Safe mode...

AVSF

New member
Ja nao comprava carro novo ha uns 5 anos...e o que comprei (que eu saiba) nao tem "safe mode" nem nada parecido...

Mas ao andar ca no forum li MONTES de gente a queixar-se que o carro entrou em safe mode, ou acendeu um alarme de manutenção qq, etc...
E o pessoal acha isto "normal"? Andam a instalar o windows nos carros?

Mas afinal em que condições é que isto costuma acontecer...e é assim tão frequente...ou estou a perceber mal qq coisa...?

Ja nao comprava carro novo ha uns 5 anos...e o que comprei (que eu saiba) nao tem "safe mode" nem nada parecido...

Mas ao andar ca no forum li MONTES de gente a queixar-se que o carro entrou em safe mode, ou acendeu um alarme de manutenção qq, etc...
E o pessoal acha isto "normal"? Andam a instalar o windows nos carros?

Mas afinal em que condições é que isto costuma acontecer...e é assim tão frequente...ou estou a perceber mal qq coisa...?
o safe mode é um modo de protecção do motor. Quando o computador de bordo detecta algum problema que considere grave, entra em modo segurança (não permitindo rotações levadas, etc.) para que não se causem problemas mais graves no motor. Julgo que quase todos os carros recentes têm isto, só que só aparece quando há problemas. O ideal é que não apareça!!!

Tentando complementar as idéias expressas pelo colega pcg2001 (tudo o que diz está certo), o "computador de bordo" mais não é do que a "centralina", ou "unidade de comando".
É neste microcomputador, chamemos-lhe assim (tem tudo para ser um pc, desde o processador, memórias, bus de dados, etc) que reside a gestão da electrónica do motor e, nos modelos mais recentes, a gestão dos airbags, ABS's, ESP's e por aí fora.
Será então "normal" que haja um Sistema Operativo residente, e que esse Sistema force o funcionamento em "safe mode", tal como os nossos pc's domésticos, quando se verifiquem condições anómalas de funcionamento de certos componentes.
Para teres uma ideia mais concreta:
O meu carro, que é do grupo VW, há tempos teve um problema de turbo, mais concretamente - a geometria variável presa. Isto implicava um débito máximo da pressão do turbo por períodos longos. A centralina detectava a sobrepressão do turbo e forçava o sistema a entrar em "safe", não permitindo cargas nem regimes elevados do motor.
Solução: Turbo reconstruído; Montante: mais de 800 aérios.[8b]
Mas claro, há outros motivos para entrar em "safe", por vezes basta um tubo de vácuo danificado, que se resolve com alguns cêntimos.

E a ideia de que muitos carros irão ter uma situação destas mais cedo ou mais tarde? É exagero...ou realidade da nova geração electrónica de motores?

Estou a ficar com a ideia de que muita coisa que antes nem se sabia que estava menos bem agora aparece no CB...

Voltar
Superior