Secção Do-It-YourSelf

CrazzyMax

New member
<center>Faça Voçê Mesmo</center>

Visto ainda nao haver nenhuma seccao dedicado á bricolage nas nossas
viaturas, penso que é util uma secção do género.

O que se pede é que se tiverem PDF's, imagens de operacoes de manutencao, revisoes, upgrades e por ai fora, coloquem-nos aqui.

Para quem quiser montar farois auxiliares, tem aqui um esquema electrico

19719.jpg

Como instalar um Manómetro de Pressao do Turbo
Retirando do PatrolAventura, criado por Paulo Lança

citação:Cortei o tubo que vem do turbo e liga à bomba injectora e meti um "T" (fornecido no pack) :
dscn00079qg.jpg

b]Nas roscas usei fita Tefon , para vedar bem (normalmente utilizadas pelos canalizadores) :[/b]
dscn00068tl.jpg

dscn00012ml.jpg

dscn00020zt.jpg

dscn00099kn.jpg

Não tenho muitas fotos , porque montei-o ontem à noite e não tinha a máquina comigo , mas é muito simples de montar .
Sozinho montei tudo em cerca de 1 hora e 30 minutos . :thumbsup:
Só hoje tirei as fotos .
Quanto à parte electrica foi tirar os parafusos que fixam o caixilho dos manómetros e tá a andar ....... :)

Boas

Neste topico vou mostrar como procedi a instalação dos farois auxiliares no meu samurai, seguindo o croqui fornecido pelo nosso companheiro Luis Silva.
Este exemplo serve para qualquer viatura onde se pretenda aplicar farois auxiliares!

O Croqui

farois4jd.jpg

Então foi assim, material utilizado:
-10m de Fio de 2.5mm
-50cm de manga termo-retractil
-um "relet"
-Porta-fuziveis e respectivo fusivel
-Terminais +- 20 (com 4 machos, para ligar os cabos aos farois, restantes femias para ligar relet, porta-fuziveis etc, dois terminais tipo ferradura para os pontos de massa e um de olhal para ligar ao borno da bateria)
-3m "Macarrao" (para fazer as cabolagens)
-Interruptor on/off
-Luz avisadora
-Braçadeiras de serrilha(plastico)

Comecei por fixar o botao e as luz avisadora

P1130123.jpg

P1130124.jpg

P1130125.jpg

P1130126.jpg

O Botoa e Luz avisadora fixas

P1130127.jpg

Em seguida procedi a fixação do relet, junto a caixa do filtro do ar

P1130129.jpg

P1130132.jpg

Passei o cabo do interior do jipe para o cofre do motor por a passagem que aparece na foto que se situa perto de onde passa da coluna de direcção, ligeiramente mais acima e mais para a direita (de quem olha de frente para o jipe)

P1130133.jpg

Passei o Fio junto a restante cabolagem ja existente ate a zona onde o relet esta

P1130134.jpg

P1130135.jpg

E comecei a ligar os fios ao relet seguindo o croqui ja mostrado

P1130138.jpg

P1130139.jpg

No fio que liga a bateria ao relet foi ligado o porta fuziveis

P1130140.jpg

O relet com todos os fios ja ligados

P1130142.jpg

Depois pos-se os fios que ligam o positivo dos farois dentro do macarrao e colocou-se na posição defenitiva

P1130144.jpg

P1130143.jpg

P1130145.jpg

O passo seguinte foi fazer uma cabolagem para ligar as "massas" dos farois

P1140150.jpg

Ligação do ponto de massa dos farois, no parafuso de fixação da optica de origem

P1140151.jpg

Agora voltando ao interior para ligar os botoes e coloca-los no sitio

P1140149.jpg

A ligação da massa da luz avisadora

P1140147.jpg

(infelizmente nao tenho foto da ligação do botao ao shunt que fiz nos fio que liga os maximos no comutador das luzes, se me lembro é um fio vermelho que se encontra num dos cantos da ficha que liga ao dito comutador)

A cabolagem de massa juntamente com a cabulagem de alimentação, com os respectivos terminais de ligação aos farois

P1140152.jpg

E finalmente os farois no sitio com tudo ligado!

P1140156.jpg

P1140153.jpg

P1140158.jpg

E assim foi... Posso dizer que agora tenho luz com fartura do melhor!!

@braços

Ps.:Peço desculpa pela qualidade das fotos nao ser a melhor....

citação:Originalmente colocada por jonibigud

Crazzymax, fazes ideia da espessura da chapa p protecção do carter?

Para que aguente umas "porradas", usa algo tipo 5mm ou pouco superior! de preferencia, uma liga tipo dura-aluminio ;)

@braços

citação:Originalmente colocada por jonibigud

obrigado. tenho lá chapa de aço de 6mm, pensei que desse... mas realmente, depois enferruja td

Podes mandar dar uma boa metalizacao, mas sendo em aço é muito pesado, pois o Terrano nao gosta de muito peso á frente, é melhor mesmo o dura-aluminio

Voltar
Superior