Roncar do Escape!

pacheco784

New member
Boa tenho um amigo que tem um Peugeot 205 GR e passou numa loja de escapes e o mecanico tirou-lhe da linda de escape uma panela(ou silenciador?) o resultado foi que com 15€ o carro ficou com um roncar mesmo lindo tipo VTEC, mas so quando se vai a puchar por ele de resto o carro tem um trabalhar normal, queria fazer isto ao Ibiza 1.3GLX mas tenho algumas duvidas.

1- Passa na inspecção assim?
2- Afectara o Catalizador?
3- Aumenta o consumo ou tras problemas para o motor?

No meu Mégane 1.9dci partiu-se o silenciador, também conhecida por "panela do meio" e mandei colocar o tubo em vez da panela, nota-se um bocado o ronco, mas são carros diferentes, também queria saber se terei problemas na inspecção.

Cumps

Inspecção sem silenciador = chumbo directo
Se o silenciador está lá é porque alguma coisa ele faz...que é exactamente abafar o barulho dos gases quando saem da combustão a alta velocidade, é essa alta velocidade,com que saem aliada á temperatura elevada que ao sair da linha de escape em contacto com o ar provovam o barulho(esse tal roncar)...o silenciador não é mais que um sistema que abranda essa velocidade e reduz a temperatura dos gases queimados, para tornar o veiculo mais silencioso e agradável.
O sistema de escape tem de estar completo, tal como vem de fábrica, qualquer alteração efectuada, é anotada logo como deficiencia grave e dá logo direito a chumbo.

Última edição:
Em circunstâncias normais, essa alteração dá reprovação na inspecção. No entanto andam muitos assim e passam sempre na inspecção, mas isso, já se sabe como é.

É assim, numa linha de escape podemos ter 3 elementos (dependendo do veículo e ano):

-panela anti-ressonância;
-catalisador;
-silenciador.

Nos automóveis actuais, a panela-antiressonância já não é tanto vulgar. Pelo menos os Clio II e Corsas C não a têm.
O que o teu amigo fez foi de certeza retirar esta panela e de certeza que o carro do teu amigo tem carburador.
Nos carros a carburador quando se tira esta panela, normalmente em altas fica um tenor, não chegado a ter um som ridiculo como às vezes se vê alguns tunning.
Normalmente fica com um som rasgado quando se puxa por ele e com um som imponente em baixas, principalmente para quem biaja a bordo e não para os de fora.
esta panela serve precisamente para evitar a ressonância da linha de escape que se faz notar dentro do habitáculo.
No meu caso, vou fazer precisamente isto, mas vou fazê-lo de outra forma.
Em vez de tirar a panela fora e colocar um tubo directo, tiro a panela, coloco o tubo dentro da panela e volto a pôr tudo como estava e ninguém nota nada.
Pode-se fazer isto em carros mais modernos também, o problema é que se na IPO o inpsctor puxa pelo carro e ouve o barulho vai achar estranho. Num carro antigo deixa passar porque normalmente eles fazem sempre mais barulho.

No caso do catalisador, também há gente a fazer o mesmo que disse em cima.

No caso do silenciador, aí convém não mexer.
O som fica muito tunning, muito barulhento e normalmente ridículo. Não fica com um som "limpo".

PS - as manobras com o catalisador e com o silenciador dão mais nas vistas, pelo que o melhor sempre foi brincar com a panela anti-ressonância só que nem todos a têm.
Logo por "azar" eu tenho 2.

Última edição:
Este tipo de modificações até tem alguma piada, enquanto um gajo não tem 20 anos, e acredita por ingenuidade que está de facto a melhorar alguma coisa (também as fiz a alguns dos carros que tive). Com o passar do tempo, e mais maturidade em cima, chegamos à conclusão, que o incómodo causado pelo ruído no interior do habitáculo, o ascréscimo de poluição, e os Euros gastos nas tranformações, teriam sido melhor investidos, nem que fosse nuns jantares com a tal vizinha do 3º andar do prédio em frente [;)]

Falei melhor com ele e o que ele me disse foi que o gajo tirou metade da panela no interior ou algo assim mas nao tirou a panela toda, agora tenho k ver se ele passa na IPO se passar faço o mesmo senao deixo andar. mas realmente tem um roncar lindo, nao é aquele roncar tuning, é mais uma coisa tipo "Velocidade Furiosa" aquele roncar de potencia e nao de escape, na verdade é o contrario ele ronca pelo escape, mas parece que é pelo motor.

Mad é um motor de 1.1cc com 50cv...lamento mas não há carburador que sirva de desculpa para por este carro a fazer poluição sonora.[:p]

Dizem que não há roncar como o V12 de um Ferrari...

Mas francamente, não será ridiculo ter um 205 a acordar td gente na rua?!

Para mim é a diferença entre ter um super-desportivo e um super-xuning.

"wanna be...rullez"!

O meu 214SEi ainda tem a panela final de origem (tal como toda a linha de escape), como devem imaginar, num carro com 14 anos, já não faz lá nada, o miolo já desapareceu há uns anos estando só a panela a fazer fogo de vista, sem qualquer revestimento interior.

O carro faz um barulho grave ao ralenti e ao passar das 3000rpm emite um som metálico bastante estridente. [:cool:]

É um tipo de som agradável, que no interior pouco se nota, apenas o suficiente, deixando portanto andar assim. Vai todos os anos à IPO e nunca fazem qualquer reparo. [;)]

Mad é um motor de 1.1cc com 50cv...lamento mas não há carburador que sirva de desculpa para por este carro a fazer poluição sonora.[:p]

O meu é um 1200 de 60cv e ronca muitissimo bem, isto para u mcarro de origem.
No caso do 205, ele até pode ser um pastelão que, com as devidas mods, fica a ter um som bem jeitoso.[;)]

Dizem que não há roncar como o V12 de um Ferrari...

Mas francamente, não será ridiculo ter um 205 a acordar td gente na rua?!

Para mim é a diferença entre ter um super-desportivo e um super-xuning.

"wanna be...rullez"!

Em certas coisas da vida se encontram alegria.
Como poucos de nós podem-se dar ao luxo de ter um Ferrari, há que procurar outras formas de ter um carro mais cativante.
Esta modificação não implica que o carro vá fazer muito barulho, pelo menos para as outras pessoas.
Se a alteração for a que falei, portanto, na panela anti-ressonância, o que se vai ouvir é dentro do habitáculo. Fora dele ouve-se apenas ligeiramente mais.
Se tivesses lido o que tinha escrito tinhas percebido que não é uma alteração dessas do tuning.

Este tipo de modificações até tem alguma piada, enquanto um gajo não tem 20 anos, e acredita por ingenuidade que está de facto a melhorar alguma coisa (também as fiz a alguns dos carros que tive). Com o passar do tempo, e mais maturidade em cima, chegamos à conclusão, que o incómodo causado pelo ruído no interior do habitáculo, o ascréscimo de poluição, e os Euros gastos nas tranformações, teriam sido melhor investidos, nem que fosse nuns jantares com a tal vizinha do 3º andar do prédio em frente [;)]

Candidata-te a presidente que eu voto em ti...![:D][:D] Não, agora a sério, acho que tens toda a razão... eu também aderi à onda do "tunning" quando ainda quase nem se falava nisso - no meu R19 comercial com jantes especiais e airelons por tudo quanto era sítio...:sh) hoje em dia as preocupações são outras: um carro seguro, espaçoso, económico e tal... mas enfim, não condeno ninguém pelo tunning porque acho que é uma fase pela qual todos passam (ou não...[:D])

Passar no IPO nao passa decerteza[:D] aumentar o consumo tb aumenta como e obvio mas linha directa faz um barulhinho[:p] tive um renault clio 1.2 de 2001 com linha directa e aquilo fazia um barulho tipo rallye metalico lindo mesmo u pior e os senhores agentes[8b]

Voltar
Superior