem capacidade para recolher todos. Agora o que também sei é que muitos deles estão nessa vida por opção e não querem muitos apoios além da alimentação e preferem "viver" na rua.

Pior do que a imagem negativa que eles possam passar para alguém é a condição sub-humana desoladora em que se encontram.

E será que não é uma forma de protestarem por terem roubado as suas oferendas?
Já te deste ao trabalho de pensar um pouco nisso?Ou tens o teu tempo tão ocupado que só vês os que os outros fazem de mal mas não te dás ao trabalho de saber,o porquê?
Vê aqui assim tens menos trabalho:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=45219
dasss[8b][8b]

Acordámos mal dispostos. Só pode ser. Toma um Renny que isso pode ser que passe. Ou então não.
Já agora, diz-me lá o que tem uma coisa a ver com a outra? É óbvio que não conheces a realidade do que ali se passa, por isso das duas uma: ou tentavas saber mais e depois opinavas, ou então não opinavas de todo.
O roubo das ofertas foi há pouco tempo (uma semana no máximo?), enquanto que a situação que relato se passa à muito mais tempo.

Penso que deixei bem expresso que a minha intenção com a abertura do tópico era mais discutir o problema que ali se passa em toda a sua dimensão. Como já foi dito, existem pessoas que se calhar estão ali por sua vontade, enquanto outras ali se encontram porque ninguém os tenta tirar daquela vida. O que queria discutir era se da parte de entidades competentes tem sido feito algo para retirar aqueles que querem outra vida dali, ou se simplesmente a câmara e outras entidades apenas lá vão de vez em quando limpar o "cenário", continuando tudo na mesma.

E já agora, para aqueles que de facto não querem outro tipo de vida, até que ponto lhes assiste o direito de fazer as suas necessidades na vida publica (atenção que eu estou a falar dos que não querem seguir outro tipo de vida). Que eu saiba se fores "apanhado" a mijar ou outra coisa na via publica pelas autoridades, de certeza que no minimo és chamado à atenção.

Espero desta vez ter passado a ideia do tópico...

Acordámos mal dispostos. Só pode ser. Toma um Renny que isso pode ser que passe. Ou então não.
Já agora, diz-me lá o que tem uma coisa a ver com a outra? É óbvio que não conheces a realidade do que ali se passa, por isso das duas uma: ou tentavas saber mais e depois opinavas, ou então não opinavas de todo.
O roubo das ofertas foi há pouco tempo (uma semana no máximo?), enquanto que a situação que relato se passa à muito mais tempo.

Penso que deixei bem expresso que a minha intenção com a abertura do tópico era mais discutir o problema que ali se passa em toda a sua dimensão. Como já foi dito, existem pessoas que se calhar estão ali por sua vontade, enquanto outras ali se encontram porque ninguém os tenta tirar daquela vida. O que queria discutir era se da parte de entidades competentes tem sido feito algo para retirar aqueles que querem outra vida dali, ou se simplesmente a câmara e outras entidades apenas lá vão de vez em quando limpar o "cenário", continuando tudo na mesma.

E já agora, para aqueles que de facto não querem outro tipo de vida, até que ponto lhes assiste o direito de fazer as suas necessidades na vida publica (atenção que eu estou a falar dos que não querem seguir outro tipo de vida). Que eu saiba se fores "apanhado" a mijar ou outra coisa na via publica pelas autoridades, de certeza que no minimo és chamado à atenção.

Eu diria mais, diria que espero que a ideia, em vez de passar (eu percebi o que quiseste dizer), fique nas mentes das pessoas e se traduza em acções, boas em prol do elementar bem estar dos nossos iguais!

Bom tópico. [;)]

A Gare do Oriente é outro dos locais "escolhidos".

Basta lá passar à noite, principalmente na zona por baixo do parque de camionagem (em frente à esquadra da PSP !) e é ver a quantidade de sem-abrigo que por ali dorme.

Estranho é que na gare HÁ wc ... mas basta passar nos acessos ao parque de estacionamento subterrâneo para ver/cheirar os "presentes" que por ali ficam ...

"V"

Eu diria mais, diria que espero que a ideia, em vez de passar (eu percebi o que quiseste dizer), fique nas mentes das pessoas e se traduza em acções, boas em prol do elementar bem estar dos nossos iguais!

Bom tópico. [;)]

Obrigado. Para mim aquela situação quase que constitui um paradoxo. Por um lado temos pessoas de relevo como a Nogueira Pinto que diz que aquela zona vai ser recuperada, que vai retomar o esplendor de outros tempos. Até já li algures que estao a pensar fazer um elevador para os turistas (e não só) poderem subir ao alto do Arco da Rua Augusta. Por outro lado, paredes meias temos o que de pior (em termos humanos) uma grande cidade nos pode "oferecer".
No meio disto tudo, parece-me existir aqui alguma hipocrisia de algumas entidades. Por exemplo, vejo de manhã (em algumas manhãs), um carro da câmara a lavar as arcadas para reduzir o mau cheiro e a sujidade, mas não vejo ninguém da mesma entidade ou outras, a conversar, a ter atenção com quem ali está. É uma atitude do estilo: já limpámos a "porcaria", podemos ir embora, e toca de virar a cara para o lado.
Já agora e um pouco off-topic,. alguém me sabe dizer porque razão as colunas do Arco da rua Augusta estão tão degradadas? Sempre foi assim ou é a poluição que tem vindo a "comer" a pedra? Tenho pena do estado em que está aquela zona.

Não acordei mal disposto graças a deus quando me levanto não tenho peso na conciência e durmo que nem um anjo [;)] eu e a minha familia.

Se estava fora de contexto peço desculpa mas estas coisas dão-me uma zanga danada,toda a gente fala acerca destes promblemas e ninguém faz nada,agora o porquê?
Será que é um promblema que não é levado a sério?

Não acordei mal disposto graças a deus quando me levanto não tenho peso na conciência e durmo que nem um anjo [;)] eu e a minha familia.

Se estava fora de contexto peço desculpa mas estas coisas dão-me uma zanga danada,toda a gente fala acerca destes promblemas e ninguém faz nada,agora o porquê?
Será que é um promblema que não é levado a sério?

Desculpas aceites. E agora já percebeste o sentido do tópico. É isso mesmo, ninguém parece levar o problema a sério. E mais, o problema está a aumentar a olhos vistos. Quem apanha o autocarro ali, faz de conta que não sente o cheiro, que ninguêm está ali e só quer sair dali o mais rápido possivel. Quem passa nas arcadas para ir ao banco ou a um ministério, lá faz o seu slalom por entre os dejectos, mas rapidamente esquece o que encontrou. Em suma, todos já se habituaram ao cenário. E isso para mim é das piores respostas que pode haver ao problema.

Os sem abrigo sao uma vergonha nacional, mas não sao eles a vergonha mas sim a classe politica que proporciona que eles existam[8b] ... Portugal tem cerca de 7/8 casas por cada habitante, o centro de Lisboa está em uma boa percentagem desabitado e vivem milhares de pessoas na rua.[:blush:] A camara de Lisboa tb tem feito pessimo trabalho no combate á pobreza e aos sem abrigo.

Numa cidade como almada não se ve a miseria que se vê nas ruas de Lisboa... e é uma camara com as contas em dia ao contrario da de Lisboa...[:blush:] é outra forma de estar[;)]

Voltar
Superior