[Sociedade] Secundário

Ptrew

New member
Eu sou novo aqui por isso não sei bem se este é o sitio indicado para falar deste assunto.:sh)

Mas é o seguinte: a minha irmã está no 9º ano e está com duvidas quanto a que curso escolher por isso pediu-me ajuda.

Ela adora geografia e tudo o que tenha a ver com economia, por isso, a escolha óbvia seria ciências socioeconomicas (disse-lhe eu).

No entanto, ela diz que não gosta muito de matemática.
Sendo ciências socioeconomicas um curso com uma grande carga horária de matemática, até que ponto é que ela deveria escolher este curso?
:confused:

Gostava de saber a vossa opinião de modo a poder aconselha-la.[kiss]

Bom, já que gosta de geografia e detesta matemática, diz lhe para ir para humanidades, que aprenda umas línguas e se candidate a hospedeira de bordo. Assim poderá passar o resto da vida a visitar diversos locais geograficamente distintos.

Por acaso conheço alguém, de muito perto, que gostava muito de Geografia e tirou o curso de Professora. Leccionou durante uns 10-12 anos entre Lisboa e outra zona e depois arranjou um tacho numa Direcção Regional de Ordenamento do Território (ou coisa muito similar), depois... depois já não está lá, arranjou outro tacho bem mais alto.

Acho que o fundamental é cada um ser feliz a fazer aquilo que gosta. Com mais ou menos matemática, mas sempre com imensas viagens por todo o mundo! Para quem gostar de viajar!

Sou só eu que acho que a malta em que escolher, muito nova?:confused:

É que nesta altura as aulas de matemática eram para namorar... [:p]

respondendo ao tópico, acho que ela deveria escolher o curso que gosta, e aplicar-se mais na matemática. Até aqui a coisa não é muito puxada, ainda vai a tempo de, mesmo não ganhando o gosto pela disciplina, conseguir acabar o 12º numa área que gosta e que lhe vai trazer mais oportunidades.

Como hospedeira de bordo não lhe estava a imaginar. Ela estava mais virada para as economias, mas será possível tirar economia ou gestão sem gostar de matemática?

ALô??????? Economia sem matemática? Sim... tal com Engenharia sem matemática...

Tudo é possível, nalgum país deste planeta...

Mas normal não é!!!

Como hospedeira de bordo não lhe estava a imaginar. Ela estava mais virada para as economias, mas será possível tirar economia ou gestão sem gostar de matemática?

Um colega meu conseguiu e era uma nódoa a matemática. Teve é que recorrer a uma privada (manhosa). [:D]
Mas aquilo exige um conhecimento tão profundo de matemática/estatística? É que as cadeiras de economia que tive em engenharia, matematicamente falando, eram um pouco para o básicas, comparando com outras cadeiras de engenharia...

Última edição:
Ela que escolha o curso que gosta.
Adianto já, se não gosta de matemática ou se aplica ou que não escolha, ir para lá a pensar que se vai fazendo, não.
Eu não era dos piores a Matemática, meti-me em Ciências, andei 2 anos a mais do que devia, nunca tinha estudado e por isso não sabia estudar, depois arrependi-me, quando verdadeiramente precisei...

Sou só eu que acho que a malta em que escolher, muito nova?:confused:

É que nesta altura as aulas de matemática eram para namorar... [:p]

respondendo ao tópico, acho que ela deveria escolher o curso que gosta, e aplicar-se mais na matemática. Até aqui a coisa não é muito puxada, ainda vai a tempo de, mesmo não ganhando o gosto pela disciplina, conseguir acabar o 12º numa área que gosta e que lhe vai trazer mais oportunidades.
Claro que sim.
Um miudo/a com 15 anos a escolher basicamente o que quer fazer da vida é complicado, a juntar as pressões externas(pais, amigos que vão para outros cursos etc)
Para ajudar as opções não são grande ajuda, ou é secundário ou quem preferir, ou que se encaixe melhor num daqueles cursos técnicos ainda é posto de lado e criticado pelos pais, ainda há a cultura que ou se vai para Ciencias ou Economia, fora disso é para burros e quem não quer estudar.

Eu sou novo aqui por isso não sei bem se este é o sitio indicado para falar deste assunto.:sh)

Mas é o seguinte: a minha irmã está no 9º ano e está com duvidas quanto a que curso escolher por isso pediu-me ajuda.

Ela adora geografia e tudo o que tenha a ver com economia, por isso, a escolha óbvia seria ciências socioeconomicas (disse-lhe eu).

No entanto, ela diz que não gosta muito de matemática.
Sendo ciências socioeconomicas um curso com uma grande carga horária de matemática, até que ponto é que ela deveria escolher este curso?
:confused:

Gostava de saber a vossa opinião de modo a poder aconselha-la.[kiss]

Gosta de Geografia, OK
Gosta de Economia mas não muito de matemática? O que é isso? Gosta de fazer as contas à mesada dela para ver quando sobra para comprar uns phones ou ir ao McDonald e sabe fazer o troco, é isso?
Parece o pessoal que vai para informática porque é bom no facebook e a mexer no telemóvel. Ou o que vai para biologia porque gosta de brincar no jardim, ou o pessoal que vai para desporto porque gosta de dar uns xutos na bola.

Ela que se aplique na matemática que não faz mal nenhum, é só estudar. Se quer ter algum curso com saída é preciso estudar. Economia, gestão, contabilidade....contas, matemática. Geografias, letras, filosofia, humanidades.... Se não, que vá para turismo ou no secundário tire um curso tecnológico e vá trabalhar depois para não andar a perder tempo em cursos com matemática.

Pelo menos no meu tempo os cursos que existiam em termos de economia, finanças, gestão ou engenharias (sem ser a Engenharia de Ordenha de Ovelhas) tinham um bocadinho de Matemática... por isso é que havia depois outros cursos.

Mas agora não sei! Cá por mim até já tou por tudo! [;)]

Nunca percebi o drama em torno da matemática...

Há alunos que simplesmente não gostam de matemática. Tu gostavas de todas as disciplinas que tinhas?

E depois há aqueles professores que não conseguem despertar o interesse por uma disciplina. Só sei que tive a mesma professora no 10º e 11º mas esta mudou quando passei para o 12º. Até hoje, esta última, continua a ser a professora que mais gostei de ter (não não era boa [:D]).

Mas também há que reconhecer que não gostar de matemática não é razão para fugir a 7 pés de cursos que a incluem. Matemática é necessária

Letras em geral.

O meu filho mais novo é que anda irritadíssimo por se ter de estudar literatura portuguesa no 12º ano de Ciências e Tecnologias

É bom sinal!
Faz bem à formação do indivíduo fazer coisas que não são necessariamente aquelas da sua preferência.
De resto, os alunos de excelência são bons a tudo.
Na maior parte das vezes nem distingues pelas notas quais são os temas de que gostam e os que não gostam...

É bom sinal!
Faz bem à formação do indivíduo fazer coisas que não são necessariamente aquelas da sua preferência.
De resto, os alunos de excelência são bons a tudo.
Na maior parte das vezes nem distingues pelas notas quais são os temas de que gostam e os que não gostam...

É isto. E também é a desistência à primeira dificuldade...

Voltar
Superior