Scuts e multas

marianargsantos

New member
Bom dia a todos,
Em 2019 aluguei um carro, sem via verde, para passar uns dias no Algarve.
Durante esses dias passei por algumas scuts que tentei mais tarde pagar nos CTT. Acontece que passados quase dois meses das viagens, sempre que colocava a matrícula, não havia nada para pagar e desisti. Liguei para a empresa que me alugou o carro, informei o que se passava, e pedi que me notificassem caso fossem indomados de algo.
Nada aconteceu até hoje em que recebo uma carta das finanças com multas para pagar por falta de pagamento das mesmas portagens.
o que é que eu posso fazer neste caso? Sou super a favor de pagar as portagens que usei mas isto de pagar multa quando tentei pagar nunca apareceu nada, durante 2 meses, não me faz sentido nenhum.
muito obrigada!

marianargsantos

Bem o primeiro erro foi na época no aluguer do carro ter colocado a via verde e agora não estava aqui, pois o problema é que pagar ao CTT sempre foi um problema, a empresa de aluguer quando foi confrontada com o pagamento deu o seu nome visto que era a condutora naquele momento e feito não quis saber mais do assunto, agora passados 3 anos e tal, não sei qual é o montante nem quando é que isso foi processado, mas o melhor é liquidar isso, há por ai pessoal que teve contas avultadas.

Bom dia a todos,
Em 2019 aluguei um carro, sem via verde, para passar uns dias no Algarve.
Durante esses dias passei por algumas scuts que tentei mais tarde pagar nos CTT. Acontece que passados quase dois meses das viagens, sempre que colocava a matrícula, não havia nada para pagar e desisti. Liguei para a empresa que me alugou o carro, informei o que se passava, e pedi que me notificassem caso fossem indomados de algo.
Nada aconteceu até hoje em que recebo uma carta das finanças com multas para pagar por falta de pagamento das mesmas portagens.
o que é que eu posso fazer neste caso? Sou super a favor de pagar as portagens que usei mas isto de pagar multa quando tentei pagar nunca apareceu nada, durante 2 meses, não me faz sentido nenhum.
muito obrigada!
https://www.ctt.pt/ajuda/particulares/pagamentos-e-portagens/portagens/prazo-de-pagamento

Pesquisaste nos primeiros 15 dias úteis? Apenas falas em 2 meses, daí a questão.

Esse problema é comum neste sistema que foi mal parido à nascença. O que não faltam são relatos destes por este fórum. Não sei qual o valor em causa, mas provavelmente o melhor é pagar agora para não deixar agravar exponencialmente essa dívida. Infelizmente parece a melhor a opção...melhor dizendo...a menos má.

A verdade é que somos um povo do ''tá-se bem'' , este sistema de pórticos é simplesmente ilegal, é uma ofensa aos condutores portugueses.
Foram colocadas as centenas nas SCUT's à pressa e sem condições decentes para cobrança-pagamento, e assim o honesto condutor é que leva nas orelhas......

Na essência o projecto das SCUT's era exactamente o que elas queriam dizer aka ''Portagens Sem Custos para o Utilizador'' mas os desgovernantes deste pais de tolos e descolhoados, inventaram mais umas taxas - portagens - sem sequer adaptar as mesmas para isso.
Enfim somos um pais de brandos costumes....

A verdade é que somos um povo do ''tá-se bem'' , este sistema de pórticos é simplesmente ilegal, é uma ofensa aos condutores portugueses.
Foram colocadas as centenas nas SCUT's à pressa e sem condições decentes para cobrança-pagamento, e assim o honesto condutor é que leva nas orelhas......

Na essência o projecto das SCUT's era exactamente o que elas queriam dizer aka ''Portagens Sem Custos para o Utilizador'' mas os desgovernantes deste pais de tolos e descolhoados, inventaram mais umas taxas - portagens - sem sequer adaptar as mesmas para isso.
Enfim somos um pais de brandos costumes....

Volta socrates, estás perdoado.

É um sistema que só pode ter saído da mente de idiotas ao nível dos idiotas que inventaram o ivaucher, o autovoucher e outras aberrações.

o que acontece aos estrangeiros que vêm cá passar férias com os seus carros e que não sabem nada deste sistema ?! principalmente os espanhóis

O sistema é tão estúpido que para alem da portagem a pessoa tem que pagar a taxa dos CTT, as portagens já são tão baratas toma lá mais uma taxinha... "Oh meu amigo eu só quero pagar a portagem" Então meta via verde, ah mas espera a via verde já tinha que se comprar ou alugar, e agora ainda inventaram termos que pagar uma assinatura mensal ou anual...

Já pagamos pouco de IUC, combustivéis, portagens e afins toma lá mais taxinhas...

Para mim o maior problema é que passamos nas "SCUTS" mas se quisermos pagar logo não dá, tem que se esperar 48h até ficar disponível.... ora aconteceu-me várias vezes que me esquecia e só voltava a lembrar já tinha passado o prazo. Nunca paguei multas astronómicas como casos que conheço, mas é chato pagar 5€ numa portagem de 35 cêntimos... a solução na altura foi mesmo deixar de usar essas vias uma vez que tinha alternativa.

SCUTS……registar-se no site dos CTT , descarregar a App CTT, login, associar matrículas sem via verde na área consultar portagens em dívida , e o mais IMPORTANTE ativar alertas de portagens para e-mail de registo nos CTT.….quanto chega e-mail , ir na App , está já o montante em dívida , gerar referência MB, pagar valor mais txs administrativas e pronto .

Nem uma fica por pagar .

SCUTS……registar-se no site dos CTT , descarregar a App CTT, login, associar matrículas sem via verde na área consultar portagens em dívida , e o mais IMPORTANTE ativar alertas de portagens para e-mail de registo nos CTT.….quanto chega e-mail , ir na App , está já o montante em dívida , gerar referência MB, pagar valor mais txs administrativas e pronto .

Nem uma fica por pagar .

Todas as portagens têm taxas administrativas dentro do prazo de pagamento?

Todas as portagens têm taxas administrativas dentro do prazo de pagamento?

Acho que são (ou era) 0.30€ por cada passagem, que facilmente pode virar 0.60 numa ida e volta. Apesar de não ser a favor do sistema, infelizmente tenho que concordar que quando havia aquele sistema de aluguer da VV de 0.70€ no mês em que usavamos era uma mais valia.

Acho que são (ou era) 0.30€ por cada passagem, que facilmente pode virar 0.60 numa ida e volta. Apesar de não ser a favor do sistema, infelizmente tenho que concordar que quando havia aquele sistema de aluguer da VV de 0.70€ no mês em que usavamos era uma mais valia.
É mesmo para empurrar um tipo a ter um contrato de via verde.

Esse sistema de aluguer ainda existe, é o via verde mobilidade leve.

Voltar
Superior