Oxalá não te venha a fazer falta. [

]
De minha parte espero que não ... mas depois penso no numero de carros que tive e apenas 2 tinham estes sistemas um Alfa 145 full 1.4 boxer e o actual punto .
No Alfa tambem desliguei o airbag e safei-me num acidente devido a isso .
Penso tambem no numero de veiculos que circulam no dia a dia sem qualquer sistema deste tipo .
Penso tambem na minha carteira .. não sou milionário .
Penso tambem que este tipo de dispositivos deviam ser muito mais estudados de modo a reduzir custos e em ultimo caso devia ser dado a escolher a quem comprasse se os queria integrar ou não no seu veiculo futuro .
O caso do Alfa só não morri porque não usava o cinto e tinha os airbags desligados ..numa curva a 120/130 km/h e fazia-a quase sempre a mais de 140km/h aliás quem construiu aquela estrada fui eu conhecia-a bem ... o carro resvalou na berma em gravilha ... eu tentei controlá-lo embati num fosso de escoamento de águas daqueles que têm rampas em V logo no impacto fui cuspido e fiquei logo ali o carro passou o fosso embateu numa arvore de grande porte descascando-a e regressou á estrada sozinho acelerado a fundo e a rodopiar sobre ele próprio ...
Perdi a visão por momentos e apenas ouvi um estrondo seguido de raspar de chapa novamente estrondo outro raspar de chapa novo estrondo ... seguido de ruido do motor a fundo com algumas falhas .
Passaram poucos segundos até que recuperei a visão tentei levantar-me e vi o carro a cerca de 200 m da minha posição .
Como ainda funcionava corri meio coxo até ele para desligar a ignição .. o qual fiz e observei o cenário ... o meu carro estava completamente destruido , o interior os plásticos ou tinham fracturas ou riscos de contacto com outros materiais ... no exterior posso dizer que não se encontrou painel algum que não estivessse ou amolgado ou aberto ou mesmo raspado só no tejadilho alem das mossas um pilar tinha sido esmagado para metade do tamanho era o pilar do meu lado .
O carro aterrou na minha mão ou seja estava no sentido em que ia .. de frente vinha um destribuidor de gás .. o tipo assistiu a tudo ficou incrédulo ainda dentro da carrinha a olhar para aquele espéctaculo .
O tipo disse que viu uma coisa a voar e a girar e só via era peças a saltar do carro que ele ainda chamava coisa ... lol
Disse tambem que uma cena daquelas nem hollywood conseguia fazer .
Bem e foi assim estiveram lá os peritos e todas as autoridades e concluiu-se que fui cuspido pelo tecto de abrir .
Apenas sofri um arranhão e umas nódoas negras .
Pelo estado em que o carro ficou concluiram que nada me poderia ter salvo caso eu estivesse com cinto ou outro dispositivo .. pois o interior estava pejado projecteis metálicos e plásticos que provocariam agressões .
Ainda hoje quando ando sozinho ando sem cinto .. nunca gostei e depois do sucedido menos ainda .