Saudades dos electricos de Lisboa

Acho o Electrico "interessante"...e gosto quando vou ao Porto ver o Electrico...é um simbolo...

Uma vezfui ao Museu do Electrico aqui no Porto (acho que era museu) e andava uma rapaz novo a explicar as pessoas os modelos dos Electricos e a historia deles...notava-se nele uma grande paixão pelo Electrico apr:)

Ainda bem que ja nao os ha! É da maneira que nao estorvam na baixa lisboeta. A civilizaçao tem que evoluir. Era giro mas nao sao funcionais.

De certeza que não é com as tuas opiniões que a sociedade vai evoluir...

os electricos ou seja o que for que seja electrico nao poluente e sobre carris é talvez um sinal de futuro e nao de passado...os electricos não acabaram e estão longe de acabar cada vez mais longe[;)]

De certeza que não é com as tuas opiniões que a sociedade vai evoluir...

os electricos ou seja o que for que seja electrico nao poluente e sobre carris é talvez um sinal de futuro e nao de passado...os electricos não acabaram e estão longe de acabar cada vez mais longe[;)]

Nao sabes ler e interprepetar e as minhas opinioes é que nao contam.. lol

Aqueles electricos antigos de madeira sao atrasos civilizacionais. Aquilo nao tem segurança. Por ti ainda devia existir os bus com dois andar sou aqueles dos anos 50 so por causa da saudade ou do saudosismo. Que estupidez.

Se ainda existem devem ser banidos e mais nada. Nao tem segurança, estorvam, devem ser muito caros de manter e esse dinheiro sai do meu bolso.

Nao sabes ler e interprepetar e as minhas opinioes é que nao contam.. lol

Aqueles electricos antigos de madeira sao atrasos civilizacionais. Aquilo nao tem segurança. Por ti ainda devia existir os bus com dois andar sou aqueles dos anos 50 so por causa da saudade ou do saudosismo. Que estupidez.

Se ainda existem devem ser banidos e mais nada. Nao tem segurança, estorvam, devem ser muito caros de manter e esse dinheiro sai do meu bolso.

Olha estou neste momento a ver um electrico desses antigos amarelos a andar na 24 de julho...[;)] portanto ainda estão ao serviço tal como tinha dito.

Já que falas na minha opinião sem saber eu pergunto:

1-porque dizes que não tem segurança? sabes os acidentes com electricos por ano?

2- estorvam??? onde?? querem ver que o problema do transito de lisboa sao os electricos.[8b]

3- para ir até á Graça que substitui? autocarros nao passam naquelas ruas ingremes e estreitas...

4- sai caro? quanto custa sabes? e o gasoleo é de borla para ti pelos visto[;)]

Alem disso existe os amigos dos electricos e eles sao um simbolo de Lisboa mto apreciados por turistas[;)]

Um dia dá uma volta até á Graça num electrico e verás que aquilo é o maximo.

Li muitos comentarios que criticam o electrico por causa de serem lentos devido aos carros mal estacionados e por isso deviam acabar ou foram bem eliminados em certos sitios.
Mas afinal de contas quem é que está mal, o electrico que tem a sua via defenida sobre carris ou a anarquia de mau estacionamento em Lisboa, aonde qualquer um para o carro á porta do sitio aonde vai só para não andar um bocado mais desde um sitio que o possa estacionar?
Muitas ruas do centro historico da cidade deviam ter zonas exclusivas dos electricos, pois isso aumentaria a mobilidade dentro da cidade antiga.
Ainda á pouco tempo estive em Budapeste e a sua rede de electricos é impressionante, indo a todo o lado, muito mais eficaz que o metro. E não há problemas com os carros pois as vias são reservadas e não entram carros.
Zurique é outro exemplo aonde o electrico é o meio preferencial de transporte publico urbano.

Eu tb acho que o eléctrico foi erradamente "posto de lado" como meio de transporte... pela simples razão de ser menos poluente.... nalgumas zonas da cidade poderia ser uma alternativa interessante... naturalmente adaptado aos dias de hoje...

Deixava os eléctricos antigos apenas para percursos turisticos...

eu trabalho num rua com electrico e a unica coisa que faz o electrico menos eficiente, são os automoveis ,mais especificamente a falta de civismo dos condutores que não estacionam como deve ser fora da via.
de resto é sempre a abrir.
em relação á segurança um electrico é do mais seguro que há,tem uma travagem que faz inveja muito autocarro,
em economica o electrico do antigo só resta a carroçaria ,os motores são recentes e eficientes como qualquer motor electrico.
a razão que em lisboa imperar o electrico "antigo" é devido a propria cidade não existem electricos novos que possam circular na maioria da rede.

Eu tb acho que o eléctrico foi erradamente "posto de lado" como meio de transporte... pela simples razão de ser menos poluente.... nalgumas zonas da cidade poderia ser uma alternativa interessante... naturalmente adaptado aos dias de hoje...

Deixava os eléctricos antigos apenas para percursos turisticos...

mas tá tudo a falar como se tivessem acabados...

porra ainda á bocado vi um aqui a passar, estão longe de acabar[;)]

Em relação ao que havia alguns anos atras, podemos dizer que estão quase em extinção.

a quantos anos te referes?
é que pelo menos por aqui na zona do cais de sodre passam muitos.
a meio da decada de 90 muitas redes foram desativadas, deve ser a isso que te referes?

mas as que estão ativas são muito procuradas, á hora de ponta os electricos
chegam a fazer bicha.

Em relação ao que havia alguns anos atras, podemos dizer que estão quase em extinção.

olha que não é bem assim... já tiveram perto da extinção mas actualmente nem por isso.

nos anos 60 com os autocarros a terem sucesso e com o gasoleo barato permitio se retirar as linhas ficando apenas os autocarros... hoje provavellmente já não se fazia essa sustituição, pois com o gasoleo sempre a aumentar e os problemas da poluição os electricos são talvez o transporte mais do futuro que do passado[;)]

Lento? Não sei em quais é que já andaste mas garanto-te que não devem nada em velocidade aos autocarros. Em relação ao tempo que se perde, 15 minutos só na calçada da estrela só se houver carros a obstruir a passagem. Esse é o único problema, a meu ver, que o eléctrico tem. Mas não acho que seja motivo para acabar com ele.

eu moro na lapa , logo conheço muito melhor aqui a zona que tu.Sei do que falo [;)]

Li muitos comentarios que criticam o electrico por causa de serem lentos devido aos carros mal estacionados e por isso deviam acabar ou foram bem eliminados em certos sitios.
Mas afinal de contas quem é que está mal, o electrico que tem a sua via defenida sobre carris ou a anarquia de mau estacionamento em Lisboa, aonde qualquer um para o carro á porta do sitio aonde vai só para não andar um bocado mais desde um sitio que o possa estacionar?
Muitas ruas do centro historico da cidade deviam ter zonas exclusivas dos electricos, pois isso aumentaria a mobilidade dentro da cidade antiga.
Ainda á pouco tempo estive em Budapeste e a sua rede de electricos é impressionante, indo a todo o lado, muito mais eficaz que o metro. E não há problemas com os carros pois as vias são reservadas e não entram carros.
Zurique é outro exemplo aonde o electrico é o meio preferencial de transporte publico urbano.

não queiras comparar as ruas de lisboa histórica às de budapeste [;)]

eu moro na lapa , logo conheço muito melhor aqui a zona que tu.Sei do que falo [;)]

Moras na Lapa, mas usas os eléctricos? Como é possível que não havendo obstruções, um veiculo demore 15 minutos a fazer a calçada da estrela? É que nem é preciso saber do que se fala (mas por acaso até sei), basta pensar um bocadinho.

Moras na Lapa, mas usas os eléctricos? Como é possível que não havendo obstruções, um veiculo demore 15 minutos a fazer a calçada da estrela? É que nem é preciso saber do que se fala (mas por acaso até sei), basta pensar um bocadinho.

Repara até ao jardim da estrela são 3 paragens ( 4 com a do jardim da estrela ) Na primeira paragem , têm logo os sinais luminosos, ai são logo 2/3 minutos , 2ªparagem ao lado da residência oficial do primeiro ministro.Ai até chegar lá já passaram mais ou menos 2 min , mais um 1min.Segunda paragem logo após 80 metros( se tanto ) até lá mais uns 2 min , mais um min para deixar entrar/sair.Antes de chegar à zona do jardim da estrela , segundo sinal luminoso Mais uns 2/3 min à espera.E isto quando não vão dois eléctricos seguidos ai é o extase[;)]

Repara até ao jardim da estrela são 3 paragens ( 4 com a do jardim da estrela ) Na primeira paragem , têm logo os sinais luminosos, ai são logo 2/3 minutos , 2ªparagem ao lado da residência oficial do primeiro ministro.Ai até chegar lá já passaram mais ou menos 2 min , mais um 1min.Segunda paragem logo após 80 metros( se tanto ) até lá mais uns 2 min , mais um min para deixar entrar/sair.Antes de chegar à zona do jardim da estrela , segundo sinal luminoso Mais uns 2/3 min à espera.E isto quando não vão dois eléctricos seguidos ai é o extase[;)]

Bem, mesmo nessa situação de que falas, o somatório não é 15 minutos. Mas pronto, eu felizmente, tanto a subir, como a descer a calçada nunca levei mais de 10 minutos já a contar com 2 minutos de obstruções de manhã. Já vi muitas vezes filas à tarde e aí devem demorar uns 30 minutos talvez, mas em filas, tanto faz ser um eléctrico como um carro, não há por onde escapar.

normal_91603_photo.jpg

tramse.jpg

lisboa_569.jpg

Há alguma coisa melhor que um electrico?[;)]

Voltar
Superior