Seguir carreira de programador

F180

New member
Olá

Eu gostaria de seguir uma carreira como programador.
Já sou licenciado numa área que não tem nada haver com programação, mas no entanto queria saber que curso poderia frequentar para seguir carreira de programador.
Agradecia que opinassem sobre que curso seria melhor, no Porto.

Olá

Já sou licenciado numa área que não tem nada haver com programação, mas no entanto queria saber que curso poderia frequentar para seguir carreira de programador.

Se queres ser programador informático devias tirar uma licenciatura de engenharia informática :rolleyes:

Olá

Vou fazer uma pergunta que talvez seja um pouco estupida, mas...

Porquê?

Olá

Ve Cursos profissionais [;)]

Vou fazer uma pergunta que talvez seja um pouco estupida, mas...

Porquê?

Por acaso... carreira de programador?

Programador é apenas o inicio de carreira de quem trabalha nessas àreas... e acredita, rapidamente te fartas....

Mas sequeres ser apenas programador, aprende a programar, quanto menos qualificações tiveres melhor... depois vai trabalhar para as tão queridas 'fábricas de software'...

O curso de ciências da computação adequa-se a essa área.

Mas tenho um amigo que é programador, não tem curso nenhum e aprendeu a programar sozinho. E lá vai ganhando o dele.. [;)]

Se conseguires um trabalho em alguma consultora um pouco virada para a informática, facilmente consegues mover-te para onde queres (sem curso).

Na Accenture, há uns tempos, bastava ser licenciado para ir para lá aprender a configurar o SAP HR.

Se queres seguir a carreira de programador prepara-te para estudar muito e estar sempre a aprender coisas novas. Se pensas que é só aprender uma tecnologia e fazer coisas com aquilo, esquece, o mercado informático move-se a uma velocidade estonteante e ou apanhas o comboio ou ficas facilmente desactualizado.

Qual é a área em que estás licenciado??

Acho que quando experimentares, rapidamente vais mudar de ideias. [:D] Pessoalmente não é das coisas que mais aprecio. [:vm)]

Apesar de não seres da area, nada de impede de ser programador se isso for mesmo a tua vontade. Formação é sempre formação,mas hoje em dia as consultoras,pelo menos as maiores e mais conceituadas optam sempre por licenciados...mas é como ja foi dito,se és bom, és bom. Eu neste momento sou developer outsystems,mas não quero fazer disto carreira, eu quero chegar a gestor de projectos.
Seja como for,neste momento o paradigmas está mais virado para as linguagens orientadas a objectos (OO) (espero não estar a dizer nenhuma baboseira) e aí tens muito por onde escolher, Java, Vb.net, C# etc. isto falando de linguagens mais recentes. É tudo muito parecido, a syntax é que vai mudando um pouco. Mas acredita, ninguém,a não ser poucas pessoas que conheço,querem fazer disso vida. É coisa para fazeres durante uns anos e depois evoluires.

Eu na area em que estou, até tenho sorte, não vejo quase código a frente a não ser SQL, mas isso é porque a plataforma que utilizo assim está estruturada. Até agora estou a agostar bastante,mas se estivesse a "bater tecla" também não me importava. Só não quero é fazer carreira disto.

Quanto a cursos,podes ir para cursos profissionais,mas seja que consultora te contrate prepara-te para uns primeiros anos a ganhar miseravelmente (entre os 800€ e 1000€) mas há a compensação de ser uma area sempre em expansão e onde trabalho não falta!

Apesar de não seres da area, nada de impede de ser programador se isso for mesmo a tua vontade. Formação é sempre formação,mas hoje em dia as consultoras,pelo menos as maiores e mais conceituadas optam sempre por licenciados...mas é como ja foi dito,se és bom, és bom. Eu neste momento sou developer outsystems,mas não quero fazer disto carreira, eu quero chegar a gestor de projectos.
Seja como for,neste momento o paradigmas está mais virado para as linguagens orientadas a objectos (OO) (espero não estar a dizer nenhuma baboseira) e aí tens muito por onde escolher, Java, Vb.net, C# etc. isto falando de linguagens mais recentes. É tudo muito parecido, a syntax é que vai mudando um pouco. Mas acredita, ninguém,a não ser poucas pessoas que conheço,querem fazer disso vida. É coisa para fazeres durante uns anos e depois evoluires.

Eu na area em que estou, até tenho sorte, não vejo quase código a frente a não ser SQL, mas isso é porque a plataforma que utilizo assim está estruturada. Até agora estou a agostar bastante,mas se estivesse a "bater tecla" também não me importava. Só não quero é fazer carreira disto.

Quanto a cursos,podes ir para cursos profissionais,mas seja que consultora te contrate prepara-te para uns primeiros anos a ganhar miseravelmente (entre os 800€ e 1000€) mas há a compensação de ser uma area sempre em expansão e onde trabalho não falta!

Mais aliciante, claramente...
Mas um conselho, como deves imaginar também...nessa posição não se pode descurar conhecimentos em outras áreas (conceitos financeiros, p.e.) e ir tentando vender projecto atrás de projecto

Qualquer curso de Engª informatica. E curso de universidades do estado nada de privadas. (sim digam o que disserem no estado aprendes muito bem). No porto n sei, mas a univ. de aveiro e do minho teem boa reputaçao, isto no norte na zona de lx:
-faculdade de ciencias de lisboa
-instituto superior tecnico
-universidade nova (monte da caparica)

são das que teem melhor reputação/ensino.

Se gosta de programação força nisso MAS nota que o curso não te ensina a programar, ensina-te a desenrascar mas acima disso ensina-te todas as meteodologias e como as coisas funcionam. Já agora curso profissional, sem o denegrir, NÃO. Um curso de informatica dá-te todo um background que um profissional não dá, para alem de abrir as portas a incrivelmente mais empresas.

Já agora, em lisboa, ganha-se 900/1000€ no 1º ano 1º trabalho com relativa facilidade. (nota relativa facilidade não é todos ganham isso.)

Depois programar é o que? é que para mim é C/C++/C#/Java/pearl/awk/PHP-SQL etc etc não é "HTML"+javascript ou FLASH/html5. Se gostas mais destas ultimas creio que um curso orientado á web será mais indicado.

A evolução do programador nem sempre passa por ser gestor de projectos, é daqueles erros que cá em Portugal são repetidos até à exaustão. Já vi muito programador que como gestor de projecto é deplorável, se o objectivo é ser gestor de projecto o melhor até é ir para gestão ou coisa que o valha. Se fores fazer uma certificação do PMI vais ver que embora interesse ter conhecimento na área onde se trabalha (para ter o chamado expert power), a gestão de um projecto envolve muitas outras coisas que não são desenvolvidas/praticadas enquanto trabalhas como programador ou arrrastador de caixinhas.

A evolução do programador nem sempre passa por ser gestor de projectos, é daqueles erros que cá em Portugal são repetidos até à exaustão. Já vi muito programador que como gestor de projecto é deplorável, se o objectivo é ser gestor de projecto o melhor até é ir para gestão ou coisa que o valha. Se fores fazer uma certificação do PMI vais ver que embora interesse ter conhecimento na área onde se trabalha (para ter o chamado expert power), a gestão de um projecto envolve muitas outras coisas que não são desenvolvidas/praticadas enquanto trabalhas como programador ou arrrastador de caixinhas.

Por isso é que escolhi um curso bem mais virado para a gestão do que a vertente tecnológica (Gestão de Sistemas de Informação),ou seja,tive formação na área de gestão,contabilidade, finanças,gestão de projectos etc,partilha de conhecimento, RH etc etc.mas isto foram tudo meras bases e nada mais que isso. De programação tive muito pouco,mas o suficiente para me safar onde estou e poder evoluir.

É no mundo real que tudo se aprende e sim, estou apenas em inicio de carreira, mas do pouco de que vi, um bom programador pode muito bem não vir a ser um bom gestor de projecto, mas eu sou completamente a favor que na gestão de projectos de software, um background como developer é uma mais valia quando se evolui para gestão.

Por isso é que escolhi um curso bem mais virado para a gestão do que a vertente tecnológica (Gestão de Sistemas de Informação),ou seja,tive formação na área de gestão,contabilidade, finanças,gestão de projectos etc,partilha de conhecimento, RH etc etc.mas isto foram tudo meras bases e nada mais que isso. De programação tive muito pouco,mas o suficiente para me safar onde estou e poder evoluir.

É no mundo real que tudo se aprende e sim, estou apenas em inicio de carreira, mas do pouco de que vi, um bom programador pode muito bem não vir a ser um bom gestor de projecto, mas eu sou completamente a favor que na gestão de projectos de software, um background como developer é uma mais valia quando se evolui para gestão.

É uma mais valia, um "nice to have", mas apenas isso, o que interessa mesmo é ser um bom gestor de custos, de tempo e de âmbito, o belo do triângulo do project management. Para além de possuir fortes capacidades de comunicação.

Última edição:
Qualquer curso de Engª informatica. E curso de universidades do estado nada de privadas. (sim digam o que disserem no estado aprendes muito bem). No porto n sei, mas a univ. de aveiro e do minho teem boa reputaçao, isto no norte na zona de lx:
-faculdade de ciencias de lisboa
-instituto superior tecnico
-universidade nova (monte da caparica)

são das que teem melhor reputação/ensino.

A malta de Informática da Universidade de Coimbra no Sapo Codebits deste ano limpou as 3 primeiras posições e as 2 primeiras na competição de segurança.

Não me parece que seja uma má montra da sua reputação [;)]

Voltar
Superior