Revista aos carros

T

Titanio

Guest
Hoje durante o almoço surgiu uma dúvida que também me assola há muito tempo.

É relativamente comum assistir-se à revista, por vezes minuciosa, das viaturas que são mandadas parar pelos agentes da autoridade.

Tratando-se de uma propriedade privada, não sei até que ponto é legal esse procedimento sem um mandato emanado por um Juíz ou perante uma forte suspeita bem fundamentada (mesmo assim com obrigatoriedade de um mandato), tal como acontece com a revista a uma residência (aqui sempre perante o tal "mandato", sob pena de ser uma revista inválida e abusiva).

Não que tenha algo a esconder no meu carro ou que tenha sido eu o "feliz contemplado" numa destas revistas, mas parece-me desde já um abuso da autoridade.

Gostaria de conhecer a vossa opinião.

Hoje durante o almoço surgiu uma dúvida que também me assola há muito tempo.

É relativamente comum assistir-se à revista, por vezes minuciosa, das viaturas que são mandadas parar pelos agentes da autoridade.

Tratando-se de uma propriedade privada, não sei até que ponto é legal esse procedimento sem um mandato emanado por um Juíz ou perante uma forte suspeita bem fundamentada (mesmo assim com obrigatoriedade de um mandato), tal como acontece com a revista a uma residência (aqui sempre perante o tal "mandato", sob pena de ser uma revista inválida e abusiva).

Não que tenha algo a esconder no meu carro ou que tenha sido eu o "feliz contemplado" numa destas revistas, mas parece-me desde já um abuso da autoridade.

Gostaria de conhecer a vossa opinião.

Penso que se o teu carro está na via publica, logo tens que colaborar.
Nem faria qualquer sentido em uma operação STOP em que desconficavam que algo estaria na mala, pedir um mandato..

Penso que se o teu carro está na via publica, logo tens que colaborar.
Nem faria qualquer sentido em uma operação STOP em que desconficavam que algo estaria na mala, pedir um mandato..

Uma coisa é eu colaborar e mostrar o que levo na mala, outra é revistarem o carro sem a minha autorização.

Apesar de tudo, caso haja alguma suspeita, a Polícia tem sempre a hipótese de o apreender.

Mas a questão está em revistarem tudo quanto lá há, até passearem cães por cima dos bancos! Eu não iria permitir isso no meu carro!

Uma vez na mesma noite foi revisto por duas vezes pela BT e mais tarde pela GNR ..uma distância inferior a 10 km.
O objectivo era ficar com substâncias psicotrópicas, estupefacientes.

Já se falou à uns tempos nessa questão. Deves de colaborar, é sinónimo de menos chatisses. Podes recusar a revista à tua viatura e apenas autorizas o mesmo com um mandato, contudo as autoridades podem ordenar a apreensão do veículo para posterior revista.

Pessoalmente não faz sentido nenhum não colaborar com os agentes de autoridade numa operação de fiscalização. Se eventualmente alguém tiver alguma coisa ilegal dentro do veículo, o "conteúdo" irá permanecer até à chegada do mandato.

Acho que o que eles fazem é mesmo isso.

Ou se deixa voluntariamente eles revistarem o carro ou eles apreendem o carro para procurar o que eles quiserem.

Não, não o podem fazer. Para todos os efeitos o interior do carro é propriedade privada e, apenas sob fortes suspeitas podem apreender o carro. Caso não haja suspeitas fortes podem incluisavemnte levar com um processo judicial em cima por abuso de poder.

Temos aqui no Fórum alguns advogados, e penso que eles nos podem ajudar mais facilmente. :)

Cumprimentos,

Acho que o que eles fazem é mesmo isso.

Ou se deixa voluntariamente eles revistarem o carro ou eles apreendem o carro para procurar o que eles quiserem.

Mesmo assim a questão não me parece, legalmente, tão linear. Sem qualquer indício objectivo, não me parece que tenham o direito legal de fazerem apreensões. E muito menos sem uma ordem de um Juíz.

Deixavam alguém entrar em vossa casa da mesma forma? Não me parece...

Pessoalmente não faz sentido nenhum não colaborar com os agentes de autoridade numa operação de fiscalização. Se eventualmente alguém tiver alguma coisa ilegal dentro do veículo, o "conteúdo" irá permanecer até à chegada do mandato.

Mas é claro que faz. Já viste o que é um cão a vasculhar o interior do carro? Há relatos "medonhos" sobre a forma dos cães andarem dentros dos carros aqui no AHO, na altura em que se falava da apreensão de discos gravados nas caixas de CD's.

Cumprimentos,

É uma coisa que já tinha reparado, ja vi em reportagens os cães a andarem por dentro dos carros de forma descuidada e os agentes a revirarem tudo, isto em alguns casos pode implicar danos no interior da viatura, a quem são imputados??

Já tinha pensado nesta questão dos cães. Pessoalmente se algum dia for revistado, não autorizo a entrada de cães. E os agentes só com luvas.

A mim já me revistaram o carro, há 10 anos.

Aqui em Tenerife, já revistaram um carro onde eu estava, porque abri a porta quando mandaram encostar.[8b]

E um amigo meu que veio para cá viver há 3 semanas já lhe revistaram o Twingo todo.

Nunca me vi nessa situação, mas que não ia gostar nada de ver um cão dentro do meu carro, lá isso não.

Nem quero imaginar o que as patas dum cão daqueles podem fazer nuns estofos em pele[s)]

Já tinha pensado nesta questão dos cães. Pessoalmente se algum dia for revistado, não autorizo a entrada de cães. E os agentes só com luvas.

Loooooooooooooooooool!!! No caso de usarem luvas, vão estar a defender-se a eles próprios, por isso ninguém é mais interessado em as usar, do que os próprios policias!!!

Voltar
Superior