«rodagens»duvidas e conselhos..

gtoRUNNER

New member
Boa Noite Forumeiros[;)]...tenho algumas duvidas que gostaria de ver desfeitas e acho que alguns de voces me podem ajudar.[;)]
Acabei de comprar um carro novo[:cool:](chegam as matriculas amanha) e gostava de saber o seguinte:confused::

1º- qual o tempo(em km) que voces consideram ser feita a «rodagem» de um carro....
2º- se compensa usar gasoleos especiais(ultimate's, Gforce's etc etc) durante o tempo de rodagem bem como na restante vida do veiculo.
3º- se passar das 2500 rpm's pa lhe dar um esticãozinho durante a rodagem, irá deixar o carro mais solto na restante vida dele certo?se nao o fizer ele ficará um pouco mais preso certo....
4º- se vale a pena usar travoes de qualidade comprovada(brembo, ferodo etc etc) e discos ranhurados, num carro que anda 80% em cidade, 15% em estradas nacionais e 5% em AE...

gostava que me desfizessem estas duvidas principalmente as 3 primeiras. tenho lido neste e outros foruns que a rodagem determina muito do comportamento do carro na restante vida e, carros que usam gasoleos especiais, os motores ficam com mais saude, acusam mais cavalos, andam mais e bebem menos...será??????
cumps

epa estes gajos tiram-me do sério!!!
se vosses não tem nada a acrescentar ao tópico IGNOREM-NO!!!!
que mania de vir para aqui mandar bocas! já não há quem aguente! só tenho pena que a moderação não actue nestes casos!

Bem agora voltando ao tópico, essas histórias que se contam que tens que dar um esticãozinho é tudo treta...convém fazer uma condução sempre nas calmas no minimo durante os primeiros 5000km porque as peças do motor ainda se estão a acamar por isso esses tais esticõezinhos podem muito bem arruinar uma boa rodagem...gasoleos especiais, vai muito da tua preferencia, eu não uso, simplesmente porque não me compensa...não sei se o meu carro é especial ou não mas faz as mesmas médias com gforce diesel ou com gasoleo intermarché...agora se vai interferir com a vida util do motor já não te sei responder...

Pegas no manual do Megane, e vais até à parte da rodagem e lês o que tá lá escrito[:cool:]

Já Não se pode Colocar duvidas é?[8b] só pedi a vossa opiniao[8b] claro que quando ele chegar vou ao manual ver umas coisas, mas nao custa nada fazer umas perguntas por aqui..afinal estamos aqui pa aprender certo?só gostava de saber umas coisas...realmente aqui ha de tudo...alguns users ja disseram que os carros têm um comportamento diferente dos carros quando usam esses gasoleos.....ate que o motor nao faz tanto ruido....e ha pessoas que me dizem que isso é só uma forma de lixar €€€€ ao cliente......por exemplo...o meu tio é mecanico e electricista...ele a semana anda se smart e poe gasoleo«comum» mas ao fim de semana quando pega numa mercedes classe c poe gasoleo do «especial» porque diz que aquela carrinha merece um gasoleo mais limpo...que é melhor etc etc..mais limpo....só nao poe o «especial» durante a semana no smart porque tambem ficava caro....fica a duvida....ha pessoas que dizem que nao compensa, ha outras que dizem que compensa e muito....
cumps

Última edição:
tu tem cuidado, eu já levei reputações negativas por dizer exactamente isso a outros users [:D]
mas a minha opinião é a mesma [;)]

Disse a minha opinião. Neste aspecto das rodagens, acho que se deve ler o manual, dado que a rodagem do Megane cá de casa, pode ser completamente diferente da de um 308, ou Golf.

A grande verdade, é que há muita gente que não lê o manual do carro, quando é das coisas que se deve ler logo ao 1º dia.

epa estes gajos tiram-me do sério!!!
se vosses não tem nada a acrescentar ao tópico IGNOREM-NO!!!!
que mania de vir para aqui mandar bocas! já não há quem aguente! só tenho pena que a moderação não actue nestes casos!

Bem agora voltando ao tópico, essas histórias que se contam que tens que dar um esticãozinho é tudo treta...convém fazer uma condução sempre nas calmas no minimo durante os primeiros 5000km porque as peças do motor ainda se estão a acamar por isso esses tais esticõezinhos podem muito bem arruinar uma boa rodagem...gasoleos especiais, vai muito da tua preferencia, eu não uso, simplesmente porque não me compensa...não sei se o meu carro é especial ou não mas faz as mesmas médias com gforce diesel ou com gasoleo intermarché...agora se vai interferir com a vida util do motor já não te sei responder...

Vês, aquilo que tu dizes, não é o mesmo que a marca diz para um Dci de 105cv. Agora eu pergunto, se devo acreditar em ti, ou em quem construiu o motor?

Boa Noite Forumeiros[;)]...tenho algumas duvidas que gostaria de ver desfeitas e acho que alguns de voces me podem ajudar.[;)]
Acabei de comprar um carro novo[:cool:](chegam as matriculas amanha) e gostava de saber o seguinte:confused::

1º- qual o tempo(em km) que voces consideram ser feita a «rodagem» de um carro....
2º- se compensa usar gasoleos especiais(ultimate's, Gforce's etc etc) durante o tempo de rodagem bem como na restante vida do veiculo.
3º- se passar das 2500 rpm's pa lhe dar um esticãozinho durante a rodagem, irá deixar o carro mais solto na restante vida dele certo?se nao o fizer ele ficará um pouco mais preso certo....
4º- se vale a pena usar travoes de qualidade comprovada(brembo, ferodo etc etc) e discos ranhurados, num carro que anda 80% em cidade, 15% em estradas nacionais e 5% em AE...

gostava que me desfizessem estas duvidas principalmente as 3 primeiras. tenho lido neste e outros foruns que a rodagem determina muito do comportamento do carro na restante vida e, carros que usam gasoleos especiais, os motores ficam com mais saude, acusam mais cavalos, andam mais e bebem menos...será??????
cumps

Discos Ranhurados?! ...mas compraste algm Gran Turismo?? ...sou da opinião que os fabricantes tem em conta o necessário para a segurança do veiculo.

Mas claro...se costumas fazer corridas tipo Dragster...tb dá jeito ter um paraquedas para além dos discos! [:p]

cumps

A rodagem noemalmente é para ser feita entre os 2500 e 3000 Km.
Na minha opinião o gasóleo a usar é o normal, caso contrario, constaria nas especificidades e tenho um carro com 600 000 Km, a gastar dele.
Quanto ás rotações, deves andar na ordem das 2000 indo no máximo ás 3000, sendo que ás 2500 na normalidade dos carro, podes perfeitamente meter uma mais alta. Quanto ao ultrapassar das 3000, esporádicamente não fará mal, desde que subas a rotação de forma suave e gradual.
O teu carro já trará travões de qualidade, que passaram nos testes de segurança, na minha opinião não deverias trocar, mas sim manter na altura devida.

Eu também considero a rodagem um momento fulcral, no que diz respeito a durabilidade e fiabilidade de um veiculo automóvel, não me parece que influêncie em mais ou menos cavalos, apenas influencia na forma como os componentes do motor se vão moldando uns aos outros com os primeiros quilometros de usos, como por ex. os segumentos dos pistons, se ficarem bem acamados evita que o veículo possa começar a gastar óleo e a perder compressão no motor, dai falar-se que um tem mais e outros menos cavalos devido ás rodagens.

De uma forma geral, podes ter alguns cuidados recomendados.

Nos primeiros 1000Kms, tenta não passar das 2500/3000RPM, com acelerações mais prolongadas (menos bruscas).
A partir dos 1000Kms até aos 3000 (+/-), podes puxar mais um bocado (evitando passar das 3500RPM), e a partir daí creio que os cuidados básicos são suficientes.

Cuidados básicos esses que são (se for carro com turbo):
- Deixar trabalhar 1 minuto pelo menos a frio (se estiver mesmo frio, deixa-lo trabalhar mais um bocado)
- Deixar trabalhar 30 segundos a 2 minutos antes de desligar o carro (conforme a distância da “viagem”)
- Quando estiver frio não fazer acelerações bruscas e evitar passagens de caixa após as 2500RPM (preferencialmente fazer as passagens a volta das 2000RPM se possível)

Tenho um Auris, tive estes cuidados, e o carro nos primeiros 15 mil kms gastou 1 litro de óleo (a quente puxo por ele as vezes, mas nunca a dar o litro, longe disso), agora, com 26 mil, ainda não gastou nada.

Chamem-me o que quiserem, mas eu acredito que a longo prazo os comportamentos iniciais reflectem-se. É como o colesterol, enquanto um gajo é novo pode ter um pouco, mas à medida que a idade aumenta, a facilidade com que se ganha é maior. Nos cuidados com os carros (na rodagem e após), acho que a analogia é igual. Eu posso ter o carro A, o meu vizinho também, eu tenho estes cuidados (e outros), ele não. Duvido que até aos 50 mil kms haja diferenças, mas secalhar o desgaste de ambos aos 150 mil será diferente!

A rodagem noemalmente é para ser feita entre os 2500 e 3000 Km.
Na minha opinião o gasóleo a usar é o normal, caso contrario, constaria nas especificidades e tenho um carro com 600 000 Km, a gastar dele.
Quanto ás rotações, deves andar na ordem das 2000 indo no máximo ás 3000, sendo que ás 2500 na normalidade dos carro, podes perfeitamente meter uma mais alta. Quanto ao ultrapassar das 3000, esporádicamente não fará mal, desde que subas a rotação de forma suave e gradual.
O teu carro já trará travões de qualidade, que passaram nos testes de segurança, na minha opinião não deverias trocar, mas sim manter na altura devida.

Eu também considero a rodagem um momento fulcral, no que diz respeito a durabilidade e fiabilidade de um veiculo automóvel, não me parece que influêncie em mais ou menos cavalos, apenas influencia na forma como os componentes do motor se vão moldando uns aos outros com os primeiros quilometros de usos, como por ex. os segumentos dos pistons, se ficarem bem acamados evita que o veículo possa começar a gastar óleo e a perder compressão no motor, dai falar-se que um tem mais e outros menos cavalos devido ás rodagens.
pois, mas um motor que respire saúde, tem sempre + 1 ou 2 cv do que de origem[;)]

Voltar
Superior