Roadtrip: Marrocos!

Speaker

Well-known member
Estou a planear uma roadtrip por terras Marroquinas.
Será para meados de 15/20 de Julho irá levar 2/3 semanas nas calminhas, poderei ir eu e a minha esposa, ou talvez nós dois e os meus tios!
Espero fazer cerca de 4500 km. 700 para cada lado são só Portugal e Espanha, os restantes serão por terras Marroquinas.
Ainda ando a planear o itinerário, mas já está a ganhar forma. Tenho já umas valentes horas de pesquisa, e yupie! Viva à internet e partilha de experiências e informações!!!

Itinerário por Marrocos:
Ceuta
Chefchaouen
Méknes
Fez
Ifrane
Azrou
Merzouga
Ouarzazate
Marrakesh
Sidni Ifni
Agadir
Essaouira
Rabat
Tanger

O itinerário ainda irá sofrer alterações, e irei actualizando isso aqui.
O carro será o meu velhinho 406 de 2002 Hdi a diesel com 200k. Está impecável e desde 2009 que o tenho, nunca teve uma avaria, apenas a regular manutenção. Os pneus da frente estão já quase no limite, estou a ponderar trocá-los pelos de trás e colocar uns novos atrás, mas por outro lado, não estou com vontade de trocar e ir já gastar uma boa parte do piso dos novos no alcatrão quente de Marrocos, até porque não espero apanhar chuvas e mesmo que apanhe, será uma condução a velocidades muito moderadas...
Opiniões sobre esta minha ideia? Vou também levar óleo a mais, embora o carro não gaste quase nada. Algumas sugestões de outras precauções e preparação extra?

Outras sugestões de locais a não perder e etc. são também bem vindas.

Vou tentar vir actualizar o tópico conforme vou planeando, e comprometo-me a postar a respectiva reportagem fotográfica depois da viagem.

Será para meados de 15/20 de Julho irá levar 2/3 semanas nas calminhas, poderei ir eu e a minha esposa, ou talvez nós dois e os meus tios!
Espero fazer cerca de 4500 km. 700 para cada lado são só Portugal e Espanha, os restantes serão por terras Marroquinas.
Ainda ando a planear o itinerário, mas já está a ganhar forma. Tenho já umas valentes horas de pesquisa, e yupie! Viva à internet e partilha de experiências e informações!!!

Itinerário por Marrocos:
Ceuta
Chefchaouen
Méknes
Fez
Ifrane
Azrou
Merzouga
Ouarzazate
Marrakesh
Sidni Ifni
Agadir
Essaouira
Rabat
Tanger

O carro será o meu velhinho 406 de 2002 Hdi a diesel com 200k. Está impecável e desde 2009 que o tenho, nunca teve uma avaria, apenas a regular manutenção. Os pneus da frente estão já quase no limite, estou a ponderar trocá-los pelos de trás e colocar uns novos atrás, mas por outro lado, não estou com vontade de trocar e ir já gastar uma boa parte do piso dos novos no alcatrão quente de Marrocos, até porque não espero apanhar chuvas e mesmo que apanhe, será uma condução a velocidades muito moderadas...
Opiniões sobre esta minha ideia? Vou também levar óleo a mais, embora o carro não gaste quase nada. Algumas sugestões de outras precauções e preparação extra?

Vou tentar vir actualizar o tópico conforme vou planeando, e comprometo-me a postar a respectiva reportagem fotográfica depois da viagem.

Ir fazer 4500 km e estar com dúvidas se troca pneus que estão no limite...

Troca esses pneus mas mete os novos à frente. Que é onde eles são mais precisos.

Nunca visitei Marrocos mas não deixaria de ir a Ait Ben Haddou e às Gorges du Todra.

Talvez até não seja um desvio muito grande, já que vais estar passar em Ouarzazate.

Itinerário por Marrocos:
Ceuta
Chefchaouen
Méknes
Fez
Ifrane
Azrou
Merzouga
Ouarzazate
Marrakesh
Sidni Ifni
Agadir
Essaouira
Rabat
Tanger

Cortinas para o carro, revisão ao AC, levar liquido de refrigeração, limpeza do radiador.

Ir fazer 4500 km e estar com dúvidas se troca pneus que estão no limite...

Troca esses pneus mas mete os novos à frente. Que é onde eles são mais precisos.

Obrigado pela sugestão, mas a serem trocados - o que deverão ser - os novos vão mesmo para trás, como sempre têm ido!

Nunca visitei Marrocos mas não deixaria de ir a Ait Ben Haddou e às Gorges du Todra.

Talvez até não seja um desvio muito grande, já que vais estar passar em Ouarzazate.

Vai também a El Jadida, a nossa ex-Mazagão.

Não é nada desvio, vou a Ouarzazate mesmo pelas Gorges du todra, Ait Ben Hadddou e Gorges du Daddes. Só que ainda não cheguei a essa parte do itinerário embora tenha os nomes assentes.

Cortinas para o carro, revisão ao AC, levar liquido de refrigeração, limpeza do radiador.

Cortinas tenho.
Revisão ao AC? Como assim? Mudar o gaz? tem estado impecável...
Liquido de refrigeração, vai, assim como óleo. Mas o que queres dizer com limpeza do radiador? Soprá-lo e Lavá-lo? Ou mudar o liquido (que até está bem em dia) e lavá-lo pelo interior?

pelos vistos o teu carro está todo impecável! [:)]

já agora, tens sorte em fazer essa roadtrip. hoje ofereceram-me uma casa ali para os lados de góis na primeira semana de agosto, só pagava o gás até lá. aceitei e quando fui contar à minha mulher quase que levava! "tem rio e não gosto de rio! está tudo queimado! vou apanhar um calor enorme! eu trabalho! não estou a pensar tirar férias a essa hora! sei lá como é a casa! gosto do gerês, mas nem ia para lá passar uma semana, quanto mais para um sítio desses! não tem piscina! prefiro o conforto da minha casa que sei o que tem aqui! etc, etc e tal!" lá vou eu ter que dizer que não... [s)]

ou seja, acho que vou passar os meses de férias a ver o portugal em festa ou em direto ou lá o que é sentado no sofá com um cocktail numa mão e noutra um punhado de cajús (modo irónico). [8b] [8b] [8b]

Ir na aventura para Marrocos com a mulher e a família atrás, talvez não seja uma grande ideia, isso é uma viagem para homens, não é a mesma coisa que ir até ao sul de Espanha, se alguma coisa correr mal, só tens deserto e camelos.

A minha esposa quer é viajar caditonuno, seja para onde for, basta eu falar em sair de casa, e lá vem ela... [:D]

Também tenho a noção disso PEDROM, mas a esse respeito a minha esposa "é um homem".
Alguma coisa a correr mal como dizes, prefiro muito mais estar com ela do que com certos homens. Já lá foste?

Levar vários jerricans com gasoleo

3 ou 4 jantes extra com pneus na mala do carro (é melhor 4 jantes podem roubar as do carro durante a noite)

kits anti-furos para quando se acabarem os pneus extra

garrafões de água potável

caixa de ferramentas de 216 peças do lidl

latinhas de ração de combate

tirar um curso de artes marciais antes de ir para estar prevenido caso ocorram cenas de pancadaria

kit primeiros socorros

extintores (para apagar fogos e para criar uma nuvem de fumo em eventuais cenas de pancadaria podendo arrear neles com mais facilidade)

colocar redes metálicas rígidas nos vidros e faróis para proteger de pedradas e coices dos camelos

pendurar pneus usados à volta do carro (como se faz nos barcos) por causa dos encostos e tentativas de albalroamento

desmontar os forros das portas e meter no seu interior tampas de panelas/tachos para ficar com uma espécie de blindagem

fazer uma repro do açu para em eventuais cenas de perseguição carregar no acelerador a fundo e deixar uma enorme nuvem de fumo preto desorientando e intoxicando os bandidos que vierem atrás a cavalgar nos camelos

levar pá, paus, tábuas, etc para desenterrar o carro quando ficar preso na areia ou ficar tapado por uma tempestade de areia

fósforos, lenha, erva verde e uma manta para fazer sinais de fumo

cordas grossas para amarrar a um tractor agrícola caso fique preso na areia

levar lâmpadas suplentes, lanterna, bomba de pé para encher pneus, uma bateria de carro nova, correia nova dos acessórios (alternador, etc), óleo do motor, liquido refrigeração, filtro óleo novo extra, filtro ar novo extra, mapas em papel, GPS, carregador de isqueiro para telemóvel GPS etc, verificar se o seguro funciona lá.

há mais coisas importantes mas não me lembro agora. acho que não vai caber tudo no carro, o melhor será ir num furgão dos grandes

A minha esposa quer é viajar caditonuno, seja para onde for, basta eu falar em sair de casa, e lá vem ela... [:D]

Também tenho a noção disso PEDROM, mas a esse respeito a minha esposa "é um homem".
Alguma coisa a correr mal como dizes, prefiro muito mais estar com ela do que com certos homens. Já lá foste?
A tua mulher pode ser uma mulher de armas, mas se fores com os teus tios, será que também o são?
Nunca fui a Marrocos, mas penso que andar por lá seja pacifico, o que me punha mais apreensivo são as naturais diferenças no apoio e assistência comparadas com que estamos habituados na Europa.

A tua mulher pode ser uma mulher de armas, mas se fores com os teus tios, será que também o são?
Nunca fui a Marrocos, mas penso que andar por lá seja pacifico, o que me punha mais apreensivo são as naturais diferenças no apoio e assistência comparadas com que estamos habituados na Europa.
Não é bem uma mulher de armas, apenas é bem tranquila, e não entra em pânico com quase nada.

Já os meus tios, bem, esses então, têm dezenas de roadtrips pela Europa, campismo selvagem e afins é mata para eles e o meu tio é um PSP na pré reforma com menos de 60 anos, super bem conservado, em boa forma e com um espirito bem mais jovem que o meu com 30 anos. Se eles forem, será exelente.

Obrigado pela sugestão, mas a serem trocados - o que deverão ser - os novos vão mesmo para trás, como sempre têm ido!

Não é nada desvio, vou a Ouarzazate mesmo pelas Gorges du todra, Ait Ben Hadddou e Gorges du Daddes. Só que ainda não cheguei a essa parte do itinerário embora tenha os nomes assentes.

Cortinas tenho.
Revisão ao AC? Como assim? Mudar o gaz? tem estado impecável...
Liquido de refrigeração, vai, assim como óleo. Mas o que queres dizer com limpeza do radiador? Soprá-lo e Lavá-lo? Ou mudar o liquido (que até está bem em dia) e lavá-lo pelo interior?
Mudar o filtro do habitáculo, desinfectar as condutas.

Quando ao radiador, evaporador e intercooler se houver, lava los por fora.

Marrocos é pacifico. Só na iria nessa altura devido às temperaturas.

Sim, também fico de pé atrás com isso, mas devido à ocupação da minha esposa, se não for no Verão, nunca iremos!

Mudar o filtro do habitáculo, desinfectar as condutas.

Quando ao radiador, evaporador e intercooler se houver, lava los por fora.

Muito obrigado pela ajuda, lavarei tudo mas não vou tocar no AC, porque fiz esses dois passos que me dizes há bem pouco tempo.

E já me decidi a trocar mesmo os pneus, tou com medo dos furos!

Actualização de itinerário:

Ceuta
Chefchaouen:
2 noites, a da chegada e a seguinte para viajar no dia seguinte talvez à tarde
Méknes:
1 noite, a da chegada
Fez:
1 noite, a da chegada e sair no dia seguinte de manhã
​
​
Ifrane
Azrou
Arfoud
Hassilabied

Merzouga: 2 noites, uma no hotel, outra no deserto em tenda Berbere!
Ksar Lbour
Gorges du todgha
Gorges du Dades
Skoura
Ouarzazate: 1/2 noites
Fint.
Hai ben hadou
Marrakesh: 2/3 noites
Agadir
Oualidia
Essaouira
Rabat
El Jadida/Mazagan
Tanger

Os locais onde estão indicadas "noites" são os que terão visitas mais demoradas, e onde iremos pernoitar. Todos os outros serão passagens com paragens no caminho de algumas horas ou até menos de uma hora.
Para já tenho o itinerário já bem definido até Marraquexe, depois disso ainda está em estudo!

Viva!
Já fiz essa viagem e correu tudo bem.
Há algumas particularidades que é preciso ter em conta. A mais importante é parar junto dos sinais que antecedem as patrulhas da gendarmerie royale.
https://www.google.pt/search?q=sina...UICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=487LPt6inHNrIM:

É obrigatório parar, mesmo que a polícia não te faça sinal de paragem! Paras, o guarda olha para ti e manda-te avançar. Se não parares, és multado.

Os traços contínuos não são respeitados nem respeitáveis: quase não há traços descontínuos. Serve-te à vontade, como os outros, mas tem cuidado nas ultrapassagens.

As auto-estradas são boas (tipo europeu, embora possas encontrar pessoas a tentar vender batatas na berma) e baratas. Aconselho.

Não há problemas com assaltos nem a road-rage é frequente.

Nas cidades o trânsito é caótico, totalmente desorganizado. É importante manteres-te alerta: reflexos rápidos são muito importantes porque os marroquinos também os têm; ignoram as regras, mas safam-se sem bater graças às boas skills de condução.

O piso das estradas principais é bom. Nas mais secundárias é regular, sem crise.

Estacionamento: sem problemas. Há quase sempre um arrumador a quem deves dar uma pequena gratificação no fim do período de estacionamento.

Ao chegares no ferry, não deves dar dinheiro nenhum aos supostos funcionários do porto antes de teres o check-in terminado. Dizes que só no fim; caso contrário, depois do dinheirinho na mão, bem podes esperar pelos papéis...

Cuidado com a velocidade porque há cada vez mais radares.

Mantém o low-profil, diverte-te e não te preocupes. Marrocos está muito habituado a receber turistas europeus que levam os seus próprios carros.

Boa viagem

Última edição:
Viva!
Já fiz essa viagem e correu tudo bem.
Há algumas particularidades que é preciso ter em conta. A mais importante é parar junto dos sinais que antecedem as patrulhas da gendarmerie royale.
https://www.google.pt/search?q=sina...UICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=487LPt6inHNrIM:

É obrigatório parar, mesmo que a polícia não te faça sinal de paragem! Paras, o guarda olha para ti e manda-te avançar. Se não parares, és multado.

Os traços contínuos não são respeitados nem respeitáveis: quase não há traços descontínuos. Serve-te à vontade, como os outros, mas tem cuidado nas ultrapassagens.

As auto-estradas são boas (tipo europeu, embora possas encontrar pessoas a tentar vender batatas na berma) e baratas. Aconselho.

Não há problemas com assaltos nem a road-rage é frequente.

Nas cidades o trânsito é caótico, totalmente desorganizado. É importante manteres-te alerta: reflexos rápidos são muito importantes porque os marroquinos também os têm; ignoram as regras, mas safam-se sem bater graças às boas skills de condução.

O piso das estradas principais é bom. Nas mais secundárias é regular, sem crise.

Estacionamento: sem problemas. Há quase sempre um arrumador a quem deves dar uma pequena gratificação no fim do período de estacionamento.

Ao chegares no ferry, não deves dar dinheiro nenhum aos supostos funcionários do porto antes de teres o check-in terminado. Dizes que só no fim; caso contrário, depois do dinheirinho na mão, bem podes esperar pelos papéis...

Cuidado com a velocidade porque há cada vez mais radares.

Mantém o low-profil, diverte-te e não te preocupes. Marrocos está muito habituado a receber turistas europeus que levam os seus próprios carros.

Boa viagem

Obrigado pelo exelente post.

Quanto ao estacionamento nocturno como fazias? No geral, é tranquilo deixar o carro nesses parques "vigiados" que falas? Ou é aconselhável procurar sempre hospedagem com estacionamento vigiado?

E a respeito do ferry: é possivél negociar? Porque é bem caro... Já vi relatos de horas mais económicas, bem como Algeciras ser mais barato que tarifa! :confused:

Cuidado que os seguros não costumam abranger Marrocos. O MA está cortado na carta verde.
A polícia sabe disso e bate-se ao pagamento para fechar os olhos.

Voltar
Superior