Sap ou Primavera...

Quanto é que pagas pela informaçao!?!?!? [:p][}:)]

Em primeiro lugar SAP e Primavera nao têm nada a ver um com o outro. OK sao ERP's mas o seu mercado alvo é bastante diferente e apesar de a SAP ter vindo a apostar cada vez mais nas PME's, e a Primavera ter tentado subir de "Divisao" com um produto mais completo, ainda estao separados por uma enorme diferença.

de primavera até eras capaz de arranjar aquela versao de entrada para Micro empresas que se vende em qualquer loja de informatica.

Mas isso nao te adianta de nada. Apesar de ter coisas préconfiguradas a ajuda nao ajuda assim tanto e ficaria a faltar um mundo imenso... até poderes dizer que percebes de Primavera. (Uma andorinha nao faz a primavera [}:)])

Como já te disseram o melhor é nao te meteres em apuros e dizer abertamente que sabes o que é um sistema de gestao e que tens capacidade de aprender o funcionamento especifico daquele com que a empresa trabalhar. Mais do que isso é pedir problemas.

Agora se queres valorizar e investir no teu CV, há cursos de Primavera e de SAP, de diversas áreas, como deves imaginar os de SAP sao muito mais caros (uma barbaridade:() mas podem marcar a diferença entre ser contratado ou nao. Para além disso se quiserem tirar um desses cursos para além do dinheiro preparem um bom par de meses e escolham bem a área de formaçao. É que ter formaçao decente nuns quantos módulos é dose... e mesmo assim só depois de meter as maos na massa é que se aprende.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Taveirada

O SAP é uma aplicação gigante e que realmente controla toda a empresa!
Deveria permitir gerir toda a Empresa.

Infelizmente em Portugal as coisas não se passam bem assim. :)

o primeiro passo era os gestores saberem aquilo que querem.... e deixar de tentar inventar a roda!

Na minha empresa, até controla o grupo todos, que inclui diversos tipos de mercado e empresas bem grandes..

Ai desde 2002/2003 que tudo é no SAP, expedições, produções, armazenamentos, produções, pessoal, etc etc
E é um empresa em que o grupo está em todo pais, e mesmo alguns em espanha (empresas compradas lá)

Por isso sei que pode controlar um grupo assim enorme..

citação:Originalmente colocada por jmpub

Na minha empresa, até controla o grupo todos, que inclui diversos tipos de mercado e empresas bem grandes..

Ai desde 2002/2003 que tudo é no SAP, expedições, produções, armazenamentos, produções, pessoal, etc etc
E é um empresa em que o grupo está em todo pais, e mesmo alguns em espanha (empresas compradas lá)

Por isso sei que pode controlar um grupo assim enorme..

poder pode. Foi para isso que foi desenvolvido e é "só" para isso que serve... Agora a quantidade de modificaçoes que cada instalaçao tem....

COntrolar tudo controla, assim o saibam usar.

Por exemplo no tempo do Sousa Sintra e na sua fábrica de cervejas em Santarém, o SAP era uma ténue imagem do que podia fazer, comletamente sub aproveitado.

Já por exemplo usado eficazmente num sistema de extracção de minério dá pano pra a mangas.

É uma aplicação que se paga bem desde a sua implementação á sua actualização e manutenção.

pois, acredita que serve para gerir todo um grupo... eu costumo dizer que tenho dois chefes, o "Big Boss", e aquele que dá mais trabalho... o SAP...

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Por exemplo no tempo do Sousa Sintra e na sua fábrica de cervejas em Santarém, o SAP era uma ténue imagem do que podia fazer, comletamente sub aproveitado.
O problema tem a ver com os Consultores e as Empresas que representam que não sabem, nunca souberam e pelos vistos nunca irão saber gerir um projecto.

Depois é preciso conhecer as Empresas, coisa que infelizmente pouca gente sabe.

Conheço o caso Sousa Cintra, onde o homem foi roubado, violado e difamado pela Empresa que lhe colocou o SAP. E todos sabemos quem são.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Excalibur

O problema tem a ver com os Consultores e as Empresas que representam que não sabem, nunca souberam e pelos vistos nunca irão saber gerir um projecto.

Depois é preciso conhecer as Empresas, coisa que infelizmente pouca gente sabe.

Conheço o caso Sousa Cintra, onde o homem foi roubado, violado e difamado pela Empresa que lhe colocou o SAP. E todos sabemos quem são.

eu nao sei.

chiba-te aí....

:)

Bom, hoje sou eu o rei do desenterranço, a ponto de quase parece mais a (re)abertura de uma mina que uma simples escavação! [:D]

Queria perguntar a quem trabalhe com SAP se existe alguma abreviatura específica que se use habitualmente para uma Requisição de Compras. Em Português, por favor. :)

Obrigado a todos e, para os mais antigos, "matem saudades" dos elementos da velha guarda presentes nos posts anteriores! [:D] [;)]

O SAP faz tudo, desde facturação, controlo e gestão de stocks, RH, etc, etc, tudo na mesma base de dados de forma perfeitamente interada e em tempo real, mas é extremamente complexo e é necessário literalmente um curso para ser possivel dominar, o ponto positivo como disse antes é o facto trabalha em tempo real e obrigar quem trabalha com ele a ser organizado, não há lugar a actualizações de x em x tempo.
Por exemplo se alguem sai da empresa, ou um material entra em stock em qualquer parte do mundo num dos armazens dessa empresa a info fica de imediato disponivel para todos.
O SAP é um programa que é usado pelas maiores empresas e há uma grande pressão para que essas empresas usem esse programa, cada palavra passe para cada utilizador é bastante cara.
Há varias empresas que têm SAP mas devido à sua complexidade e/ou preço preferem ter um programa paralelo mais simples para os funcionarios trabalharem mais facilmente e depois há um genero de integração dos dados no SAP, mas isso tem um serio inconveniente existem grandes delays e erros, pois esses programas são mais permissivos, o que nos tempos que correm custam bastante dinheiro

Última edição:
O SAP faz tudo, desde facturação, controlo e gestão de stocks, RH, etc, etc, tudo na mesma base de dados de forma perfeitamente interada e em tempo real, mas é extremamente complexo e é necessário literalmente um curso para ser possivel dominar, o ponto positivo como disse antes é o facto trabalha em tempo real e obrigar quem trabalha com ele a ser organizado, não há lugar a actualizações de x em x tempo.
Por exemplo se alguem sai da empresa, ou um material entra em stock em qualquer parte do mundo num dos armazens dessa empresa a info fica de imediato disponivel para todos.
O SAP é um programa que é usado pelas maiores empresas e há uma grande pressão para que essas empresas usem esse programa, cada palavra passe para cada utilizador é bastante cara.
Há varias empresas que têm SAP mas devido à sua complexidade e/ou preço preferem ter um programa paralelo mais simples para os funcionarios trabalharem mais facilmente e depois há um genero de integração dos dados no SAP, mas isso tem um serio inconveniente existem grandes delays e erros, pois esses programas são mais permissivos, o que nos tempos que correm custam bastante dinheiro

Muito bem! apr:)

E agora respondendo à minha pergunta, sff [:D]:

Queria perguntar a quem trabalhe com SAP se existe alguma abreviatura específica que se use habitualmente para uma Requisição de Compras. Em Português, por favor.

Bom, hoje sou eu o rei do desenterranço, a ponto de quase parece mais a (re)abertura de uma mina que uma simples escavação! [:D]

Queria perguntar a quem trabalhe com SAP se existe alguma abreviatura específica que se use habitualmente para uma Requisição de Compras. Em Português, por favor. :)

Obrigado a todos e, para os mais antigos, "matem saudades" dos elementos da velha guarda presentes nos posts anteriores! [:D] [;)]
Também já tive essa dúvida... Acabei por não precisar...

Hummm, poderá servir. Ou a RCOM que entretanto acrescentei. A minha dúvida é se existe alguma sigla que seja usada como procedimento standard.

Voltar
Superior