[Scan] Mazda RX-8 "ÚNICO"

citação:O primeiro automóvel produzido em série a utilizar um desses motores foi o carro esporte NSU de dois lugares, que atraiu muito interesse nos círculos automobilísticos por seu tamanho reduzido, suavidade e a espantosa força desenvolvida por seu motor com mio litro de capacidade - embora isto não seja comparável com o meio litro de um motor de pistão convencional.

Está aqui qualquer coisa!:)

Wankel_Cycle_anim.gif

citação:As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, e isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel não tem nada de complicado: ao contrário, tem poucos componentes e é bem menor. Além disso ele gera mais potência e torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais explosões por volta do eixo virabrequim do que um motor a pistão.

Agora gostava de saber qual a relação da potência entre um motor convencional e o Wankel.

É impossivel ninguem gostar deste carro, é um dos meu preferidos tb e quando me assentei nele pela 1ª na FIL n kria de lá sair[8D]

mas por acaso até já conduzi um... num jogo de carros[}:)][}:)]

Quanto ao Motor:
segundo diz no catalogo é um RENESIS de 170 kW/231 cv com dois rotores de 654 cada.

Mazda Renesis Chalange e Revolucion Podrive e Kuro.

Mazda Renesis Chalange e Revolucion Podrive e Kuro.

[;)] So queria fazer aqui um reparo, sobre o Mazda RX 8 visto que sou propriatàrio do Revolucion existe na Europa a versao 192 cv e 231cv,[:p] sairam também a versao para a Inglaterra de 231 Podrive e no resto da Europa o Kuro, ja o levei ao banco de ensaio e marcou 255km no velocimetro e 238cv tendo se dado o corte de entrada de gasolina as 9600rpm, è um bom carro o seu pequeno problema é rodar em baixa rotacao dentro da cidade obriga a recorrer mos à caixa de velocidades mais vezes.[s)]
O seu consumo é de 10 litros aos 100km, se rodarmos até as 5.500rpm que dara uma velocidade em 6 velocidade de 160km, nao precisamos de acelarar muito mais porque a partir dai pode ir até aos 15 litros.:sh)
Posso dizer que quando se roda acima das 5.500rpm o prazer de conduzir e curvar com seguranca é enorme, nem mesmo o Nissan Z o consegue fazer, a nao ser nas rectas.[kiss]

Correm rumores de que a Mazda poderá apresentar no próximo

salão de Tóquio um Renesis diferente.

Veremos.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

A ver se é desta que consome menos...é que para mim este é o problema do RX8...é possível encontrar carros com melhores performances e igualmente bom handling mas a consumirem menos...só um exemplo, o meu M Coupê consome menos...

Já li numa revista. É este.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Wankel_engine

16X

Also known as the RENESIS(2), made its first (and so far only)appearance in the Mazda Taika concept car. And is most likely to be the same engine in the new revision of the Mazda RX-8 car, which currently features the 13B-MSP.
The Mazda press release regarding the engine:
Next Generation RENESIS (Rotary Engine 16X) In developing the next-generation RENESIS, Mazda made a thoroughgoing revision of engine dimensions including the trochoid rotor housing, adopting a longer stroke and larger displacement of 1600cc (800cc x 2) aimed to raise thermal efficiency and boost torque at all engine speeds. By employing the Hydrogen RE design policy of a direct injection system and aluminum side housing, as well as various other measures, we are further promoting the rotary engine’s merits of light weight and compact size.

e vai apresentar...

Mazda Taiki
9071002.004.1M.jpg

Apresenta uma evolução do Renesis, com mais cilindrada.
Passa de 1.3 para 1.6.
Ainda há pouca informação sobre esta nova evolução do Renesis

O RX-8 é um carro muito interessante. Excelente dinâmica, 4 lugares, conforto e equipamento de bom nível e um motor que adora rotações.

Os principais defeitos prendem-se com uns consumos muito elevados e com uma notória carência de binário em baixas. Em compensação é um alegria vê-lo a subir de rotações até ao corte.

Devido sobretudo aos consumos é um carro que desvaloriza bastante. Quem o comprou novo e depois o quer vender tem um sério problema em mãos. O melhor é deixar-se estar e aguentar a conta do combustível.

Como já disse em tópicos anteriores sobre o RX-8, penso que este tipo de motor deve ser bastante interessante para trabalhar a GPL. Mas não sei se existem sistemas GPL para adaptar a um RX-8.

Última edição:
O RX-8 é um carro muito interessante. Excelente dinâmica, 4 lugares, conforto e equipamento de bom nível e um motor que adora rotações.

Os principais defeitos prendedem-se com uns consumos muito elevados e com uma notória carência de binário em baixas. Em compensação é um alegria vê-lo a subir de rotações até ao corte.

Devido sobretudo aos consumos é um carro que desvaloriza bastante. Quem o comprou novo e depois o quer vender tem um sério problema em mãos. O melhor é deixar-se estar e aguentar a conta do combustível.

Como já disse em tópicos anteriores sobre o RX-8, penso que este tipo de motor deve ser bastante interessante para trabalhar a GPL. Mas não sei se existem sistemas GPL para adaptar a um RX-8.

Paulo o que dizes é verdade, sei de um stand Audi que recebeu um como retoma e agora tá aflito para o vender... segundo parece o carro tem um valor minimo de licitação e a melhor proposta leva o carro...

Quanto ao GPL... não sei se dará devido ao funcionamento do prorio motor... mas é uma questão de tempo ate que possas transformar o Renesis num hibrido gasolina/hidrogenio... a transformação pelos vistos é simples(não quer dizer que seja barata, mas simples pelo que li pelo menos é...)

Voltar
Superior