Apesar de não seres da area, nada de impede de ser programador se isso for mesmo a tua vontade. Formação é sempre formação,mas hoje em dia as consultoras,pelo menos as maiores e mais conceituadas optam sempre por licenciados...mas é como ja foi dito,se és bom, és bom. Eu neste momento sou developer outsystems,mas não quero fazer disto carreira, eu quero chegar a gestor de projectos.
Seja como for,neste momento o paradigmas está mais virado para as linguagens orientadas a objectos (OO) (espero não estar a dizer nenhuma baboseira) e aí tens muito por onde escolher, Java, Vb.net, C# etc. isto falando de linguagens mais recentes. É tudo muito parecido, a syntax é que vai mudando um pouco. Mas acredita, ninguém,a não ser poucas pessoas que conheço,querem fazer disso vida. É coisa para fazeres durante uns anos e depois evoluires.
Eu na area em que estou, até tenho sorte, não vejo quase código a frente a não ser SQL, mas isso é porque a plataforma que utilizo assim está estruturada. Até agora estou a agostar bastante,mas se estivesse a "bater tecla" também não me importava. Só não quero é fazer carreira disto.
Quanto a cursos,podes ir para cursos profissionais,mas seja que consultora te contrate prepara-te para uns primeiros anos a ganhar miseravelmente (entre os 800€ e 1000€) mas há a compensação de ser uma area sempre em expansão e onde trabalho não falta!